ARQUITETURA SOCIAL

Em “manhã gloriosa”, Plenária do CAU Brasil vive momento histórico

A quarta gestão do CAU Brasil viveu nesta quinta, 14 de dezembro, um momento histórico para a autarquia na véspera da celebração dos seus 10 anos de existência. A 119ª Reunião Plenária foi marcada por importantes entregas do primeiro ano da Gestão 2021/2023 e por manifestações emocionadas dos representantes dos arquitetos e urbanistas brasileiros. 

 

A sessão tinha três principais pontos de pauta. O primeiro foi a apresentação do Plano de Ação e Orçamento para o exercício 2022, com homologação dos respectivos planos dos CAU/UF. O plano de gestão ratificado pelo corpo de conselheiros é embasado em cinco desafios que procuram responder às missões institucionais e sociais do CAU Brasil. São eles o aperfeiçoamento da relação com os profissionais e a sociedade; o fomento à qualidade na formação na A&U; o incentivo à fiscalização como um vetor de melhoria do exercício profissional; ampliação das parcerias institucionais; e a promoção de ações focadas na redução das desigualdades. Também foram apresentados os resultados do Edital de Chamamento Público de apoio institucional nº 06/2021, para patrocínio cultural de ações voltadas à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, e o Plano de Trabalho 2022 da recém-criada Comissão de Relações Institucionais do CAU/BR.  Saiba mais.

 

Em suas manifestações, os conselheiros e conselheiras puderam apontar questionamentos e expressar suas opiniões sobre a condução dos trabalhos e resultados.

 

“Estamos vivendo uma manhã gloriosa. Uma plenária digna de encerramento de um ano de exercício e de atuação do Conselho de Arquitetura do Brasil”, afirmou o Conselheiro Federal pelo estado da Bahia, Guivaldo D’Alexandria Baptista. “Com o projeto ATHIS, vemos o CAU como representante de uma categoria honrando uma hipoteca social. Num segundo momento, enxergando e acertando através ações que transcendem o papel da comunicação que é a arquitetura enquanto cultura e arte. Talvez seja aí o caminho para sairmos dessa invisibilidade. E nesta terceira ação, vemos o CAU estadista, cumprindo uma função de estado”, resumiu o conselheiro.

 

 

Diversos conselheiros fizeram alusão aos resultados do edital de ATHIS. “Tive oportunidade de trabalhar no primeiro edital que a gente teve em 2015, pela CPP, ainda em caráter experimental, mas que rendeu bons frutos. Parabenizo a equipe pela organização e qualidade deste trabalho”, afirmou a Conselheiro Federal pelo estado de Rondônia, Ana Cristina Lima Barreiros da Silva.

 

 

 

“Estou muito orgulhoso e satisfeito com o resultado deste trabalho pela amplitude, alcance e a qualidade que ele teve”, concordou o Conselheiro Federal pelo estado de Minas Gerais e integrante da Comissão de Política Profissional(CPP), Eduardo Fajardo Soares.

 

 

 

 

“Este é o caminho da nossa aproximação com a sociedade, da ampliação do mercado de trabalho para os arquitetos e, sobretudo, da aproximação da arquitetura e urbanismo com a sociedade para a construção de cidades mais justas e belas”, disse o Conselheiro Federal representante das Instituições de Ensino Superior, Valter Luis Caldana Junior. Para o conselheiro, é preciso ampliar a visibilidade da política de fomento que o CAU Brasil promove. “Estamos consolidando nossa política através da ação, e a gente sabe que no nosso sistema ação significa verba, organização, planejamento e trabalho. Num ano em que o sistema nacional de fomento à pesquisa (CAPES, CNPQ) vem sofrendo cortes decisivos, nós estamos crescendo com esta política”, observou.

 

 

Para a Conselheira Federal pelo estado de Santa Catarina e 1ª vice-presidente, Daniela Pareja Garcia Sarmento, o edital do CAU Brasil, que financiará nove projetos de ATHIS de diferentes regiões do Brasil, é resultado da construção histórica e acúmulo de conhecimento desenvolvido dentro da autarquia. “ Estamos vivendo o momento histórico. Este edital está articulado com o Programa Mais Arquitetos que estruturamos a partir do trabalho da CPP. Estamos diante de uma política amadurecida de fomento à ATHIS. O CAU vem amadurecendo esta frente e é um articulador do nosso projeto de ter a ATHIS como política pública estruturada no país”, ressaltou.

 

 

 

O Conselheiro Federal pelo Distrito Federal, Raul Wanderley Gradim (que participou remotamente da Plenária), se declarou emocionado com o resultado. “Para todos nós que trabalhamos com assistência técnica para a população menos assistida, é uma felicidade ver o CAU dando este passo firme. Várias iniciativas dos CAU/UF vão ser potencializadas com este passo significativo.”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

O Conselheiro Federal pelo estado do Rio Grande do Sul, Ednezer Rodrigues Flores, lembrou do legado deixado por figuras icônicas, como Clóvis Ilgenfritz da Silva e Zezéu Ribeiro. “O grande efeito que esta gestão vem trazer é a continuidade da pavimentação desta ideia. Hoje nós temos como primeira bandeira a ATHIS e temos que abrir esta frente para pensar num CAU cada vez mais inclusivo. Temos aqui um legado para que possamos avançar em outras formas de enfrentar o déficit habitacional que existe no Brasil e na América Latina, para que a saúde esteja presente nas habitações sociais”, disse, em sua manifestação.

 

 

O Conselheiro Federal Suplente pelo estado do Tocantins, Luis Hildebrando Ferreira Paz, destacou a visibilidade que o tema oferece. “O trabalho da comissão da ATHIS é muito importante porque a gente consegue mídia espontânea em todos os estados e podemos levar a arquitetura e o nome do CAU para a sociedade. Em Tocantins estamos levando este tema para os deputados e para a Assembleia Legislativa”, disse.

 

 

 

Ao final da plenária, a presidente Nadia Somekh parabenizou os colegas pelo alto nível do diálogo. “É deste tipo de reflexão inteligente, circunstanciada e serena que nós precisamos para valorizar a arquitetura e mostrar para a sociedade a importância do nosso ofício e da responsabilidade deste conselho. Estamos sendo vistos pelo Brasil e vamos mostrar a que viemos”, afirmou. 

 

 

 

 

A reunião teve transmissão ao vivo pelo Canal do CAU Brasil no Youtube.

Assista aqui

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo