CAU/BR

Encontro de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo destaca o viver nas cidades

 

Oficinas práticas e palestras sobre inovação no mercado arquitetônico são alguns dos destaques do segundo dia do 43º Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA). O  evento começou no dia 28/01 e segue até o dia 3 de fevereiro, no Clube do Campo, em Laguna (SC). De acordo com a presidente da Federação Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA), entidade organizadora oficial do encontro, Beatriz Vicentin, o primeiro dia do congresso foi de grande produtividade, visto a importância da temática trazida para os debates desta edição. “Transurbância é um termo extremamente significante para o futuro da FeNEA, pois ele foca no viver a cidade e no universitário que vive essa cidade”, afirmou.

 

Nas primeiras horas do ENEA, conforme chegavam estudantes de todo o país, a organização realizava o credenciamento dos participantes. Saindo de ônibus lotados e com mochila nas costas, os universitários reuniram-se para prestigiar o início da programação. Segundo o vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Ormy Hütner, mobilizações como essa servem para aproximar profissionais graduados, professores, entidades representativas e o movimento estudantil em sintonia de discussões. “São movimentos como esse que fortalecem o espaço do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Debates sobre cidades mais inclusivas e os direitos dos estudantes são cada vez mais necessários”,  ressaltou.

 

O CAU participará de mesas de debates do ENEA sobre os temas À Deriva na Cidade-documento: A Diversidade “Invisibilizada” e a História não Documentada (30/01), com a presidente do CAU/SE, Ana Maria Farias; A Universidade Errante: Relação Comunidade x Universidade e o Desmonte do Ensino Público (31/01), com o conselheiro federal Juliano Pamplona e O Caminho da Memória Afetiva: Estímulos Sensíveis da Arquitetura e do Urbanismo (02/2), com a  presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e coordenadora do Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU/BR), Luciana Schenk. A Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR realizará sua reunião em Laguna nos dias 30 e 31 de janeiro (quinta e sexta-feira) e promoverá palestras sobre Projeto de Acreditação, Ensino a Distância e Novas Diretrizes Curriculares. A relação do CAU com o Poder Legislativo também será apresentada no ENEA pela assessora parlamentar do conselho, Luciana Rubino.

 

O ENEA 2020 conta com o apoio do CAU/BR, da FNA e do Sindicato de Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC). A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

 

Com foto e informações da FNA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo