ARQUITETOS EM DESTAQUE

Fascículo e vídeos comemoram os 10 anos da criação do CAU

Em 31 de dezembro de 2020 comemoram-se os 10 anos da Lei n° 12.378/2010, que deu nova regulamentação ao exercício da Arquitetura e Urbanismo no País e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF).

 

Para marcar a passagem da data histórica, o CAU/BR editou um fascículo digital, produziu um vídeo institucional e criou uma galeria de vídeos com momentos marcantes do início da implantação da autarquia.

 

O fascículo “Memória da luta pela criação do CAU e do Ano de sua fundação”, de 24 páginas, faz um recorte da história da luta de 52 anos da categoria pela existência do Conselho e do que se passou em 2011, o ano da transição entre a sanção da Lei nº 12.378/2010, e o início efetivo de seu funcionamento,  em 15 de dezembro de 2011, data da fundação do CAU/BR.  Com a publicação da Lei, passaram a vigorar apenas dois artigos: o Art. 56 (que determinava os procedimentos para a transição e o prazo para realização das eleições para conselheiros do CAU) e o Art. 57 (que definia recursos para realização das eleições e implantação do CAU, marcando o rompimento dos vínculos institucionais que ligavam os arquitetos e urbanistas ao Sistema CONFEA/CREA)

 

“Com a publicação prestamos uma singela homenagem aos colegas que tanto lutaram pela criação do Conselho próprio da categoria. Muitos deles sequer viram o CAU nascer, outros faleceram nos últimos anos”, afirma na apresentação da publicação o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FASCÍCULO

 

 

VÍDEO MEMÓRIA DOS 10 ANOS DO CAU

 

O vídeo “Memória da Arquitetura e Urbanismo – Os 10 anos do CAU”, de 7 minutos, resume a história e conquistas dos primeiros 10 anos da autarquia que “têm como função orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional, bem como pugnar pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo” no país.

 

Exibido na abertura da III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, realizada em 04/12/20, que marcou o início das comemorações dos 10 anos do CAU e do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (para lembrar a data de fundação do CAU/BR e o dia do nascimento de Oscar Niemeyer).  A partir da lei 13.627/2018 a data entrou no calendário oficial das festividades nacionais.  

 

 ASSISTA O VÍDEO

 

 

 

GALERIA DE VÍDEOS HISTÓRICOS

 

Como parte das comemorações, a TV CAU (canal do CAU/BR no Youtube) incorporou uma série de vídeos que registram momentos históricos da autarquia.

 

CERIMÔNIA DE SANÇÃO DA LEI 12.378/2010 PELO PRESIDENTE LULA 

 

 

Em 30 de dezembro de 2010, o presidente Lula assinou, em ato realizado no Palácio do Planalto, acompanhado por cerca de 50 arquitetos e urbanistas, a Lei 12.378/2010, que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil e criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). Trecho de vídeo feito pelo arquiteto e urbanista Marcelo Hobeika.

 

PALESTRA DE MIGUEL ALVES PEREIRA – ARQUITETURA EM TRANSIÇÃO: A LEI DOS ARQUITETOS E URBANISTAS

 

 

Palestra proferida pelo Arquiteto e Urbanista Miguel Pereira durante o 1º Seminário Estadual do CAU-PR – Pré-Eleitoral, realizado em Curitiba, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, de 27 a 29 de abril de 2011.Miguel Alves Pereira formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Pós–graduado pela Wright University of California, Berkeley, USA. PhD pela University of Sheffield. Ex-Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UNB). Ex-Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Ex-Vice-Presidente da União Internacional de Arquitetura (UIA). Foi professor de Arquitetura e Urbanismo da USP. Eleito conselheiro federal da gestão fundadora do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2011, faleceu em 2014, aos 92 anos de idade, antes de cumprir seu mandato. Fonte: CAU/PR.

 

 MIGUEL PEREIRA DISCURSA NA CERIMÔNIA DE POSSE DOS CONSELHEIROS PIONEIROS DO CAU/BR

 

 

Em 17 de novembro de 2011 foi realizada a Reunião Plenária Solene de Posse do CAU/BR em cerimônia histórica no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, ocasião em que tomaram posse os conselheiros federais eleitos para a gestão fundadora 2011/2014. O decano Miguel Alves Pereira foi o orador escolhido pelos colegas para falar em nome dos empossados. Vídeo de autoria do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, ex-presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas).

 

POSSE DOS CONSELHEIROS DA GESTÃO FUNDADORA DO CAU/BR

 

 

Em 17 de novembro de 2011 foi realizada a Reunião Plenária Solene de Posse do CAU/BR em cerimônia histórica no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, ocasião em que tomaram posse os conselheiros federais eleitos para a gestão fundadora 2011/2014. Em clima festivo, após a posse, os eleitos posaram para fotos. Vídeo de autoria do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, ex-presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas).

 

1a. REUNIÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CAU/BR

 

 

A 1ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, foi realizada no Brasília Imperial Hotel no dia 18 de novembro de 2011. O arquiteto e urbanista Miguel Alves Pereira, decano entre os conselheiros eleitos para a gestão fundadora do Conselho, presidiu “ad hoc” a reunião, que teve como secretário “ad hoc” o arquiteto e urbanista Fernando Consta. Vídeo de autoria do arquiteto e urbanista Ângelo Arruda, ex-presidente da FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas).

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo