CAU/BR

Fórum Internacional do CAU Brasil vai discutir mobilidade profissional de arquitetos

 

O CAU Brasil está trabalhando cada vez mais para ampliar a inserção de arquitetos e urbanistas brasileiros no mercado internacional. Como parte desses esforços, o Conselho promoverá o II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU Brasil, com o tema: “Mobilidade Profissional Internacional, da formação ao exercício profissional”. Evento será realizado na Embaixada de Portugal, em Brasília (DF), entre os dias 21 e 23 de julho.

 

INSCRICÕES ENCERRADAS

 

Estão convidados representantes de arquitetos de vários países, como Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Portugal, Rússia, Suíça, China, Macau, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Objetivo do evento organizado pela Comissão de Relações Institucionais do CAU Brasil será buscar a simplificação da mobilidade profissional dos arquitetos entre os diferentes países, assim como a troca de experiências para o aprimoramento da profissão.

 

O Fórum Internacional também se propõe a fortalecer relações com outros países, com especial atenção aos lusófonos e panamericanos, no guarda-chuva dos Acordos de Mobilidade firmados pelo governo brasileiro com o MERCOSUL e com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, fez o convite ao presidente da UIA, José Luis Cortés

 

PROGRAMAÇÃO
Estão confirmadas as participações do presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA), José Luis Cortés; do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), Rui Leão; e da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Gonçalo Byrne. Também haverá palestras do economista Paulo Nogueira Batista Jr; do arquiteto português Jorge Figueira; e dos cineastas Laura Artigas e Luiz Ferraz, autores de documentários sobre Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas.

 

Na programação cultural, serão exibidos os filmes “Paisagem Concreta” (sobre o arquiteto português Álvaro Siza); “Tudo é Projeto” (sobre Paulo Mendes da Rocha); e “Arquiteturas em Português – Diálogos Emergentes”, ilme-exposição mostra 11 trabalhos de ateliers de oito territórios: Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

 

Este segundo encontro ocorrerá de forma presencial, com as devidas medidas de segurança sanitária, e em um espaço de notória qualidade arquitetônica e paisagística: a sede da Embaixada de Portugal em Brasília, projetada pelo renomado arquiteto português Raul Chorão Ramalho e gentilmente cedida para a realização do evento pelo Embaixador Luís Faro Ramos e o Instituto Camões. O evento também contará com infraestrutura de videoconferência, para os participantes que não puderem comparecer de forma presencial.

 

Coordenador da Comissão de Relações Institucionais do CAU Brasil, Jeferson Navolar (centro), com presidente da Ordem dos Arquitectos de Portugal, Gonçalo Byrne, a secretária da OA/PT, Carla Lima Vieira

 

Primeira edição deste evento aconteceu em 2021, como parte da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), e contou com a participação de dirigentes de associações de arquitetos da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa. Com o tema “Planos Nacionais de Arquitetura e Urbanismo”, debate propôs pensar o território e assentamentos humanos como política de Estado prioritária para garantir a saúde e o bem-estar social, colocando o conceito de cidades sustentáveis no centro do debate público.

 

Veja como foi o I Fórum Internacional do CAU Brasil

 

MOBILIDADE PROFISSIONAL
O II Fórum Internacional de Conselhos, Ordens e Entidades de Arquitetura e Urbanismo vai reforçar as negociações que o CAU Brasil vem empreendendo para abrir novos mercados de trabalho para arquitetos e urbanistas brasileiros. Nos Estados Unidos, a presidente Nadia Somekh e os conselheiros Patrícia Luz (RN) e José Gerardo Fonseca (PI) negociaram acordos de mobilidade profissional e promoveram trocas experiências com diversas instituições, como o American Institute of Architects (AIA), o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB) e o Royal Institute of British Architects (RIBA). Veja aqui. 

 

Em maio, o CAU Brasil enviou uma representação oficial para participar da 24ª Reunião do Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Potuguesa (CIALP), em Luanda, na Angola. Como membro observador, o CAU Brasil foi representado pelos conselheiros federais Claudia Sales (CE) e Humberto Mauro (AP). Saiba mais aqui.

 

Evento será realizado na Embaixada de Portugal em Brasília, projeto do arquiteto Raul Chorão Ramalho (1914‐2002)

 

Com Portugal, o CAU Brasil retomou as negociações com a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT) para possibilitar a mobilidade dos arquitetos brasileiros e portugueses entre os dois países. Durante o Fórum, deverá ser assinado Memorando de Entendimentos entre as instituições e definida uma Comissão Técnica encarregada de discutir a metodologia proposta pelo CAU Brasil. Leia aqui. 

 

Com a Espanha, busca-se informações atualizadas sobre projeto de “Lei de Qualidade da Arquitetura” em tramitação no Senado daquele país. O documento declara a arquitetura como um bem de interesse geral da sociedade e visa inserir o princípio da qualidade de arquitetura como requisito básico para as contratações públicas e construções em geral.

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo