EVENTOS

Elizabeth de Portzamparc é confirmada no UIA 2020 RIO

Uma das grandes expressões da arquitetura, a brasileira Elizabeth de Portzamparc integra o Comitê de Honra e é palestrante confirmada no UIA 2020 RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontece entre os dias 19 e 23 de julho do ano que vem.

 

Elizabeth de Portzamparc: palestrante confirmada na UIA2020Rio. Foto: Leo Martins/O Globo

 

Nascida na capital carioca, aos 17 anos Elizabeth se mudou para a França, onde deu início à carreira internacionalmente aclamada. Em seu trabalho, desenvolve projetos que contemplam os planos social, urbano e ecológico, valorizando a economia de formas e de materiais.

 

Vencedora de prêmios como o Future Heritage Award, em 2016, e dona de duas medalhas do Senado Francês pela carreira, além de membro do Conselho Científico do Atelier International du Grand Paris, Elizabeth é defensora da arquitetura que tem como função principal “abrigar a vida e a diversidade”.

 

Ela celebra o fato de sua cidade natal ter sido escolhida para receber um título inédito da Unesco e para sediar o Congresso Mundial, que deve atrair um público de cerca de 15 mil profissionais e estudantes da área, além de demais interessados pelo tema:

 

– É um evento de grande porte, que junta pessoas de todo o mundo para trocar ideias sobre as problemáticas das cidades atuais e o que almejamos para as cidades do futuro. O Rio tem um acervo arquitetônico extraordinário e o título de Capital Mundial da Arquitetura é muito importante para chamar a atenção para a qualidade do patrimônio, a variedade cultural e as relações entre metrópole e natureza.

 

Entre as suas obras mais conhecidas, estão o Musée de la Romanité de Nîmes(França), o Hotel Les Arènes (Marrocos) e a remodelação da Marina da Glória (Rio). No urbanismo, reestruturou bairros como o Pointe de Trivaux, em Meudon-la-Forêt (França), e foi responsável pelas 145 estações e pelo mobiliário urbano do Tramway de Bordeaux (França).

 

Musée de la Romanité de Nîmes (França) ©Sergio Grazia

 

Em entrevista ao jornal O Globo, Elizabeth de Portzamparc explicou que, em 2030, 70% da população mundial viverão nas cidades, e esse é o momento de os arquitetos agirem no campo social, para as populações mais frágeis.

 

Além dos arquitetos, urbanistas e cenógrafos que trabalham em sua agência, há ainda uma equipe de cientistas políticos e sociólogos. Para ela, a arquitetura deve ultrapassar o enfoque puramente construtivo e formal:

 

– Só podemos estudar modos de produzir o espaço quando temos vários campos do conhecimento para encontrar soluções. Falar de cidades é cada vez mais complexo, por causa da densidade, da rapidez das construções. Um enfoque mais abrangente traz propostas que correspondem às atualidades humana, sociológica e ecológica.

 

Tramway de Bourdeaux (França) / ©Nicolas Borel

SOBRE O UIA 2020 RIO

 

Centenas de arquitetos, urbanistas e demais interessados da sociedade civil já garantiram presença no evento, que transformará o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo.

 

Se você ainda não se inscreveu, vá ao site oficial e aproveite o desconto no primeiro lote.

 

É a quarta vez que o Congresso Mundial de Arquitetos, que é trienal, acontece na América Latina, sendo a primeira no Brasil. Em 1963, Havana foi a sede; em 1968, Buenos Aires e, em 1978, a Cidade do México. Para sediar o evento em 2020, o Rio de Janeiro competiu com Paris e Melbourne.

 

O UIA 2020 RIO, que tem como tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e conta com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), reunindo especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas e justas a debater soluções entre os dias 19 a 23 de julho de 2020. Antes, nos dias 17 e 18, o Rio também será pano de fundo do Fórum Mundial de Cidades Unesco-UIA, que convidará prefeitos de ex-sedes e lideranças políticas, empresariais, culturais e da sociedade.

 

Fonte: UIA2020Rio

MAIS SOBRE: EVENTOS UIA.2020.RIO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo