ENTIDADES DE ARQUITETURA

Evento na Casa Firjan apresenta programação do UIA2020RIO

Em julho de 2020, o Rio de Janeiro vai ser o epicentro da Arquitetura internacional, quando mais de 20 mil profissionais se reunirão no UIA2020RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, para discutir o futuro da arquitetura e das metrópoles, sua sustentabilidade e seu papel no desenvolvimento humano. É a primeira vez que o Brasil recebe esse evento, considerado o mais importante da área, e que garantiu para o Rio o inédito título de Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

O lançamento oficial do programa do UIA2020RIO vai acontecer no dia 27 de agosto, terça-feira, às 9h, na Casa Firjan, com a presença do arquiteto Sérgio Magalhães, Presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO, e autoridades como o Governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, e o Prefeito Marcello Crivella, além de arquitetos, urbanistas, empresários e diretores de instituições culturais.

 

No evento, serão divulgados também o Fórum Mundial de Cidades, que reunirá 28 prefeitos de metrópoles internacionais, e a UIA2020RIO EXPO, uma feira de negócios com o que há de mais avançado nos produtos, serviços e tecnologias ligadas à Arquitetura e à Cidade.

 

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o UIA2020RIO desafia os profissionais a pensar as cidades a partir de eixos como diversidade, sustentabilidade, mudanças tecnológicas, desigualdade e as migrações urbanas.

Casa Firjan

UIA2020RIO

Centenas de arquitetos, urbanistas e demais interessados da sociedade civil já garantiram presença no evento, que transformará o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo.

Se você ainda não se inscreveu, vá ao site oficial e aproveite o desconto no primeiro lote.

 

É a quarta vez que o Congresso Mundial de Arquitetos, que é trienal, acontece na América Latina, sendo a primeira no Brasil. Em 1963, Havana foi a sede; em 1968, Buenos Aires e, em 1978, a Cidade do México. Para sediar o evento em 2020, o Rio de Janeiro competiu com Paris e Melbourne.

 

O UIA2020RIO é promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e conta com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), convidando especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas e justas a debater soluções entre os dias 19 e 23 de julho de 2020. Antes, nos dias 17 e 18, o Rio também será pano de fundo do Fórum Mundial de Cidades UNESCO-UIA, que reunirá prefeitos de ex-sedes e lideranças políticas, empresariais, culturais e da sociedade.

 

Rio Capital Mundial da Arquitetura

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

 

Fonte: UIA2020RIO

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo