ABNT

Entra em vigor norma da ABNT sobre acessibilidade em edificações

A partir de 11/10/15, entra em vigor a revisão (2015) da NBR 9050 – “Acessibilidade a Edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. As novas orientações têm o objetivo de melhoraro acesso e o uso de espaços e mobiliários pelas pessoas com deficiência.

 

Segundo destaca a Conselheira do CAU/SP e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, Silvana Cambiaghi, é importante lembrar que “a Norma tem força de Lei, por estar citada em Leis Federais e Municipais. Portanto, sua aplicação é obrigatória em projetos de arquitetura”.

 

O conteúdo dela está disponível para consulta gratuitamente por meio do link:
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_164.pdf

 

A Norma traz o detalhamento de questões como: área de circulação e manobra, mobiliários na rota acessível, altura para comandos e controles, sinalização de degraus, pisos, rampas e rotas de fuga, entre muitas outras.

 

Fonte: CAU/SP

Publicado em 09/10/2015

 

MAIS SOBRE: ABNT CAU/BR

4 respostas

  1. Quando foi criado a primeira norma de acessibilidade na ADNT??

  2. Trabalho no setor de Análise e Aprovação de Projetos da Vigilância Sanitária de Dourados (MS) e fiz um estudo sobre as alterações contidas na nova NBR 9050/2015. Posso disponibilizar este estudo através de meu email como contribuição para divulgação deste tema.
    Att.
    Paulo Cesar dos Santos Figueiredo
    Engenheiro Civil – CREA 354/D – MS
    Vigilância Sanitária de Dourados (MS)
    Setor de Análise e Aprovação de Projetos
    Email: [email protected]

  3. Fico feliz em ver prosperar um projeto de 1985 – a NBR 9050 – de cuja comissão de estudos trabalhada pelo Comandante Wilson Quintela-cadeirante- fiz parte, por quase dois anos como Secretário e membro colaborador, representando o INOCOOP-RIO. Aprendi muito como Arquiteto/ Urbanista, a olhar as edificações e espaços urbanos pensando nos que tem deficiências. O Quintela dizia que nós somos PSEUDO NORMAIS, pois, basta quebrarmos uma perna ou um braço, ou uma mulher ficar grávida, para sentirmos um pouco o que é ser deficiente e procurarmos ser Solidários. Abs. Romir.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo