CAU/UF

Goiana é vencedora no Prêmio Rosa Kliass de Arquitetura Paisagística

A formanda em Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás Amanda Mendonça foi a vencedora do 3º Prêmio Rosa Kliass, para a Região 1 (Centro-Oeste e Norte), com o trabalho “O (In)visível Urbano – Requalificação Urbana e Ambiental do Córrego Palmito”. “A área de intervenção ocorre ao longo dos quatro quilômetros de extensão do córrego Palmito, na região leste de Goiânia, propondo a requalificação urbana e ambiental”, afirma a recém-graduada.  “O projeto valoriza os cursos d’água de Goiânia e celebra a vegetação do Cerrado”.

 

Área externa do projeto feito por Amanda Mendonça

 

Segundo Amanda Mendonça, a proposta foi desenvolvida por conta da necessidade de resgate do córrego Palmito, na região do bairro Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Por falta de investimento público e infraestrutura urbana de qualidade, o córrego, de acordo com a estudante, tornou-se invisível em meio ao crescimento populacional e à violência que atinge o bairro. “A proposta central visa à produção de novas paisagens que resgatem a essência local, com programa de recreação, convivência e cultura, aliado a técnicas compensatórias de drenagem”, diz a autora.

 

Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR; a estudante Amanda Mendonça; Luciana Schenk, presidente da ABAP; Lana Jubé, vice-presidente do CAU/BR

 

Segundo o professor Fernando Simon, que orientou o trabalho, o projeto propõe um conjunto que trata também de questões sociais. “Ele promove a recuperação de uma área que pode trazer benefícios para a população, gerando espaços de convivência, oferecendo lazer e até mesmo uma fonte de renda”, diz. A conselheira do CAU/GO Maria Ester de Souza, que também leciona na PUC Goiás, foi coorientadora do projeto.

Realizado pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), com apoio do CAU/BR, o Prêmio Rosa Kliass – Concurso Universitário Nacional de Paisagismo tem como objetivo reunir projetos produzidos nas universidades, a fim de investigar os temas tratados e incentivar a produção de trabalhos sobre o assunto.
Veja aqui a prancha do projeto O (In)visível Urbano – Requalificação Urbana e Ambiental do Córrego Palmito.

 

 

Fonte: CAU/GO

MAIS SOBRE: CAU/UF PRÊMIOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo