AsBEA

Falece Gian Carlo Gasperini, arquiteto e professor

O CAU/BR lamenta o falecimento em São Paulo, na noite de quarta-feira, dia 15 de julho, do arquiteto Gian Carlo Gasperini, sócio do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, fundado em 1962 e um dos mais antigos do país.  Foi professor da FAU/USP. Contava com 93 anos de idade. Ele estava internado há dois dias no Hospital Albert Einstein com um quadro de pneumonia

 

“Ele aliou a produção arquitetônica de alto nível com o entusiasmo na formação de diversas gerações de arquitetos”, disse Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR.

 

Gasperini era um “exemplo de profissional que nos deixa belos projetos e grandes lições”, nas palavras de Gianfranco Vannuchi, presidente da AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), da qual foi um dos fundadores.

Gian Franco Gasperini

 

Natural de Castellamare di Stabia, em Nápoles, na Itália, Gasperini nasceu em 20 de agosto de 1926 e veio ao Brasil em 1949, onde concluiu a graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi mestre e doutor pela Universidade de São Paulo e livre docente na mesma universidade. 

 

Em 2010, recebeu o Título de Cidadão Paulistano e em 2015, foi homenageado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelo conjunto de sua obra. Também recebeu títulos honoríficos como o “Croix Chevalier Mérite Commercial”, do Governo francês, e o GB “Cavaliere dell’Ordine al Merito dei la Republica Italiana”, concedido pelo Governo da Itália, além de ser condecorado como Cavalheiro Donato da Soberana Ordem de Malta. 

 

Gasperini é responsável por algumas obras emblemáticas de São Paulo, como a Galeria Metrópole, o centro da cidade,  o edifício Pauliceia, na Avenida Paulista, e o Tribunal de Contas do Município. Outros  projetos de destaques são o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e o Credicard Hall. 

 

O escritório Aflalo/Gasperini é reconhecido ainda por projetar o edifício-sede da IBM, a sede do Citibank, o complexo Rochaverá Corporate Towers, o edifício eTower, e a revitalização do Complexo Carandiru, atual Parque da Juventude bem como a Biblioteca São Paulo, em São Paulo. Além de residenciais como o edificio Habitarte em São Paulo e edificio Ocean Front em Santos.O escritório opera em todo o território nacional, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, tendo também participado de projetos no exterior.

 

O escritório começou na década de 50 com dois sócios, Plinio Croce e Roberto Aflalo. Em 1962 uniram-se  Gian Carlo Gasperini para participar do maior concurso internacional da época, organizado pela  UIA (Associação Internacional de Arquitetos). O desafio, do qual sairam-se vencedores, era um projeto ousado para a construção da maior torre de escritórios da América do Sul, que seria erguida em Buenos Aires. Com o falecimento dos arquitetos Plinio Croce (em 1984) e de Roberto Aflalo (em 1992), o escritório passou a ser administrado por Gasperini, Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman.  

 

Plinio Croce, Gian Franco Gasperini Roberto Aflalo

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

MANIFESTAÇÕES OFICIAIS

Nota de Solidariedade dos Arquitetos e Urbanistas ao Desastre Climático no Amazonas

AsBEA

AsBEA-SP promove seminário para debater ações em curso para recuperar a área central de SP

MANIFESTAÇÕES OFICIAIS

NOTA OFICIAL EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Atividades privativas

CAU dos Estados e do DF apoiam repúdio do CAU Brasil à Resolução Nº 205/2022 do Conselho Federal dos Técnicos (CFT)

Pular para o conteúdo