ARQUITETOS EM DESTAQUE

Escolhida por Concurso de Arquitetura, Estação Antártica está pronta para inauguração

 

A Estação Antártica Comandante Ferraz, base de pesquisas da Marinha do Brasil na Antártida, está com sua construção concluída após três anos de obras no continente mais extremo do planeta. Trata-se de uma obra de arte da Arquitetura e Engenharia, com estruturas de aço de 700 toneladas, formato aerodinâmico para resistir aos ventos de até 200 km/h e base de palafitas para impedir que a neve acumulada no inverno chegue até o prédio.

 

Esse projeto começou em 2012, quando a estação anterior foi destruída em um incêndio e a Marinha convocou o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para promover um Concurso Público de Arquitetura para uma nova base brasileira na Antártida. Venceu a proposta apresentada pelo escritório Estúdio 41, de Curitiba, e assinada pelos arquitetos e urbanistas Fábio Henrique Faria, Emerson Jose Vidigal, Eron Costin, João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro e Dario Correa Durce.

 

Misto de alojamento e dormitório, a Estação Antártica conta com infraestrutura própria de energia, água, esgoto e telecomunicações, abrigando 18 laboratórios no edifício principal, sete unidades isoladas, um heliporto e torres de energia eólica. Para os arquitetos, o maior desafio foi pensar o edifício como se fosse uma vestimenta, um artefato que protege e conforta do frio extremo. Um problema de desempenho tecnológico, mas que levar a estética em consideração.

 

Equipe do Estúdio 41 que elaborou o projeto da Estação Antártica

 

“Aprendemos muito com todo o processo ao longo desses dois anos até a escolha da empresa CEIEC para a construção da obra”, conta Emerson Vidigal. “Fizemos parceiros de trabalho com consultores, pessoal da Marinha, construtores, comunidade científica e especialmente com a equipe de engenharia da Afaconsult que esteve conosco naquela oportunidade. Na época, a equipe do Estúdio 41 precisou trabalhar com extrema agilidade pois a primeira entrega do Projeto Executivo foi realizada em apenas 5 meses.”

 

O arquiteto e urbanistas Luiz Fernando Janot, ex-conselheiro do CAU/BR, atuou como coordenador-geral do concurso para a escolha do projeto da Estação, em 2013. Foram 109 concorrentes, e 74 projetos entregues para enfrentar a alta complexidade dos desafios propostos. Leia aqui artigo exclusivo do arquiteto Luiz Fernando Janot sobre o concurso.

 

 

MARCO NA REALIZAÇÃO DE CONCURSOS
Essa obra possui importância estratégica e simbólica para a Arquitetura do Brasil por diversos motivos. Primeiro, foi um dos projetos que conseguiu mostrar a sociedade as vantagens na realização de Concursos Públicos de Arquitetura para a escolha de obras públicas. Em 2013, eram ainda raras iniciativas desse tipo, mas foram crescendo ao logo dos anos com apoio do CAU/BR, dos CAU/UF, IAB, FNA, AsBEA e demais entidades nacionais de arquitetos e urbanistas.

 

Só em 2018, foram realizados pelo menos 14 Concursos Públicos de Arquitetura em todo o Brasil, incluindo projetos grandes, como a revitalização da orla do Lago Paranoá, em Brasília; a revitalização do Eixo Monumental de Maringá (PR); a reurbanização da área central do município de Conde (PB); e a nova sede do CAU/TO, em Palmas (TO).

 

Outro destaque do projeto foi a utilização da tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM, na sigla em inglês) na elaboração do projeto completo, em parceria com a equipe do escritório português Afaconsult, do engenheiro civil Rui Furtado. Segundo Emerson, o BIM serviu como ferramenta de ligação entre os arquitetos e os engenheiros do projeto, conciliando diferentes visões técnicas sobre um mesmo objeto.

 

Fase final da construção na Antártida

 

Existe ainda a questão da projeção internacional do Brasil e a transferência de tecnologia, uma vez que a construção ficou a cargo de uma empresa chinesa, a China National Electronics Imports and Exports Corporation (Ceiec), ao custo de R$ 370 milhões. Engenheiros brasileiros passaram quase um ano na China supervisionando os preparativos, que incluiam produção e pré-montagem das estruturas.

 

Esse projeto foi um dos destaques do Seminário Nacional “Arquitetura e Urbanismo: Diálogo com o Futuro”, promovido em 2016 pelo CAU/BR e pelo Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). Confira como foi o evento clicando aqui. 

 

SAIBA MAIS

Estação brasileira na Antártica renasce com segurança reforçada após incêndio

Sete anos depois, estação brasileira renasce na Antártida

Uma resposta

  1. Pena a modificação da cobertura. O Projeto tinha uma pegada bem moderna.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CONCURSOS DE AU

Câmara Municipal de Belo Horizonte abre edital para contratação de arquiteto(a)

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Pular para o conteúdo