CATEGORIA

Futuro do Minhocão é disputado por três grupos distintos. Conheça-os

O Novo Plano Diretor de São Paulo, que orientará o desenvolvimento da cidade nos próximos 15 anos, deu gás à discussão pública sobre o futuro do elevado Costa e Silva, o Minhocão. No plano está prevista a desativação definitiva do elevado, criado nos anos 70 como via rápida entre a Zona Leste e a Zona Oeste da cidade.

 

Minhocão em São Paulo.

 

A sociedade civil já se mobiliza fortemente em torno de propostas que disputam espaço na inevitável decisão que se aproxima: o que fazer com o Minhocão? Três grupos se destacam: “Movimento Desmonte Minhocão”, “Associação Parque Minhocão” e “SP sem Minhocão”. Dentre moradores, apreciadores do elevado fechado para lazer, artistas e frequentadores, tem se destacado a posição polarizada entre a adaptação da estrutura em um parque linear elevado (veja exemplos abaixo) ou o desmonte completo da via expressa. Segundo a Folha de S. Paulo, 56% dos paulistanos defendem a manutenção da via para os carros, mas essa proposta está fora de cogitação, devido à decisão da Câmara Municipal ao aprovar o Plano Diretor.

 

Leia a matéria completa no nosso site Arquitetura e Urbanismo para Todos.

 

 

Publicado em 17/08/15. 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Adoro a idéia de transformar em um Parque elevado, com pista de caminhada, ciclismo e um belo jardim ponto de encontro. Junto poderia ter lojinhas de flores, decoração e feira de alimentação… Afinal o Paulistano precisa melhorar ou resgatar as amizades perdidas com o tempo. Sou paulista/ mineira, sai fazem 24 anos.

  2. Sou a favor do desmonte do Minhocão, boa parte da minha vida ,convivi com este monstro de concreto que simplesmente foi uma imposição infeliz do que podemos chamar de implantação do sistema de engenharia de trafego no período do Prefeito Paulo Maluf versus a questão do desenho e planejamento urbano, época onde a imposição politica se fazia presente.Minhocão significou a morte prematura de bairros que estavam no seu eixo urbanístico ,ocasionando a destruição do tecido urbano.Recordar situações como o desaparecimento da Vila da Frederico Steidel,que simplesmente desapareceu do contexto urbano.Chegou a hora de saber a nossa real capacidade de projetar através do desenho urbano com qualidade recuperar uma parcela do eixo original e tradicional Avenida São João e Amaral Gurgel,dando-lhe, luz e vida no contexto urbano.A manutenção do Minhocão é um manter um erro urbano e uma estrutura comoda e infeliz do final do Sec.XX. Poderemos muito mais em relação ao inicio do Se.XXI nas soluções urbanas , resgatar o urbanismo de qualidade assim como a valorização da vida urbana nas cidades .

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo