PATRIMÔNIO CULTURAL

Arquiteta mineira Luciana Rocha Feres é a nova presidente do IPHAN

A arquiteta e urbanista mineira Luciana Rocha Feres é a nova presidente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conforme ato publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, dia 11 de dezembro, assinado pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Ela substitui a historiadora Katia Bogéa.

 

Luciana Rocha Feres é a nova presidente do IPHAN Foto: Reprodução LinkedIn

 

A nova presidente do Iphan, nascida em Belo Horizonte,  é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem doutorado pela Universidade de Massachusetts. Atuou como diretora na Fundação Municipal de Cultura (2013 a 2016) e gerente de Cultura no Sesc de Minas (2017 a 2019). Foi coordenadora do Programa de Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Luciana Feres afirma defender uma conexão “abrangente” entre o patrimônio histórico cultural e o ambiente em que está inserido. “Tem que ter uma visão global, de parceria”, afirmou, em entrevista ao Estadão.

 

A troca faz parte de uma mudança geral no setor cultural em implementação pelo  recém nomeado secretário especial da Cultura , o dramaturgo e diretor Roberto Alvim. A revista Época informou, contudo, que a indicação da nova presidente foi do próprio Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antônio, ao qual a Secretaria está subordinada.

 

Há poucos dias, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) enviou  uma carta ao presidente Jair Bolsonaro na qual defendia a permanência de Bogéa no cargo e enalteceu o trabalho da aliada à frente do IPHAN. A carta foi enviada em nome da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico e Nacional, presidida por Rocha.

 

O site Escavador, citando como fonte a plataforma Lattes, informa o seguinte sobre Luciana Rocha Feres : “Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPGACPS/UFMG) e bolsista/pesquisadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participante do PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES) na University of Massachusetts, Amherst, Estados Unidos (2018-2019). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (2002), especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica (1999) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1995). Foi Gerente de Cultura do SESC em Minas Gerais (2017-2019). Foi coordenadora do Programa de Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Atuou na Diretoria de Museus e Centros de Referência (2013 a 2015) e na Diretoria do Conjunto Moderno da Pampulha (2015-2016), ambos na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Entre 2011 e 2016 foi membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e de 2011 a 2014 foi membro do Conselho Estadual do Patrimônio do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora do Curso de pós graduação em Planejamento Urbano e Ambiental do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professora convidada no curso de pós graduação em Revitalização Urbana e Arquitetônica (Escola de Arquitetura/UFMG). Possui experiência docente na área de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história e teoria da arquitetura e do urbanismo, preservação e gestão do patrimônio cultural e ambiental urbano, educação patrimonial, intervenções em edificações e áreas urbanas de interesse de preservação, cultura e cidades”.

 

Com informações do Estadão

Uma resposta

  1. Parabéns pela indicação da Colega Luciana Rocha Feres, à Presidência do IPHAN !
    .
    Enfim, uma Luz no fim do Túnel…
    .
    Aos poucos, tudo será colocado em seu devido lugar.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

PATRIMÔNIO CULTURAL

Nadia Somekh assume cadeira no Conselho Consultivo do IPHAN

PATRIMÔNIO CULTURAL

CAU Brasil e IPHAN assinam acordo para expandir atuação de arquitetos(as) e urbanistas em sítios históricos

PATRIMÔNIO CULTURAL

Presidente Nadia Somekh vai participar do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

Pular para o conteúdo