ARQUITETURA SOCIAL

Estudo vai coletar informações dos trabalhos em ATHIS no Brasil

Pesquisa nacional inédita propõe fazer um raio-x da assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS) no Brasil e identificar as entidades e profissionais que atuam em prol do direito à moradia digna. O estudo visa a mapear as experiências em ATHIS nos últimos 10 anos. O trabalho está organizado em quatro eixos: produção habitacional, melhorias habitacionais, regularização urbanística e fundiária, e direito à cidade são as áreas de interesse dos pesquisadores. O levantamento começa nesta quarta-feira, 4 de setembro, com o lançamento do questionário eletrônico, disponível no link.

 

A pesquisa é uma realização conjunta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), do fórum BrCidades e da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), com a assessoria científica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), através do Observatório das Metrópoles. Espera-se também, com o trabalho, levantar os desafios e os entraves no campo da assistência técnica, buscando ampliar e universalizar a aplicação da Lei Federal n° 11.888 de 2008. O produto final deverá contemplar um banco de dados, com o panorama das atividades em ATHIS no país.

 

“Este panorama possibilitará um significativo avanço no desenho de políticas e projetos de fomento a esta prática profissional, que vêm sendo realizados a partir da destinação anual obrigatória de 2% da arrecadação estadual para ações de ATHIS”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar.

 

Os dados serão coletados ao longo de todo o mês de setembro. O questionário está disponível no site do Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ), através do link http://bit.ly/pesquisaathis. Entre as questões a serem levantadas estão: quem são os profissionais e as organizações que atuam nesta área, onde estão localizadas, quais suas principais fontes de financiamento e atividades desenvolvidas. Cada profissional ou organização poderá, ainda, apresentar algumas de suas experiências, destacando informações como: número de famílias atendidas, metodologia adotada, principais pontos positivos e entraves encontrados.

 

Seminário Nacional e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social

 

O levantamento das experiências de assistência técnica no Brasil servirá também de subsídio ao Seminário Nacional de Assistência Técnica para a Habitação de Interesse Social, que ocorrerá de 25 a 27 de novembro, no Rio de Janeiro. Além de conferências magnas e mesas-redondas pautadas nos quatro eixos temáticos do estudo, o evento contará com uma exposição representativa dos trabalhos em assistência técnica para habitação de interesse social no Brasil, escolhidos a partir da pesquisa realizada.

 

Sobre o Observatório das Metrópoles

 

Desde 2018, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e o Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) têm cooperado para a realização de importantes eventos, como a realização do 2º Encontro do Fórum de Discussão Habitação e Direito à Cidade e do Seminário Produção Habitacional Solidária: Panorama Internacional.

 

O Observatório das Metrópoles é um laboratório de pesquisa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1996, fundou uma rede de pesquisa que hoje possui 15 núcleos no Brasil, abrangendo 25 programas de pós-graduação e diversas parcerias com institutos de planejamento e administração pública, organizações não governamentais, movimentos sociais e cooperações internacionais.

 

O Observatório das Metrópoles possui mais de 70 livros publicados; uma revista científica impressa desde 1999, com 45 números lançados com abrangência internacional – Cadernos Metrópoles-; uma revista científica online publicada desde 2010, com 37 números lançados e mais de 250.000 visitas – emetropolis e diversos materiais didáticos e formativos. Além disso, o laboratório é reconhecido por suas intervenções no debate público, publicações de conhecimento aplicado e consultorias acadêmicas para movimentos sociais.

 

Fonte: CAU/RJ

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

Pular para o conteúdo