ARQUITETOS EM DESTAQUE

Elna Trindade: equidade de gênero na academia

O mês de março é marcado pela celebração do Dia das Mulheres e, neste ano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará decidiu homenagear as arquitetas e urbanistas que mudam o futuro da profissão todos os dias, como professoras. A equidade de gênero na academia é a pauta do vídeo feito com a arquiteta e urbanista Elna Trindade.

 

Elna Trindade é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará no ano de 1976, sua trajetória acadêmica e profissional é marcada pela atuação nesta instituição de ensino. Tem especialização em Conservação e Restauro na UFPA, Mestrado em Artes Visuais na UFRJ e Doutorado em História Social da Amazônia pela UFPA. Atua desde 1979 como professora da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e mais recentemente na Faculdade de Conservação e Restauro.

 

A arquiteta confessou que a sua paixão pela história da arte e da arquitetura foi o fator decisivo para seguir a profissão. Elna relata que a presença das mulheres na arte é perceptível em obras como Monalisa, Vênus de Villendorf, Venus de Milo e muitas outras. Sobre a participação enquanto artistas, destacam-se a de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Frida Khalo.

 

Elna Trindade é responsável pelas disciplinas de Preservação do Patrimônio Histórico, Restauro de Bens Imóveis e Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente esta última é ministrada somente por mulheres, mas quando Elna era estudante a disciplina era ofertada por um professor. É na luta pela equidade de gênero na academia que Elna Trindade deseja inspirar os seus alunos

 

 

Por Ana Lídia – CAU/PA

 

Veja também:

 

CAU/BR:  DIA INTERNACIONAL DA MULHER: as ações do CAU em defesa da Equidade de Gênero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo