CAU/BR

Fantástico da TV Globo valoriza papel técnico e social do arquiteto

 

O programa Fantástico, da TV Globo, apresentou em 11/10/2015,  dados inéditos da pesquisa CAU/BR-Datafolha sobre como o brasileiro constroi e ressaltou o papel técnico e social dos arquitetos. A partir das informações de que mais de 85% da população economicamente ativa do Brasil que reformou/construiu suas casas não utilizou serviços de um profissional tecnicamente habilitado, a reportagem mostrou o arrependimento dos entrevistados, como uma moradora do Rio de Janeiro que teve que mandar refazer os serviços de um inexperiente e mesmo assim o resultado final não ficou nada bom. “Para mim, o barato saiu caro”, declarou ela.

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

 

A repórter Cristina Serra, ex-correspondente da TV Globo em Nova York, também apresentou histórias de famílias que estão se beneficiando da lei de assistência técnica à habitação de interesse social, conseguindo assim realizar o sonho da casa própria (segura e confortável), via escritórios de assistência técnica (Brasília) ou contratação direta de arquitetos por associação de moradores (Diadema, SP). O projeto de Diadema foi um dos quatro contemplados  pelo CAU/BR no edital de patrocínio de ações de assistência técnica, de um total de 25 inscritos, em todo pais.

 

Arquitetas discutem projetos para o loteamento Canhema II, projetado com recursos da Lei de Assistência Técnica

 

Outra história comovente foi de uma empregada doméstica de São Paulo que guardou uma poupança e quando o teto de sua casa ameaçou desabar, resolveu contratar dois arquitetos premiados internacionalmente, pagando o preço justo, para reconstruir  a moradia em Vila Matilde.

 

Entrevistado em Brasília, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, falou da necessidade do poder público levar mais a sério a lei 11.888/2008 (assistência técnica) e ampliar sua aplicação. Também mostrou com uma obra feita por profissional tecnicamente habilitado fica mais econômica, pois evita desperdícios que cobrem perfeitamente o custo do projeto arquitetônico, além de valorizar o imóvel.

 

A matéria tem 5m34s de duração, o que merece ser destacado em se considerando que foi transmitida no horário nobre da maior emissora de TV do país.

 

Saiba mais sobre a pesquisa, acessando o hotsite especial.

 

Veja ainda:  CAU/BR apresenta desafios e soluções para assistência técnica em habitação social

 

 Publicado em 12/10/2015

 

 

 

 

 

MAIS SOBRE: CAU/BR

11 respostas

  1. Como posso me cadastrar para prestar esses serviços técnicos gratuitos aqui no meu estado?

  2. Esclarecimentos é sempre bem vindo. Muitas pessoas ainda não tem conhecimento do papel do Arquiteto Urbanista em intervenções e soluções com aplicação de técnicas, sobretudo de sustentabilidade, utilização de iluminação e ventilação natural. Vamos divulgar mais!

  3. As duas colegas da foto acima são as arquitetas Renata Coradin e Fabricia Zulin. Que também foram mostradas na reportagem porque, nadando contra a corrente, prestam assistência, em caráter profissional, a uma comunidade em Diadema.
    Acho esse fato da maior relevância, e também muitíssimo comovente, inspirador e importante. As coisas mudam não é com lamentações, e sim com exemplos e ações.
    Lamento que o único bom exemplo desse tipo de trabalho, citado da matéria da Globo, não tenha sido aqui mencionado. Mesmo sendo uma breve notícia, além de mostrar a beleza das arquitetas, cabia dar crédito ao esse trabalho. Parabéns pelo exemplo, colegas!

  4. Também gostaria de saber como posso me cadastrar para prestar esses serviços técnicos gratuitos para meu estado ( Goiânia – GO )? Tenho grande interesse em participar.

  5. Esse é um dos vários trabalhos que nós arquitetos e engenheiros poderíamos realizar com maior frequência, o CAU poderia ter um cadastro Nacional ou Estadual que empresas, condomínios, empreendimentos, órgãos públicos e até o judiciário, quando necessitasse de projetos, laudos, avaliações, relatórios e perícias, tivessem esse cadastro com regras e até valores pré-definidos, isso seria uma opção do profissional querer ser cadastrado ou não, na atual conjuntura onde o desemprego é realidade em nosso país, isso ajudaria o profissional ter uma renda e ficar no mercado.

  6. Sensacional!!!! Parabéns para nosso CAU que só nos orgulha pelas iniciativas acertadas e também aos nossos colegas arquitetos que doam seus serviços em benefício da população necessitada!!! É esse tipo de reportagem que realmente deve ser divulgada. Assuntos que acrescentem informação e intelecto a nossa população necessitam ser divulgados com mais frequência pela mídia. Excelente!!!!!!

  7. Com certeza o trabalho do Arquiteto e urbanista tem que ser valorizado,de uma forma mais profici paonais nao so para a p comunidade tambem para todo mundo vlw arquitetos sempre..

  8. Minha sugestão é que a venda de material de construção só possa ser feita acompanhada de uma RRT ou ART e um documento (a ser criado, tipo ‘receita’), assinado pelo arquiteto, ou engenheiro responsável pela obra, listando os materiais e quantidades necessárias para tal. Uma cópia fica na loja e a outra no processo junto às prefeituras.
    Porém caímos na maior falha do país, fiscalização e atuação dos órgãos competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

CAU/BR

Cebraspe divulga resultado final do concurso CAU/BR

Pular para o conteúdo