CATEGORIA

Evento online debaterá o legado de Clovis Ilgenfritz

 

 

No dia 23 de novembro de 2019, um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil nos deixou para entrar para a história da profissão. Clovis Ilgenfritz da Silva, gaúcho de Ijuí, foi muito mais do que um profissional que lutou pelo desenvolvimento da Arquitetura e do Urbanismo no país. Ele compreendeu, desde muito cedo, a necessidade da participação política para a verdadeira transformação social. Ao longo da vida, trabalhou incansavelmente por uma sociedade melhor e mais justa para todas e todos.

 

 

Clovis é reconhecido como o criador da Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, conhecida como Lei da ATHIS (Lei nº 11.888), em vigor desde 2008, e pelas atividades profissionais de escritório, voltadas a instituições e cooperativas habitacionais. Além disso, foi o primeiro presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), vereador de Porto Alegre por três vezes, presidente da Câmara de Vereadores, secretário municipal e estadual de Planejamento, deputado federal, conselheiro e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

 

 

Para o arquiteto e urbanista, toda hora era hora de falar sobre política e seus impactos na profissão: da sala de reuniões à mesa do bar. Filho de Ruben Kessler da Silva, ex-prefeito de Ijuí, Clovis sempre soube da importância do diálogo para o desenvolvimento de um bom projeto e da iniciativa para a execução das boas ideias. 

 

 

O legado de Clovis e suas ações em defesa dos arquitetos e urbanistas, da Arquitetura e Urbanismo e de cidades mais democráticas serão tema do encontro online “Clovis Ilgenfritz: Passado, Presente e Futuro | Bate-papo sobre a história e o seu legado para a Arquitetura e Urbanismo”, realizado junto com o CAU/BR. Participam amigos e colegas de longa data: Haroldo Pinheiro, Newton Burmeister, Gilson Paranhos, Adalberto Heck, Cesar Dorfmann, Ângela Gordilho, Clara Ant, Cláudia Pires, Guilherme Barbosa, Flávio Tavares, Rafael Passos, Sandra Becker e o presidente do CAU/RS, filho de Clovis, Tiago Holzmann da Silva, com mediação do arquiteto e urbanista, Gerente de Planejamento e Diretor Institucional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo