ARQUITETOS EM DESTAQUE

Equipe brasileira é finalista do Architecture-in-Development Global Challenge 2021

O Architecture-in-Development (A–D) divulgou os seis finalistas do Desafio Global A–D. Participaram ao todo 220 projetos,  56 foram selecionados em uma primeira etapa, Entre os  seis finalistas, está um projeto brasileiro: Jaraguá 160, do FICA (Associação de Propriedade Comunitária), liderado por Fabiana Endo, engenheira civil pela Politécnica da USP, com dupla formação em arquitetura e urbanismo para FAU-USP.  

  

Os demais finalistas são: Cozinha Colaboratório, México; Taller Tropical Moravia 2.0, Colômbia; Uma escola construída pelo povo, Índia; Kickstarter Comunitário: Plataforma de Observação do Distrito de Ger, Mongólia; e Reconstrução da Biblioteca Comunitária de Haadibadi, Índia. 

 

Além da apresentação final, as seis equipes selecionadas serão incluídas em um programa de incentivo e desenvolvimento de seis meses, o qual tem como principal objetivo aproximá-las de potenciais parceiros e colaboradores além de possíveis oportunidades de investimento público e recursos que possam finalmente auxiliá-las a encontrarem os meios de realizarem seus projetos no futuro próximo.

 

O projeto finalista que representa o Brasil tem como objetivo transformar as características dos espaços compartilhados entre as famílias desta comunidade. A casa Jaraguá 160 é uma pequena estrutura (Casa do Povo) no Bom Retiro, em São Paulo, um bairro que está passando por um voraz processo de gentrificação. O desafio é mudar o destino de mais de três mil novas famílias que chegam para trabalhar na  indústria da confecção do bairro , atualmente organizadas em uma forma de cooperativa, duas delas lideradas por mães solteiras. Através de um processo participativo, o projeto foi desenvolvido para transformar os espaços comunitários para melhor atender às novas demandas e necessidades, uma casa para compartilhar alegria e também humanidade.

 

Clique aqui para saber mais sobre o Jaraguá 160. 

 

Imagem cortesia de A--D

                                         O Global Challenge, ou Desafio Global, é uma convocatória que busca descobrir e promover iniciativas comunitárias que possam impactar positivamente, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida das comunidades nas quais encontram-se inseridas. O A–D reconhece o esforço de comunidades engajadas em busca de um futuro melhor assim como projetos desenvolvidos em estreita colaboração com os moradores ou até pelas próprias comunidades, permitindo que, através de uma rede mundial de parceiros e colaboradores, estes projetos possam ser realizados e postos para funcionar. 
 

 

Fonte:ArchDaily

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Pular para o conteúdo