ASSESSORIA PARLAMENTAR

Fórum Interativo sobre regularização fundiária urbana

A regularização fundiária urbana, instituída pela MP 759 e transformada em lei no mês de julho, será o tema do segundo debate do Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano, iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados em parceria com o CAU/BR. O evento está marcado para 23/08, quarta-feira, às 8h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Um dos debatedores confirmados é o arquiteto e urbanista Thiago Andrade, secretário de Estado de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal.

 

Haverá transmissão online em tempo real nesta página, com espaço para participação interativa. Pela janela abaixo, já é possível se inscrever e enviar perguntas e contribuições para o debate.

 

(Use navegador Chrome ou Firefox para melhor visualização)

(Clique aqui caso tenha problemas em visualizar)

 

Entre as reformas aprovadas pelo governo Temer, a da regularização fundiária é a que teve menos na imprensa nacional, mesmo com seguidas manifestações contrárias diferentes setores e movimentos sociais. As instituições componentes do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU) divulgaram carta aberta contra a então Medida Provisória. “Não há como se estabelecer novos regramentos para o urbano atropelando essa realidade legal, construída coletivamente desde a Constituição de 1988. A regularização fundiária não é disciplina de direito imobiliário, mas de direito urbanístico. Seu objetivo não é produzir propriedade, mas gerar cidades”, diz um trecho do documento.

 

De acordo com o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, na lei aprovada “exigências urbanísticas são relegadas em favor de aspectos de mercado. Permite-se regularização imediata de áreas sem prévia urbanização, legalização de condomínios construídos sobre terras griladas, fechamento de condomínios e ruas e até a dispensa do ‘habite-se’ em certos casos”.

 

Segundo o governo, a regularização fundiária urbana contribuirá para “o aumento do patrimônio imobiliário do país” por representar a inserção de capital na economia, à medida que agrega valor aos imóveis regularizados, permite ao poder público cobrar impostos (IPTU, ITR E ITBI) e facilita aos proprietários a obtenção de créditos, dando seus imóveis como garantia. Para o presidente do CAU/BR, “o fator tributário, não o social, foi determinante para deixar a urbanização em segundo plano. Precisamos gerar cidades dignas, não propriedades precárias para arrecadar impostos”.

 

Clique aqui para acessar a manifestação do CAU/BR e demais instituições integrantes do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA), ratificada no V Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo, em março deste ano.

 

Parceria

 

Presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, conversa com o presidente da CDU, deputado Givaldo Vieira, acompanhado do 1º vice-presidente do CAU/BR, Anderson Fioreti, da assessora-chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares, Luciana Rubino, e do coordenador da Comissão de Ensino e Formação, José Roberto Geraldine Júnior (Foto: CAU/BR)

 

O Fórum foi criado como espaço permanente de debates sobre os grandes temas nacionais relacionados às áreas de atuação da CDU e do CAU/BR. As audiências interativas serão realizadas toda primeira quarta-feira do mês, sempre com transmissão pelo E-democracia. O apoio técnico é dado pelo LabHacker da Câmara dos Deputados, grupo que promove o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados com o parlamento. Em breve, poderão ser recebidas perguntas em vídeos ao vivo enviadas via celular ou computador. “Um dos objetivos da minha gestão à frente da Comissão é estimular o compartilhamento de conteúdo e o fomento às discussões propositivas. O Fórum vem nesta perspectiva, uma vez por mês, com parceiros respeitados na área, e realizado antes das reuniões ordinárias da CDU. Planejo que se torne um legado para o nosso colegiado”, declarou Givaldo Vieira.

10 respostas

  1. Desculpe, entro no link indicado e quando vou cadastrar é solicito um usuário válido. Se continuar assim, vou desistir. Uso como usuário Nelma Lisboa.

  2. Essa audiência teria uma enorme utilidade se determinasse um cominho melhor para os problemas ambientais que enfrentamos aqui no litoral do estado de São Paulo, problemas de diversas ordens;excesso e indefinição legislativa, falta de zeladoria, falta de união, especulação da terra alheia, dificuldades de preservação, ocupação em áreas APP, extermínio de animais silvestres, indefinição das atividades conjuminadas dos órgãos GERCO, COSEMA, Ministério das cidades, entre outros … enfim devastação da mata atlântica. Espero que se preocupem com nosso habitat.

    abraço a todos

  3. Como fazer login no forun?

  4. Regularização fundiária, ao mesmo tempo que é complexa , é muito especial e interessante! Não existe receita de bolo. Cada área é um caso e para cada situação existe um remédio legal…
    Vc precisa entrar de cabeça e fazer parte efetivamente daquele situação urbana! Parabéns pela iniciativa.

  5. QUE ESSA LEI, SEJA REPASSADA AOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA E ORIENTAR OS JUIZES O QUANTO IMPORTANTE SERÁ A LEGALIZAÇÃO FUNDIÁRIA.

  6. QUERIA VER A POSIÇÃO DOS JUIZES, QUE FICAM ENRROLANDO O PROCESSO POR DÉCADAS POR PEQUENAS FALHAS NO PROCESSO.
    SOU ASSISTENTE TÉCNICO DE VÁRIOS PROCESSOS DE USO CAPIR E ACHO UM ABSURDO A INTERPRETAÇÃO DA LEI.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo