CAU/BR

Eneida Maria Souza Mendonça: arquiteta que contribui para a formação de capixabas

Eneida Maria Souza Mendonça nasceu em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1958, onde viveu até graduar-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizar, em 1981, curso de especialização em Metodologias de Projetos de Desenvolvimento Urbano no Instituto Brasileiro de Administração Municipal, no Rio de Janeiro. O CEMUAM, sigla com a qual este curso era conhecido, marcou fundamentalmente sua formação e estabeleceu o vínculo inicial com o Espírito Santo, onde sua carreira passou a ser construída.

 

Arquiteta e urbanista Eneida Maria Souza Mendonça. Foto: Acervo pessoal.

 

Atuou no planejamento municipal nos municípios de Ibiraçu, Ibatiba e Vitória e realizou novo curso de especialização em Planejamento Urbano e Regional na Universidade de Dortmund, na Alemanha, antes de ingressar na carreira acadêmica na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, em 1987, onde atualmente trabalha como professora titular, e vem contribuindo para a formação de Arquitetos e Urbanistas.

 

Titulou-se Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo, respectivamente em 1996 e 2002 na Universidade de São Paulo (USP).

 

Desde 2007, vem atuando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo, contribuindo para a formação de mestres e desempenhando o cargo de coordenadora pela terceira vez. Desde 2008, vem atuando também, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma universidade, contribuindo para formação de mestres e doutores nesta área.

 

É co-fundadora do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (NAU) da UFES, criado em 1995, participando de redes de pesquisas nacionais como a Rede Urbanismo no Brasil (www.urbanismobr.org) e QUAPÁ-SEL (Quadro do Paisagismo – Sistema de Espaços Livres), ambas com coordenação geral da USP. Dentre as redes de pesquisa internacionais, compõe o Conselho Científico da Portuguese Network of Urban Morphology (PNUM), presidida pela Universidade do Porto.

 

Além de professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Eneida é co-fundadora Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (NAU) da Universidade. Foto: Acervo pessoal.

 

A partir das pesquisas desenvolvidas, conta com publicações em anais de eventos científicos, periódicos qualificados e livros acadêmicos, totalizando mais de 200 publicações. É membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo – EDUFES –, e parecerista de revistas especializadas em sua área de estudo, que envolve temas como: Planejamento Urbano e Regional, Urbanismo, Paisagem, Espaços livres, Espaços Públicos, História da Cidade e do Urbanismo, Forma Urbana, Urbanização e Metropolização.

 

É bolsista de produtividade em pesquisa nível 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atuou como coordenadora geral e como integrante de comissão científica de importantes congressos em sua área de formação. Vive em Vitória, é casada com Ronaldo Volmer Frechiani e é mãe de Ângelo Mendonça Frechiani. Com toda sua contribuição para a arquitetura capixaba e para a formação de seus profissionais, Eneida transcende os papéis de arquiteta e docente e se torna um patrimônio da arquitetura capixaba do qual todos se orgulham e respeitam.

 

 

Por Cassio Santana Favero, Assessor de Comunicação do CAU/ES 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo