ABAP

Eleições municipais: propostas dos arquitetos aos candidatos repercutem na mídia

A “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020” vem despertando interesse crescente da mídia nacional.

 

O documento, que propõe “um projeto para cidade pós-pandemia”, é de autoria do CAU/BR, da ABAP, da ABEA, da AsBEA, da FNA, do IAB e da FeNEA, entidades que compõem o CEAU (Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR).

 

Seu conteúdo foi objeto de elogios no editorial “A revitalização da Agenda Urbana” do jornal O Estado de S.Paulo (edição de 08/09/20). O editorial destaca a importância das recomendações dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo para diminuir as distâncias entre a cidade real e a cidade ideal.  “A pandemia, ao mesmo tempo que multiplicou os canais de comunicação entre os cidadãos, os afastou de suas cidades. As eleições são o momento ideal para reaproximá-los.”.

 

 

O telejornal “Jornal da Tarde” da TV Cultura (SP) apresentou uma longa matéria a respeito da Carta-Aberta em sua edição de 15/09/20. Foram ouvidos o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, e Nivaldo Andrade, além de lideranças comunitárias. Uma das recomendações do documento é justamente ampliar a participação da sociedade na definição das políticas urbanas. Veja vídeo abaixo.

 

 

No dia 14/09/20, a agência de notícias RádioWeb distribuiu para suas emissoras afiliadas um boletim de dois minutos expondo a Carta, seus princípios norteadores e o processo de construção, no qual se destacou o ciclo de lives “Novas Cidades 2021” realizado em julho, impactando mais de dois milhões de pessoas pelas redes sociais. O boletim foi aproveitado por 267 rádios de todo país, sendo 109 comerciais, 147 comunitárias e 10 educativas. Elas cobrem 244 cidades com uma população total acima de 44 milhões de habitantes.

 

 

O canal ECOA, do portal UOL; o Jornal Opção, de Goiânia; a CBN de Belo Horizonte; a Casa Vogue online; e os portais segmentados Projeto e Vitruvius são alguns dos outros veículos que repercutiram o documento.

 

Clique aqui para acessar o clipping das reportagens feitas, até o momento, sobre a Carta-Aberta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

CAU/BR

Cebraspe divulga resultado final do concurso CAU/BR

Pular para o conteúdo