ARQUITETURA SOCIAL

Evento do CAU/AL debate Arquitetura e Urbanismo como vetor de Reavivamento Espacial

 

 

Em parceria com o CAU Brasil, o CAU/AL promoveu o Seminário “Arquitetura e Urbanismo como vetor de Reavivamento Espacial” em Maceió (AL) para colocar o arquiteto e urbanista como protagonista do planejamento urbano e regional. Especialmente em situações de catástrofes, como a que acontece agora na cidade, após atividades de mineração executadas pelas empresa Braskem causarem afundamentos de bairros inteiros. Mais de 25.000 imóveis foram interditados ou realocados, segundo Ministério Público. Saiba mais aqui

 

Conselheiro do CAU Brasil Heitor Maia (AL), representante de Alagoas

 

Realizado no dia 10 de maio, o evento contou com a apresentação da arquiteta e urbanista Gardênia Nascimento sobre o panorama geral da situação dos bairros, os impactos geográficos, urbanos, socioambientais e culturais, além de um momento aberto para relatos e percepções de lideranças comunitárias e/ou representantes de movimentos sociais e culturais dos bairros afetados. A palestra principal foi conduzida pelo geólogo Leandro Kuhlmann, reconhecido sua atuação de capacitação em Percepção e Mapeamento de Riscos Geológicos e pela Ação Emergencial de Maceió.

 

Conselheiro do CAU Brasil Eduardo Fajardo (MG), coordenador-adjunto da Comissão de Política Profissional

 

Ao se pronunciar , a conselheira estadual (AL) Josemée Lima, principal incentivadora do evento, enfatizou que “não podemos tratar os atos e omissões apontados como infrações, toda a sociedade é vítima”.

Representando o CAU Brasil, estavam presentes o conselheiro Heitor Maia, representante de Alagoas, e membros das comissões de Política Profissional (CPP), de Política Urbana e Ambiental (CPUA) e de Relações Institucionais (CRI). Pela  CPUA, o coordenador Ricardo Mascarelo (SE), a coordenadora-adjunta Alice Rosas (PA), Rubens Fernando Pereira de Camillo (MS) e Nilton de Lima Junior (GO). Pela CPP, o coordenador Eduardo Fajardo (MG), Guivaldo d’Alexandria (BA) e Rogério Markiewicz (DF). Representando a CRI, o coordenador  Jeferson Navolar (PR). 

 

Seminário discutiu tragédia que deixou bairros inteiros desocupados em Maceió

 

O conselheiro Heitor Maia afirmou que arquitetos e urbanistas precisam pensar em seu papel profissional diante de toda essa tragédia. “Precisamos pensar, enquanto arquitetos, como podemos atuar no sentido de intervir nesse problema. Precisamos fazer valer a nossa capacidade técnica para buscar soluções e resolver o problema”.

 

Conselheiros do CAU Brasil também participaram de visita técnica nas Grotas de Maceió

 

No dia anterior ao evento, os conselheiros do CAU Brasil participaram de duas visitas técnicas sobre habitação de interesse social, junto ao CAU/AL e representantes do IAB, FNA, e dos CAU/UF de outros estados. Na primeira visita técnica, o propósito foi apresentar a infraestrutura habitacional desenvolvida pelos programas de ATHIS e Vida Nova nas Grotas, em parceria com o Governo de Alagoas e com a ONU-Habitat. Na segunda, foi realizada uma visita técnica aos bairros afetados pela Braskem.

 

Conselheiro Ricardo Mascarello (SE), coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA)

 

“Devemos ampliar esse debate para o mundo inteiro. O que vimos nesses dias em Maceió foi um quadro terrível, devastador, como consequência dessa tragédia urbana inadmissível”, afirmou o conselheiro Eduardo Fajardo, coordenador-adjunto da Comissão de Política Profissional do CAU Brasil.

 

Conselheiro do CAU Brasil Jeferson Navolar (PR), coordenador da Comissão de Relações Institucionais

 

“Grande reflexão necessária sobre estas problemáticas, pelas conexões realizadas entre CAU/AL, ONU Habitat, Governo do Estado, da sociedade e do apoio técnico e da pesquisa da universidade”, apontou Ricardo Mascarello, coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil.

 

Fernando Cavalcanti, presidente do CAU/AL

 

“Esse tipo de iniciativa é fundamental para reforçar a identidade, o senso de pertencimento dos cidadãos e planejar o futuro, bem como o dever de buscar cidades mais seguras, inclusivas, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis”, explicou o presidente do CAU/AL, Fernando Cavalcanti.

 

Confira a íntegra do evento:

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo