IAB

Portal ArchDaily aponta eventos de arquitetura para acompanhar em 2022

O recente encerramento da Bienal de Arquitetura de Veneza deixou muitos arquitetos e arquitetas refletindo sobre os possíveis caminhos e desdobramentos da arquitetura para os próximos anos, e mais do que isso, sobre o que é que está para acontecer no ano que vem. Acontece que a pandemia representou uma importante ruptura no calendário dos principais eventos de arquitetura do planeta, pois a maioria dos eventos de 2020 e até mesmo alguns de 2021 tiveram de ser adiados por razões já bastante óbvias. Ainda assim—e como em todo processo de retomada—, a expectativa é que no próximo ano teremos um calendário recheado de muitas novidades. Pensando nisso, listamos à seguir alguns dos principais eventos de arquitetura que estão planejados para acontecer ao longo do próximo ano.

 

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

21 de Maio – 10 de Julho, 2022

 
 

Crossings - Winning Team of the Co-Curatorship Call of the 13th Biennale

Travessias – Proposta vencedora do concurso de co-curadoria  da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
 

A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o mote Travessias, nos convida a refletir sobre a relação entre corpos e territórios, envolvendo-se em questões como o colonialismo, os movimento migratórios, os deslocamentos e a memória coletiva. A partir do conceito proposto por Maria Beatriz Nascimento, a programação da Bienal de Arquitetura de São Paulo do próximo ano se desdobra em uma série de “eixos”: democracia, memória, corpos, informação e ecologia. Dentre as perguntas que o evento se propõe responder estão: De que forma os espaços urbanos podem estimular processos democráticos? Qual o significado de interseccionalidade? Como as novas tecnologias de reconhecimento facial e a cartografia colaborativa estão moldando o nosso ambiente construído? Qual o significado de memória coletiva? E como podemos equilibrar atividades produtivas e ecologia?

 

Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Hong Kong & Shenzhen (UABB 2022)

Agosto – Outubro 2022

 
 

“City and the Sky above” – MVRDV + Airbus, 2019 Image © UABB. Image © UABB

“Cidade e o Céu Acima” – MVRDV + Airbus, 2019 Image © UABB. Image © UABB
 

O evento co-organizado pelas cidades de Shenzhen e Hong Kong, como a primeira e única bienal de Arquitetura e Urbanismo do mundo, propõe uma abordagem inovadora a este tradicional acontecimento no calendário da arquitetura, o qual, além disso, acontece simultaneamente no território de duas cidades. Com o tema ainda provisório “Rethink & Rebuild Resilience” e sem um projeto curatorial definido pelo menos até meados do próximo mês de janeiro, os objetivos e o foco da 8ª edição da UABB ainda estão para serem divulgados e descobertos. Entretanto, o que sim podemos afirmar é que, conforme foi visto nas edições anteriores, a bienal co-organizada pelas cidades de Hong Kong e Shenzhen tem se firmado como uma importante plataforma para a discussão de ideias inovadoras relacionadas ao futuro das cidades.

 

Bienal de Arquitetura de Tallinn (TAB 2022)
7 de Setembro – 31 de Outubro de 2022

 
 

Courtesy of Tallinn Architecture Biennale

Cortesia da Tallinn Architecture Biennale
 

Em sua 6ª edição, a Bienal de Arquitetura de Tallin (TAB) estava prevista para acontecer ainda este ano, mas teve de ser adiada para 2022 por motivos já bastante óbvios. Sob o tema “Comestíveis, ou a Arquitetura do Metabolismo”, o evento irá explorar formas pelas quais a natureza pode ser uma poderosa ferramenta a serviço da economia circular, chamando a antenção para estruturas e lógicas que podem ser transferidas para os domínios da arquitetura, design e urbanismo. Com curadoria das arquitetas Lydia Kallipoliti e Areti Markopoulou, em colaboração com o co-curador Ivan Sergejev, a TAB 2022 visa incentivar arquitetos, urbanistas e profissionais da construção civil e do meio ambiente a desenvolver uma postura pró-ativa sobre a capacidade expressiva da arquitetura em realizar operações circulares e produzir recursos.

 

Trienal de Arquitetura de Oslo (OAT 2022)
21 de Setembro – Novembro de 2022

 
 

Courtesy of Oslo Architecture Triennale

Cortesia da Oslo Architecture Triennale
 

Mission Neighbourhood – (Re)forming communities é o título provisório da próxima Trienal de Arquitetura de Oslo (OAT). Com curadoria de Christian Pagh, a Trienal de Oslo de 2022 procura trazer ao centro das atenções o espaço público e a vida em comunidade. Defendendo a micro-escala como ponto de partida para repensar os espaços urbanos e as estruturas sociais, a Trienal aborda as pequenas intervenções como uma grande oportunidade para discutir as cidades do futuro, apropriando-se de conceitos como a cidade de 15 minutos—impulsionada ainda pelas demandas que surgiram com a eclosão da recente pandemia. Neste contexto, o evento procura se estabelecer como um espaço de experimentação aberto a “investigação crítica e construtiva sobre as possibilidades das relações urbanas e sociais em micro-escala”.

 

Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022

29 de Setembro – 05 de Dezembro de 2022

 
 

Untitled, Open Space Office series, Portugal, 2011. Image © Tito Mouraz

Sem título, série Escritórios de Espaço Aberto, Portugal, 2011. Image © Tito Mouraz
 

Terra é o tema da 6ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, um evento concebido para repensar e discutir os desafios ambientais acentuados pela atual crise climática no planeta, o esgotamento dos recursos naturais e a intensificação das desigualdades socais em um mundo cada vez mais globalizado. Neste sentido, a Trienal de Lisboa “declara abertamente as suas intenções em um evidente apelo à comunidade de arquitetos”. Nesta edição do evento, os curadores Cristina Veríssimo e Diogo Burnay nos convidam a explorar novas ideias em busca de um futuro mais sustentável a partir de estratégias, materiais e sistemas construtivos inovadores. Ao todo, o programa da 6ª edição da Trienal de Lisboa compreenderá 4 exposições, 4 livros, 3 prêmios e 3 dias de conferências, além de uma seleção de projetos independentes.

 

Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (XII BIAU)
Setembro de 2022

 
 

Courtesy of BIAU XII

 

XII Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, a ser sediada no México em setembro do ano que vem, explorará as possíveis soluções para os desafios sociais, ambientais e econômicos do futuro, nos convidando a refletir sobre tudo aquilo que está além de nosso campo de ação. Dito isso, a Bienal deste ano destacará o contexto urbano específico dos territórios ibero-americanos, refletindo abertamente sobre as suas consequências nas esferas públicas e privadas.

 

Enquanto alguns dos principais eventos do calendário da arquitetura adotaram formatos híbridos no ano passado, todos os eventos mencionados acima estão sendo planejados para ter lugar fisicamente e muito em breve. Acompanhando esta série de bienais e trienais que voltam a acontecer presencialmente, temos ainda uma série de festivais anuais de arquitetura e semanas de design para acontecer em 2022, como o Festival de Arquitetura de Londres (1 a 30 de junho de 2022), a Semana de Design Holandesa, o Festival de Arquitetura de Copenhagen, o Festival de Arquitetura de Sydney (novembro de 2022) e o LA Design Festival.

 

———————————————————————-

Andreea Cutieru, arquiteta, reside em Bucareste (Romenia)

 

Fonte: ArchDaily (https://www.archdaily.com.br/br/973884/eventos-de-arquitetura-para-acompanhar-em-2022)

 

MAIS SOBRE: IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

IAB

Novo presidente do IAB, Odilo Almeida: “Nosso objetivo será a melhoria das condições de trabalho dos(as) arquitetos(as) e urbanistas a serviço da população brasileira”

ARTIGOS

Artigo: Os Edifícios de Brasília refletem o nosso projeto de país

EDITAIS

Lançado segundo edital para seleção de Boas práticas relacionadas à infância

Pular para o conteúdo