CONCURSOS DE AU

Grande Muralha Verde: concurso de ideias da UIA para estudantes

A União Internacional de Arquitetos (UIA) lançou o concurso a Grande Muralha Verde, iniciativa de ideias aberta para todos os estudantes de arquitetura do mundo. O prazo limite para as inscrições é até 20 de agosto e a divulgação dos resultados acontecerá no dia 24 de outubro.

 

As premiações são: 1º lugar – 5.000 euros e certificado; 2º lugar – 4.000 euros e certificado; 3º lugar – 3.000 euros e certificado; 4º lugar – 2.000 euros e certificado e 5º lugar – 1.000 euros e certificado.

 

O concurso de ideias, em etapa única, é fruto de iniciativa da região V da UIA para envolver a comunidade global de estudantes de arquitetura no desenvolvimento do potencial dos objetivos de desenvolvimento sustentável por meio da arquitetura. Eles são incentivados a aproveitar os benefícios dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e a responder questões que envolvem as mudanças climáticas, criando habitações acessíveis e resilientes, habitabilidade rural sustentável ao mesmo tempo em que rejuvenescem de forma sustentável a paisagem cultural e histórica. Leia mais sobre a competição no guia.

 

A iniciativa no continente africano pretende criar um enorme cinturão verde de 8000km de comprimento por 16km de largura por toda a extensão do deserto Sahel-Savana, de Dakar até ao Djibouti, localidade conhecida como a Grande Muralha Verde (GGW).

.

O ponto inicial da Grande Muralha Verde, que atravessa a região é o Senegal, um país francófono que faz fronteira com a Mauritânia ao Norte, Mali ao Leste, Guiné a sudeste e Guiné-Bissau a sudoeste. A República do Senegal é um país sem grandes relevos localizado numa depressão conhecida como bacia Senegal Mauritânia e com uma população de mais de 17.223.000 habitantes.

 

O concurso é realizado de acordo com os regulamentos da UNESCO para competições internacionais e as recomendações de melhores práticas da UIA. Acesse as diretrizes da competição.

 

As inscrições podem ser feitas AQUI 

 

Os organizadores realizarão videoconferências interativas para aumentar a consciência arquitetônica esperada em torno do GGW como um conceito para a sobrevivência humana em um mundo sob a crescente ameaça de catástrofe climática iminente. As videoconferências interativas online incluirão pelo menos quatro palestrantes para falar sobre os tópicos do seminário que são múltiplos e diversos. A participação nesses seminários interativos online é preferencialmente uma etapa “consultiva” para a participação na competição.

 

Webinar sobre o concurso realizado no dia 26 de março contou com apresentações sobre a transformação cultural africana contemporânea em ambientes extremos como o da região do Saara-Sahel.

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=AwxFpSQzMKo[/embedyt]

 

O Webinar realizado no dia 26 de março contou com apresentações sobre a transformação cultural africana contemporânea em ambientes extremos como o da região do Saara-Sahel.

 

A iniciativa integrou a série de webinars que exploram oportunidades e abordagens de design que respondem as mudanças climáticas e a criação de assentamentos rurais produtivos sensíveis a cultura que levam em conta a necessidade de abrigo acessível, habitação resilientes e habitabilidade sustentável no século XXI.

 

O evento foi moderado por Ashraf M. Salama (Egito), professor de arquitetura e diretor de pesquisa e do Cluster de Arquitetura e Urbanismo no Sul Global, Departamento de Arquitetura da Universidade de Strathclyde, Glasgow, Reino Unido.

 

E contou com as apresentações dos seguintes especialistas globais:

 

Cordelia Olatokunbo Osasona (Nigéria): arquiteta e historiadora da arquitetura com diplomas da Universidade Obafemi Awolowo (OAU), primeira mulher graduada, primeira professora mulher e depois vice-reitora da Faculdade de Design e Gestão Ambiental da OAU (EDM).

 

David A. Garcia (Espanha/Dinamarca): arquiteto e educador praticante. Professor Associado da Royal Danish Art Academy School of Architecture (KADK).

 

Hanaa Dahy (Egito/Alemanha): arquiteta praticante, professora e pesquisadora. Fundadora do departamento BioMat da Stuttgart University, ela também fundou o ArchIDA (Research Center for Architecture in Stuttgart).

 

Borong Lin (China): professor e vice-reitor da Escola de Arquitetura da Universidade de Tsinghua.

 

Nikolaos P. Tsinikas (Grécia): professor emérito da Escola de Arquitetura da Universidade Aristóteles de Salónica (AUTH) na Grécia.

 

Anna Heringer (Alemanha): arquiteta e professora honorária da Cátedra UNESCO de Arquitetura de Terra, Culturas de Construção e Desenvolvimento Sustentável.

MAIS SOBRE: CONCURSOS DE AU UIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

CONCURSOS DE AU

Câmara Municipal de Belo Horizonte abre edital para contratação de arquiteto(a)

Pular para o conteúdo