CAU/BR

Ensino e Formação: CAU Brasil e ANPARQ firmam entendimento para ações conjuntas

 

O Plenário do CAU Brasil aprovou a assinatura de um memorando de entendimento com a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ). Objetivo parceria será promover a qualificação profissional dos arquitetos e urbanistas, com padrões internacionais, incentivar a troca de conhecimentos e desenvolver ações políticas, entre outros. A ANPARQ reúne 33 programas de pós-graduação e 169 pesquisadores da área de Arquitetura e Urbanismo em todo o país.

 

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, destacou que esse é um entendimento inicial para que as duas instituições trabalhem em conjunto para promover a formação continuada dos arquitetos e urbanistas e a qualidade de vida da população. “Queremos proteger a sociedade com bons arquitetos. Precisamos formar esses profissionais para melhorar nosso país, que tem 25 milhões de moradias precárias”, afirmou.

 

“Temos todos a ganhar com essa aproximação”, afirmou o presidente da ANPARQ, Ricardo Trevisan. O professor da Universidade de Brasília (UnB) destacou que as negociações para essa parceria começaram com a participação do CAU Brasil no VI Encontro Nacional da ANPARQ, realizado em março, com mais de 1.300 participantes e 600 trabalhos acadêmicos. “Isso mostra o quanto de conteúdo temos a compartilhar com os arquitetos e urbanistas.

 

O coordenador da Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/BR), Valter Caldana, destacou que existem diversas oportunidades a serem exploradas pelo Conselho. “Estamos conversando muito na comissão sobre a necessidade de o CAU Brasil se abrir para a formação continuada e para a pesquisa – não só na academia, mas também na indústria e no comércio”, disse.

 

Nadia Somekh ressaltou que essa parceria acontece dentro de uma ampla agenda institucional promovida pelo CAU Brasil, que inclui negociações permanentes com o Ministério do Desenvolvimento Regional e com o Congresso Nacional. Essa agenda inclui ações de ATHIS e formação continuada, principalmente.

 

Essas ações foram apresentadas aos pesquisadores durante o VI Encontro Nacional da ANPARQ, com destaque para o Programa Mais Arquitetos. Campanha do CAU Brasil com influenciadores digitais e especialistas em saúde pública, realizada entre os meses de março a julho, impactou mais de 8 milhões de pessoas com informações sobre a Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social.

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo