ARQUITETOS EM DESTAQUE

Giovana Sbaraini: Primeira vice-presidente da história do CAU/MS

Giovana Sbaraini foi escolhida a primeira vice-presidente do CAU/MS, em 2011 (Foto: CAU/MS)

 

 

Ainda jovem, a arquiteta e urbanista Giovana Sbaraini recebeu o convite para integrar a chapa que a levaria a ser a primeira vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, em 2011. “Quando fui convidada a entrar para o CAU, minhas filhas já estavam mais crescidas, e este foi um dos motivos de ter aceitado o desafio, pois previa o trabalho intenso que seria implantar um conselho novo”, afirma.

 

Tendo como base a lei que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil (12.378/2010), passou a compreender o que é fazer parte de uma autarquia pública que regula os serviços de arquitetura e urbanismo. “É um grande aprendizado olhar a profissão com a importância e relevância que ela tem na sociedade, se eu já valorizava o que eu fazia, o conselho me deu a consciência de que o que eu faço tem muito mais seriedade e responsabilidade do que eu já via antes”.

 

Formada em 2002 pela Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), a profissional é especialista em Edifícios Empresariais pela mesma instituição, e em Iluminação e Design de Interiores pela Universidade Castelo Branco (UCB). Mãe de duas filhas, iniciou a faculdade aos 26 anos e já começou a se dedicar a projetos arquitetônicos, Arquitetura de interiores e execução de obras. “Já trabalhei com parcerias com outros arquitetos e acho que existe mercado para todo tipo de trabalho, depende muito da postura do profissional”. Com a prática, enfrentou os desafios do mercado e percebeu as diferenças de valoração do trabalho. “Muitas vezes, precisamos ter postura firme e enfática, principalmente em execução de obras”.

 

 

 

A arquiteta e urbanista Giovana Sbaraini (Foto: Arquivo Pessoal)

 

 

Com a demanda da primeira gestão do CAU/MS, a profissional decidiu dar um tempo na carreira para se dedicar exclusivamente à atividade voluntária, em um esforço conjunto com todos os membros da gestão fundadora do Conselho. Além da vice-presidência, atuou em todas as comissões, sendo coordenadora da Comissão de Exercício Profissional e coordenadora adjunta da Comissão de Ensino e Formação Profissional. “Eu me aproximei muito da Comissão de Exercício Profissional do CAU/BR, participei de várias reuniões junto da primeira gestão, do Fórum de Presidentes e na construção de resoluções ligadas ao exercício profissional e, sendo reeleita no CAU/MS, continuei à frente da CEP/MS”, lembra.

 

Giovana destaca que as ações do CAU resgatam o valor de uma profissão que não tem ainda o devido reconhecimento pela maioria da sociedade. “É preciso ser feito este trabalho para que os arquitetos e urbanistas ocupem os lugares que lhes são de direito. Não é só o trabalho remunerado que traz realização profissional, quando o objetivo é uma sociedade mais justa e melhor”. A atuação no Conselho é para Giovana uma experiência de grande aprendizado, que trouxe também grandes frutos para a classe profissional e para a sociedade.

 

Em 2014, depois de muito debate, os arquitetos e urbanistas foram incluídos em uma nova categoria do Simples Nacional, reduzindo o percentual de tributos federais para os profissionais. No mesmo ano, Giovana teve a oportunidade de contribuir para o Plano de Governo do atual governador do Estado, Reinaldo Azambuja, coordenando o tema “Gestão Inteligente do Território”. “Eu contribuí como cidadã, em conjunto com outros colegas, e foi muito gratificante saber que tinha essa credibilidade por fazer parte do CAU/MS”.

 

A conselheira participou também do processo que resultou na parceria com o Sicredi para possibilitar o financiamento de serviços de arquitetura e urbanismo – tanto para pessoa física quanto jurídica. “A arquitetura é um produto que vai se ajustando e se reinventando, de acordo com as necessidades da sociedade, e o arquiteto pode ser contratado em várias etapas do projeto, não precisa ser contratado para tudo se o cliente não dispõe do recurso”, explica.

 

Na próxima gestão, Giovana afirma que vai continuar participando como profissional das ações do CAU/MS. “O Conselho que nós temos é aquele do qual participamos. Então, se não temos um conselho que nos representa de fato, é porque a gente não está participando”. E considera que o Estado tem grande potencial para se tornar referência na arquitetura e urbanismo por meio de projetos que valorizem os materiais e os recursos naturais. “Mesmo não estando conselheira, vou continuar dando minha contribuição”.

 

 

Por Stephanie Ribas, Analista de Comunicação do CAU/MS

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo