ARQUITETOS EM DESTAQUE

Evento virtual destaca a importância dos arquitetos para o futuro urbano

Em comemoração ao Dia Mundial da Arquitetura, 5 de outubro, a União Internacional de Arquitetos (UIA) reuniu num webinário especialistas de diversas áreas do planejamento urbano para debater como a arquitetura pode construir um futuro urbano. Na abertura do evento, o presidente da UIA Thomas Vonier destacou que a data é um momento para que os arquitetos reafirmem a importância do trabalho interdisciplinar e façam a diferença num momento em que o mundo está marcado por inúmeras desigualdades, opinião reafirmada por Serban Tiganas, secretário-geral da UIA.

 

 

 

 

E na promoção da igualdade para todos os cidadãos, especialmente nas cidades, Thomas Vonier vê como imprescindível as funções da arquitetura e do design urbano para melhorar as condições das pessoas, fator que na sua avaliação tem levado muitos profissionais dessas áreas a “abraçarem” os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), trabalhando por cidades sustentáveis.  Nessa linha de atuação profissional, o arquiteto Kai-Uwe Bergmann, com vasta atuação na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio avalia ser importante “pensarmos continuamente o que fazemos, quer sejamos um escritório de arquitetura ou uma pessoa. Necessitamos saber como nossa atuação profissional afeta a infraestrutura e os sistemas que construímos com ela.”

 

 

Fatores como a qualidade do ar e da água, saneamento, desenvolvimento sustentável, educação e mobilidade foram abordados pelos arquitetos e ganharam outra dimensão com as contribuições de profissionais como o economista Victor Kisob, Secretário-geral adjunto e Diretor Executivo Adjunto da ONU-Habitat. Para ele, a atuação dos arquitetos pode fazer a diferença para a criação de ambientes mais sustentáveis.

 

 

 

 

O arquiteto e diretor Regional de Arquitetura para Todos/UIA Joseph Kwan tratou no webinário sobre a importância dos espaços públicos, suas características e dimensões, inclusive, as relacionadas com a saúde, bem-estar, idade e habilidades das pessoas. Ao afirmar que esses espaços devem ser usufruídos por todos, Joseph destacou o prêmio da UIA Espaços amigáveis e inclusivos, criado para incentivar e reconhecer arquitetos que criaram edifícios e espaços públicos amigáveis, inclusivos e acessíveis.

 

 

Em outra abordagem sobre o contexto urbano, a arquiteta e diretora de Arquitetura da Comunidade: Arquitetura e Direitos Humanos/UIA Nadia Tromp, ao tratar o tema cidade para todos, destacou a necessidade do aumento de moradias, principalmente nas cidades e apresentou projetos de habitações em diversos países que vão desde arranha-céus horizontais até casas no formato de tubos. Na sua avaliação, os direitos humanos são um desafio para a própria humanidade e fatores como o avanço tecnológico, que traz oportunidades, pode acirrar as desigualdades sociais, mas também deve ser usado para conectar e incluir as pessoas e não para dividir as populações.

 

 

 

 

 

Outra preocupação levantada pela arquiteta é o ritmo acelerado da urbanização e do desenvolvimento que gera como consequência a devastação ecológica. Sentimento compartilhado pelo professor e cientista Max Maurer, que tratou no webinário de problemas climáticos como a inundação fluvial e a importância do sistema de drenagem, enfatizando que engenheiros e arquitetos podem trabalhar muito mais juntos para criar um futuro melhor. Para Max Maurer a água nas cidades exige disciplinas de abordagem altamente integradoras e destacou a necessidade de a arquitetura refletir sobre o tema o mais rápido possível.

 

 

 

 

 

As arquitetas Magda Mostafa, codiretora da Comissão de Educação da UIA e Marilys Nepomechie apresentaram o projeto UIA Educom, que atua na promoção da política educacional, sugerindo diretrizes, documentos, propostas e pareceres relacionados ao ensino de arquitetura. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso à educação de alta qualidade em todo o mundo, com foco no aumento da mobilidade internacional da educação em arquitetura.

 

 

O grupo de arquitetos no webinário foi composto também por  Georg Pendl, presidente do Conselho de Arquitetos da Europa desde 2018; Natalie Mossin, codiretora da Comissão de Metas de Desenvolvimento Sustentável/UIA e Ishtiaque Zarir, codiretor da Comissão de Metas de Desenvolvimento Sustentável/UIA.

 

 

Acesse o webinário aqui!

 

Leia também: ARTIGO DO PRESIDENTE DO CAU/BR: DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA E ELEIÇÕES MUNICIPAIS

 

DIA MUNDIAL DA  ARQUITETURA: RUMO A UM FUTURO MELHOR PARA AS CIDADES

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo