CATEGORIA

FNA divulga campanha sobre atribuições de arquitetos e urbanistas

As áreas de atuação e atribuições profissionais são o tema do segundo vídeo da campanha Arquitetos e Urbanista em Ação, da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA). Com duração de um minuto, a animação traz exemplos de atividades que são de responsabilidade dos arquitetos e urbanistas.

 

O vídeo faz referência à lei 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo e cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e também à Resolução nº 51, que dispõe sobre as áreas de atuação privativas dos arquitetos e urbanistas. Veja abaixo:

 

 

 

 

Além do projeto arquitetônico de edificação ou de reforma de edificação e projeto de arquitetura de interiores, também fazem parte das atribuições dos arquitetos e urbanistas: planejamento urbano e regional, regularização fundiária, parcelamento do solo, arquitetura paisagística, instalações e equipamentos (elétricas, hidráulicas, sanitárias, gases e proteção contra incêndio), sistemas construtivos e estruturais, preservação e restauro de patrimônio histórico, topografia, engenharia de Segurança do Trabalho, geoprocessamento, laudos de avaliação, fiscalização e consultoria.

 

 

CAMPANHA ARQUITETOS E URBANISTAS EM AÇÃO

Lançado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) no início de 2015, o movimento é formado por uma série de seis vídeos animados e elucidativos sobre diversos temas que vão nortear a atuação da federação e dos sindicatos nos estados em 2015. O objetivo da campanha é o fortalecimento dos sindicatos e da categoria para garantir a valorização da carreira, melhor remuneração e direitos.

 

 

 

 

SOBRE A RESOLUÇÃO Nº 51

Confira, abaixo, as atribuições profissionais dos arquitetos e urbanistas, de acordo com a Resolução nº 51 do CAU/BR, que no final de março teve sua validade e vigência restabelecida pelo Tribunal Regional Federal:

 

I – DA ARQUITETURA E URBANISMO:

 

a) projeto arquitetônico de edificação ou de reforma de edificação;
b) projeto arquitetônico de monumento;
c) coordenação e compatibilização de projeto arquitetônico com projetos complementares;
d) relatório técnico de arquitetura referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação;
e) desempenho de cargo ou função técnica concernente à elaboração ou análise de projeto arquitetônico;
f) ensino de teoria, história e projeto de arquitetura em cursos de graduação;
g) coordenação de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo;
h) projeto urbanístico;
i) projeto urbanístico para fins de regularização fundiária;
j) projeto de parcelamento do solo mediante loteamento;
k) projeto de sistema viário urbano;
l) coordenação e compatibilização de projeto de urbanismo com projetos complementares;
m) relatório técnico urbanístico referente a memorial descritivo e caderno de especificações e de encargos;
n) desempenho de cargo ou função técnica concernente à elaboração ou análise de projeto urbanístico; e
o) ensino de teoria, história e projeto de urbanismo em cursos de graduação;

 

II – DA ARQUITETURA DE INTERIORES:

 

a) projeto de arquitetura de interiores;
b) coordenação e compatibilização de projeto de arquitetura de interiores com projetos complementares;
c) relatório técnico de arquitetura de interiores referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação;
d) desempenho de cargo ou função técnica concernente à elaboração ou análise de projeto de arquitetura de interiores;
e) ensino de projeto de arquitetura de interiores;

 

III – DA ARQUITETURA PAISAGÍSTICA:
a) projeto de arquitetura paisagística;
b) projeto de recuperação paisagística;
c) coordenação e compatibilização de projeto de arquitetura paisagística ou de recuperação paisagística com projetos complementares;
d) cadastro do como construído (as built) de obra ou serviço técnico resultante de projeto de arquitetura paisagística;
e) desempenho de cargo ou função técnica concernente a elaboração ou análise de projeto de arquitetura paisagística;
f) ensino de teoria e de projeto de arquitetura paisagística;

 

IV – DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E ARTÍSTICO:

 

a) projeto e execução de intervenção no patrimônio histórico cultural e artístico, arquitetônico, urbanístico, paisagístico, monumentos, práticas de projeto e soluções tecnológicas para reutilização, reabilitação, reconstrução, preservação, conservação, restauro e valorização de edificações, conjuntos e cidades;
b) coordenação da compatibilização de projeto de preservação do patrimônio histórico cultural e artístico com projetos complementares;
c) direção, condução, gerenciamento, supervisão e fiscalização de obra ou serviço técnico referente à preservação do patrimônio histórico cultural e artístico;
d) inventário, vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo e parecer técnico, auditoria e arbitragem em obra ou serviço técnico referente à preservação do patrimônio histórico cultural e artístico;
e) desempenho de cargo ou função técnica referente à preservação do patrimônio histórico cultural e artístico;
f) ensino de teoria, técnica e projeto de preservação do patrimônio histórico cultural e artístico;

 

V – DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL:

 

a) coordenação de equipe multidisciplinar de planejamento concernente a plano ou traçado de cidade, plano diretor, plano de requalificação urbana, plano setorial urbano, plano de intervenção local, plano de habitação de interesse social, plano de regularização fundiária e de elaboração de estudo de impacto de vizinhança;

 

VI – DO CONFORTO AMBIENTAL:

 

a) projeto de arquitetura da iluminação do edifício e do espaço urbano;
b) projeto de acessibilidade e ergonomia da edificação;
c) projeto de acessibilidade e ergonomia do espaço urbano

MAIS SOBRE: CATEGORIA

16 respostas

  1. Desculpe, mas acho uma maluquice o arquiteto ter tantas atribuições , sem especialização .Estudei na UBFA , e aprendi quase nada na escola , até hoje passam muito pouco conteúdos de todas estas especialidades que estão ai relacionados. Para citar só um exemplo ,hoje um decorador que estuda numa escola particular como a Ebade por exemplo , sabe muito mais conteúdos técnicos sobre decoração do que um arquiteto formado. Já que temos tantas atribuições , está na hora de se criar especialização como na medicina, não dá para um aluno sair da UFBA e dizer que é urbanista por exemplo . Depois de formado teria que fazer 2 a 3 anos naquilo que quer se especializar . É por isto que está profissão não é valorizada , dizem que fazem tudo mas , na pratica fazem tudo, baseado no achismo. Ou viramos profissionais ou corremos o risco de virar profissionais em extinção .

  2. OLA AMIGOS

    ESTA VALENDO P/ MINAS GERAIS RESOLUÇÃO Nº 51!! O CAU PODERIA ENVIAR UM DOCUMENTO P/ NOS PROFISSIONAIS ENCAMINHARMOS À PREFEITURA, POIS AQUI EM MANTENA-MG, A PREFEITURA DIZ QUE DESCONHECE ESSA RESOLUÇÃO.
    AQUI A COISA E TÃO VERGONHOSA QUE O ENGENHEIRO DA PRÓPRIA PREFEITURA ASSINA E APROVA SEUS PROJETOS PARTICULARES, O MINISTÉRIO PUBLICO FEZ A DENÚNCIA, MAS ELE CONTINUA ASSINANDO SEUS PROJETOS, ASSIM TORNA A CONCORRÊNCIA DESLEAL. GOSTARIA QUE O CAU ORIENTASSE COMO AGIR.

  3. as atribuições profissionais PARTICULARES dos arquitetos e urbanistas

  4. De que adianta tudo isso se o CREA/RS continua afirmando aos engenheiros que tudo isso eles também podem. Continua tudo como antigamente.

  5. Srs , não vi mensão nas atribuições sobre obra.
    grata , Tereza Honda

  6. Como ficou agora, os engenheiros poderão ou não continuar projetando Arquitetura? Pois na minha cidade continua a mesma coisa, será que o CAU vai fiscalizar?

  7. Na descrição da Lei 13.701/2003 o recolhimento do ISS em regime especial não se aplica a projetos paisagísticos. A CAU sabe explicar por quê já que de acordo com a própria resolução n0. 51 temos competência e capacitação para desenvolver os itens listados? Do que se trata o parênteses (exceto paisagismo) do inciso II, artigo 15, subitem 7.01??
    Tem algum telefone de assessoria jurídica que eu possa usar para esclarecer esta e outras dúvidas da interpretação da lei acima referida?

  8. a profissão de Arquiteto e Urbanista está comprometida!
    Não há emprego.
    Os companheiros que estão empregados são explorados, desvalorizados, trabalhando na mais completa informalidade. Submetidos a cargas horárias diárias de 10 a 14 horas por dia sob salários entre 2 a 3 mil reais, sem remuneração por extras nem benefícios.
    Sou formado ha 2 anos e meio e estou desempregado porque nenhum escritório, nenhuma construtora nem empresas do ramo estão contratando.
    E agora, como pago meu aluguel? Como pago meu carro financiado? Como ponho comida dentro de casa? Como pago MBA, cursos e especializações tão exigidos hoje em dia?
    O mercado é muito fechado inclusive para para trabalhar como profissional liberal.
    Estou desanimado, desestimulado e sem expectativa.

  9. O custo de uma obra, bem como planilha e cronograma físico- financeiro.Estaria dentro do caderno de especificação?
    Antes tinha elaboração de planilha.
    Obrigada,
    Luzinete

  10. É LOUVÁVEL E NECESSÁRIA ESTA CAMPANHA, PORÉM TENHO UM QUESTIONAMENTO SOBRE AS ATRIBUIÇÕES, QUANTO AO GEOPROCESSAMENTO E TOPOGRAFIA.
    O SISTEMA DO INCRA SIGEF NÃO ACEITA O CADASTRO DOS PROFISSIONAIS CAU, SOMENTE DO CREA. ISTO DEMONSTRA A FALTA DE ENTROSAMENTO DO CAU EM OUTROS SETORES NA ESFERA FEDERAL.
    ISTO NÃO É UMA CRÍTICA, MAS SIM UM REPÚDIO A REJEIÇÃO DA INCLUSÃO DOS ARQUITETOS NOS PROCESSOS DE GEORREFERENCIAMENTO. É IMPORTANTE SALIENTAR QUE FORAM FEITOS TODOS TRÂMITES LEGAIS PARA O CADASTRO DO INCRA, MAS A RESPOSTA É NEGATIVA.

    1. olha não sei porque estão negando, no próprio site do Incra consta o arquiteto como habilitado para atuar.
      Em alguns programas de geração de dados técnicos vem o lugar para inserir o numero do CREA e especifica o do CAU também.

      • Ter atribuições de Georreferenciamento em sua formação. De acordo com a PL-1221/2010 do CONFEA, os profissionais que possuem tais atribuições são os Engenheiros Agrimensores, Engenheiros Cartógrafos, Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades, que tenham em sua grade curricular disciplinas e conteúdos formativos estabelecidos pela PL 2087/2004. Neste caso, basta solicitar o Credenciamento junto ao INCRA

      • Para os profissionais que não se enquadram nas profissões citadas, mas possuem formação nas áreas previstas na PL-2087/2004 do CONFEA (Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Fortificação e Construção, Engenheiro Florestal, Engenheiro Geólogo, Engenheiro de Petróleo, Arquiteto e Urbanista, Engenheiro de Minas, Engenheiro Agrícola, Geógrafo, Geólogo, Tecnólogo ou Técnico de áreas afins), podem obter uma extensão de suas atribuições por meio de cursos lato-senso – para nível superior – ou de aperfeiçoamento profissional – para nível médio – e requerer, junto ao CREA, a referida anotação e averbação das atribuições. Após a conclusão do curso de extensão e a devida anotação junto ao CREA, o mesmo emitirá uma declaração de extensão das atribuições profissionais e, de posse desta, o profissional poderá solicitar o seu credenciamento junto ao INCRA

    2. Giardino, voce conseguiu resolver o problema de credenciamento junto ao INCRA?

      Estou terminando o curso de georreferenciamento e agora que estou me inteirando sobre a questao do credenciamento junto ao INCRA

  11. Saber o que o Arquiteto pode e deve fazer, principalmente nas área privadas é muito bom, mas o que não pode fazer, também é importante.
    Nesse sentido de esclarecer – O Arquiteto não substitui o topógrafo – isso porque, muitas vezes somos chamado pra grandes medições de terreno, com declive e aclives e angulações diferentes de 90°, que não temos competência

  12. Bom dia!

    Como ficou a atribuição de direção, condução, gerenciamento, supervisão e fiscalização de obras em geral? O arquiteto não pode ter esta atribuição?

    Nesta resolução está específico referente à “preservação do patrimônio histórico cultural e artístico” e não menciona outros tipos de obras, como fica esta atribuição, visto que hoje há muitos arquitetos que executam este tipo de serviço.

    abs

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo