ARQUITETOS EM DESTAQUE

Gilcinéa Barbosa: “Apesar de sermos maioria a representação feminina ainda é pequena”

Gilcinéa Barbosa, presidente do CAU/BA (Foto: CAU/BA)

 

Gilcinéa Barbosa da Conceição integra o Conselho de Arquitetura e Urbanismo desde 2015, quando foi eleita conselheira estadual. Desde lá, sua atuação é intensa e preocupada com o fortalecimento do papel social da Arquitetura e Urbanismo, sobretudo no Estado da Bahia. Formada pela Universidade Federal da Bahia, integra a diretoria regional da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas e já foi presidente do SINARQ Bahia. Hoje, está dedicada em contribuir para a transformação da profissão do arquiteto, ampliando o interesse público, além de harmonizar o direito à cidade a atuação indispensável deste profissional. Confira a entrevista dada ao CAU/BA neste especial dedicado ao Dia Internacional da Mulher.

 

 

Como aconteceu a sua escolha pela Arquitetura e Urbanismo como profissão?

 

Desde pequena, no contato com as artes plásticas, gostava de desenhar casas e aldeias urbanas. Na adolescência, o contato com o curso técnico de Edificações e o fascínio pelas obras arquitetônicas me fizeram escolher a Arquitetura como profissão. Estagiei em alguns escritórios de arquitetura, em construtoras e também com pesquisas ligadas a tecnologia e conforto ambiental. Esta experiência no período de estudante me levou ao Planejamento e Desenho Urbano como foco principal da minha atuação.

 

Quais são as arquitetas e urbanistas que lhe inspiraram durante sua trajetória profissional?

 

Não são muitas, pois a divulgação da produção de arquitetas mulheres é invisível ou pouco mencionado nos meios de comunicação. Mas temos grandes nomes que são referências como Lina Bo Bardi, Zaha Hadid e a arquiteta afro-americana Norma Sklarek, não só pelo talento mas pela ousadia de atuar num país machista e racista, sendo inspiração de novas possibilidades para nossa sociedade.

 

O mercado de Arquitetura e Urbanismo no país é composto, prioritariamente, por mulheres. Sob o prisma da representatividade, como avalia esta estatística?

 

Apesar de sermos 63% dos profissionais cadastrados no Sistema CAU, no Conselho a representação feminina é percentualmente pequena. Dos 27 estados do país, apenas 6 têm presidentes mulheres, como também apenas 6 são conselheiras federais titulares. No universo dos conselheiros, somos apenas 1/3 de conselheiras titulares e quase metade de conselheiras suplentes. Esse quadro mascara um pouco a distorção real porque estados com muitos conselheiros como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm quase metade da representação de mulheres porém, em boa parte dos estados, a representação feminina é muito pequena. Há locais em que, de 10 conselheiros, apenas uma é mulher. Isso não significa que as mulheres não estão na política laboral, pelo contrário. Se temos metade do número de conselheiras eleitas como suplente o que as impediram de comporem as chapas eleitorais como titulares? Infelizmente se reproduz no CAU os mesmos índices do restante da sociedade em relação a desigualdade de gênero.

 

Em sua opinião, o papel social da Arquitetura e Urbanismo vem sendo cumprido?

 

Não. Acredito que não devemos apenas criticar as legislações, projetos e propostas de intervenção urbana. Mas temos o dever de mudar isso, participando ativamente da gestão compartilhada das cidades, propondo, debatendo e formulando ideias para uma outra cidade, com uma Arquitetura e Urbanismo que suscite minimização das desigualdades sociais, com espaços que garantam acessibilidade para todos. Sobre um outro viés, o arquiteto urbanista como elaborador/executor das intervenções urbanísticas deve pensar na cidade como espaço de troca entre todos os entes, de exposição e de consumo da boa Arquitetura e Urbanismo como elemento de cidades mais seguras e sociáveis.

 

Você é a segunda presidente a dirigir o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia. Quais são os principais desafios trazidos por esta posição?

 

No primeiro momento, a presidente teve seu mandato interrompido por motivo de doença. Hoje, acredito que posso retomar a relação com a categoria profissional, ouvindo-os e compartilhando ideias para a valorização profissional; articulando parcerias para ampliar o mercado profissional nas cidades do interior da Bahia, a partir de diálogos com gestores, fornecedores e os próprios profissionais; atuando também na fiscalização do exercício profissional, coibindo as ilegalidades. Um outro desafio é melhorar as relações com profissionais da engenharia na tentativa de construir uma proposta que determine os limites de atuações privativas entre arquitetos e engenheiros.

 

Qual legado espera construir durante a condução do CAU/BA?

 

Espero que o CAU/BA seja reconhecido na Bahia pela sua atuação no direito à cidade, na aproximação do profissional para propor formas de qualificação e valorização da profissão. Espero que a sociedade baiana e as instituições de gestão e de ensino vejam o CAU/BA como uma instituição parceira para compor melhores práticas.

 

Qual é o seu sonho enquanto profissional da Arquitetura e Urbanismo?

 

Que a Arquitetura e Urbanismo seja acessível a todos os estratos sociais.

 

Fonte: CAU/BA

 

Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo