ARQUITETOS EM DESTAQUE

Erminia Maricato é indicada ao prêmio Medalha de Ouro da FPAA

A arquiteta e urbanista Erminia Maricato foi indicada, por unanimidade, pelo Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), ao prêmio Medalha de Ouro da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA) edição 2020. Criada em 1950, a premiação é considerada a maior da FPAA e reconhece grandes personalidades que colaboram com o engrandecimento da Arquitetura e Urbanismo, e é conferida a cada quatro anos durante a realização dos Congressos Pan-Americanos de Arquitetos.

 

 

Arquiteta e urbanista Erminia Maricato. Foto: Portal Brasil de Fato

 

 

A trajetória de Erminia Maricato justifica sua indicação, pois é reconhecida por seu trabalho no campo do Urbanismo, especialmente na Reforma Urbana no Brasil, que a levou a ocupar cargos públicos, tendo participado ativamente da criação do Ministério das Cidades, extinto em 2019, e foi sua primeira secretária-executiva.

 

Em 1988, a arquiteta e urbanista defendeu a proposta de Reforma Urbana de iniciativa popular na Assembleia Constituinte do Brasil, integrando a questão urbana, pela primeira vez, como um capítulo da carta magna. Foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do governo de São Paulo de 1989 a 1992 e na Universidade de São Paulo, em 1997 fundou o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAU-USP, e teve importante participação em projetos coletivos de desenvolvimento do Urbanismo brasileiro.

 

Em 18 de setembro, Erminia Maricato enviou uma Carta de Agradecimento aos Colegas do IAB. Leia abaixo a íntegra:

 

Em nome dos arquitetos e urbanistas Nivaldo Vieira de Andrade Junior, presidente nacional do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil – até esta data, e Fernando Tulio Salva Rocha Franco, presidente do IAB/SP até esta data, eu quero agradecer publicamente a todos e todas colegas que compõem o COSU – Conselho Superior do IAB – pela minha indicação ao prêmio máximo – Medalha de Ouro – da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA) deste ano de 2020. É um lugar comum, mas, de fato, as palavras parecem não bastar para comunicar minha emoção. Não é um fato banal essa escolha por unanimidade (por que eu que sou tão crítica?). Claro que seria muito importante trazer o prêmio para o Brasil e por meio de uma mulher, o que é raro, mas independente do resultado final no contexto do conselho latino americano, eu já me sinto agraciada. Preciso escrever algumas palavras, pois penso que essa indicação não se refere apenas à minha pessoa.

 

 

Sempre trabalhei em equipe. Além de uns raros livros ou artigos que assinei sozinha, nunca me dei bem com a obra autoral, individual. Não digo isso para diminuir a importância da obra de autor, marcada por talentos e gênios que constroem sínteses que vão muito além do momento que vivemos, mas porque esse prêmio deve ser dividido com muitos coletivos que integrei. Como é impossível nominar cada uma das pessoas que participaram dessa obra coletiva eu quero destacar algumas que foram pioneiras em buscar um novo paradigma para a arquitetura e para o urbanismo no Brasil, orientação que deu rumo à minha vida adulta. A arquitetura e urbanismo modernos tiveram premiados intérpretes no país. Mas a sociedade brasileira, uma das mais desiguais do mundo, nunca viveu plenamente os valores da modernidade como sabemos. Trata-se de pôr as ideias no lugar, na cidade real, onde a modernidade e o atraso se retroalimentam. Trata-se de dar visibilidade à cidade sem Estado, ignorada em suas dimensões, contrariando o urbanismo de inspiração externa ou das “ideias fora do lugar” como lembra nosso mestre Roberto Schwarz sobre a produção ideológica no Brasil.

 

 

É com reverência, admiração e gratidão que nomeio a arquiteta Mayumi Watanabe Souza Lima e os arquitetos, meus professores na FAUUSP, nos anos de chumbo, Sergio Ferro, Flavio Império e Rodrigo Lefévre. Todos eles e ela foram brilhantes faróis a descerrar a teia de nuvens que encobria nossas mentes jovens e, de forma generosa, apontar novos e inusitados caminhos.

 

 

Tratou-se de uma entrega apaixonada a um novo projeto de sociedade e de relações na produção do ambiente construído. Todos pagaram alto preço pelo sonho mas conquistaram nossa eterna admiração e fincaram raízes como mostra agora nosso histórico Instituto de Arquitetos do Brasil que, em 1963, elaborou a proposta de Reforma Urbana em encontro nacional memorável. Em quase todo o país outras arquitetas e arquitetos sonharam esse mesmo sonho nesse passado recente. Vou nomear apenas dois deles, que já nos deixaram: Zezéu Ribeiro e Clóvis Ilgenfritz. A lei de ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – (LF 11.888 de 2008), resultado da luta de uma geração que quer mudar a função social do arquiteto no país da forte desigualdade social, racial, urbana e ambiental, nasceu pelas mãos desses dois colegas.

 

 

Finalmente, quero agradecer a generosidade e o desprendimento de colegas que trabalharam na elaboração do relatório que acompanha minha candidatura junto à FPAA: Rossela Rosseto, Nadia Somekh, Hannah Arcuschin, Guido Otero, Carina Serra, Margareth Uemura, Pedro Rossi e Paolo Colosso. A todos e todas meu muito obrigada. Apesar da pandemia, apesar dos ataques à democracia, apesar da agressão à nossa soberania, vamos em frente, tirar do papel e implementar a Lei 11.888 de 2008.

 

 

Vamos mudar a qualidade do ambiente construído no Brasil e mostrar o quanto a arquitetura e o urbanismo são necessários à vida social!

 

 

Erminia Maricato

 

 

 

 

2 respostas

  1. Parabéns à Arquiteta e Urbanista, à Professora e à Mulher, tudo com letras maiúsculas, pois é merecedora! Seus textos sempre nos instigaram e desafiaram a repensar sobre as cidades brasileiras e colocaram os desafios nos seus devidos lugares. Parabéns ao IAB pela indicação e, que venha a efetiva premiação!!!

  2. Parabéns Maricato pelo super reconhecimento, merecido e importante pelos eventos envolvidos – Brasil, urbanismo, mulher, momento politico e etc. Agradeço o tempo que podemos nos relacionar, pouco sei, no tempo do governo Erundina, onde fui muito bem recebido e orientado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Inscrições abertas para o Prêmio Aga Khan Award para Arquitetura: 2023 – 2025

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

PRÊMIOS

Premiação IAB 2023 divulga lista com 12 projetos premiados em quatro categorias

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo