CAU/BR

Em formato digital, UIA2021RIO Expo é aberta ao público

Uma ampla amostra da produção dos arquitetos e urbanistas brasileiros nos últimos anos está reunida na exposição virtual ExpoUIA2021RIO realizada pelo Conselho de Arquietura e Urbanismo do Brasil como parte  dos eventos programados para o 27º. Congresso Mundial de Arquitetos.

 

Foto: Eduardo Duarte

 

Foram selecionadas 80 obras, além de trabalhos de instituições de ensino e ações dos CAU dos Estados e do Distrito Federal. O recorte adotado (“Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania”) busca resssaltar o papel estratégico da Arquitetura e Urbanismo na sociedade, na medida em que são elementos estruturantes dos territórios e transformadores do ambiente construído.

 

Foto: Eduardo Duarte

 

O texto de apresentação da exposição lembra uma frase emblemática do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ganhador das maiores honrarias internacionais da categoria, entre eles o Pritzker 2006 e, mais recentemente, o Prêmio UIA 2021. “Você nunca está fazendo uma casa, está sempre fazendo a cidade”, dizia o arquiteto.

 

O diálogo é fundamental pois  “o êxito do trabalho o arquiteto depende do pacto estabelecido com a sociedade em que se insere”, como afirma Gabriela de Matos, ativa protagonista da nova geração de profissionais e criadora do coletivo Arquitetas Negras.

 

Como a pandemia impediu a realização de uma exposição física, a opção pela mostra virtual acabou ampliando o alcance da iniciativa em todo mundo, pois os textos têm versões em português, inglês e espanhol. De qualquer forma, um painel de led instalado na sede do IAB/RJ – aberta ao público durante o congresso, seguindo todas as normas sanitárias recomendadas – apresentará as fotos que compõem a exposição.

 

Acesse www.caubr.gov.br/expouia2021rio

 

Os visitantes da mostra dos projetos selecionados encontrarão trabalhos divididos entre as categorias Arquitetura residencial; Cultura, lazer, esporte e serviços; Edifícios corporativos; Edifícios Hospitalares; Escolas e universidades; Habitações sociais; Infraestrutura e Desenho Urbano; Institucionais; Paisagismo, Requalificação e Restauro.

 

A curadoria coube à arquiteta Evelise Grunow, editora-executiva da revista Projeto, publicação vencedora de chamada pública para editoras e revistas  de Arquitetura e Urbanismo interessadas em  organizar a mostra principal. Ela faz uma ressalva importante: “muita obra relevante ficou de fora da lista em nome da abrangência e variedade requeridas. Cada um a seu modo importante, o critério de desempate entre projetos foi o da diversidade do recorte. Na seleção que apresentamos, assim, há obras de todas as regiões do Brasil”.

 

A mostra dos trabalhos de instituições de ensino foi organizada a partir de uma seleção entre projetos enviados por escolas que atenderam a convite do CAU Brasil. Estão sendo exibidos trabalhos de 12 instituições de todas as regiões do país. A mostra das ações dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo reúnem trabalhos de nove deles, a maioria tendo como temática a Arquitetura Social.

 

CRÉDITOS 

 

FOTÓGRAFOS: Ana Mello, André Scarpa, Antonio Preggo, Celso Oliveira, Erich Sacco, Fabrício Guarda, Faio Knoll, Federico Cairoli, Fernando Stankuns, Igor Ribeiro, Ísis de Oliveira, Joana França, Jomar Bragança, Leonardo Finotti, Leonardo Finotti, Lucas Fonseca, Maíra Acayaba, Marcelo Donadussi, Marcelo Oséas, Monique Cabral, Nelson Kon, Nelson Kon, Noelia Monteiro, Pedro Mascaro, Pedro Kok, Pedro Vannucchi, Tarso Figueira, Tiago de Oliveira Andrade.
 
 

 

 

Acesse www.caubr.gov.br/expouia2021rio

 

Uma resposta

  1. Congresso da elite dos arquitetos/ urbanistas.
    Uma pandemia onde os mesmos estão sem trabalho e tem pagar pra assistir palestras mesmo que seja por pagamentos em parcelas. E a luz,o feijão, a mensalidade do CAU pra poder exercer a profissão?

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo