CATEGORIA

Baixe aqui os principais documentos preparatórios da Habitat III

 

As cidades ocupam apenas dois por cento do território terrestre mundial, mas são responsáveis por 70 por cento do PIB global, pelo consumo de mais de 60 por cento energia, pela emissão de 70 por cento dos gases de efeito estufa e outros 70 de lixo. É nesse contexto que a UNHabitat, a agência da ONU responsável pela habitação e desenvolvimento sustentável dos assentamos humanos, realizará entre 17 e 20 de outubro de 2016, em Quito (Equador), a Habitat III. Conferência bidecenal, a Habitat busca reforçar os compromissos dos países da ONU com uma urbanização sustentável.

 

Hoje a 54,5% da população mundial vive em cidades. Em 1976, quando foi realizada a Habitat I, em Vancouver (Canadá), o percentual era de 37,9% , e em 1996, ano da Habitat II promovida em Istambul (Turquia) era 45,1%.  Para a UNHabitat o mais relevante é que ao longo da história moderna, a urbanização tem sido um dos principais motores de desenvolvimento e redução da pobreza. A Habitat III buscará, assim, um consenso das nações em torno de uma “Nova Agenda Urbana” capaz de conciliar o crescimento da população urbana com todas as facetas do desenvolvimento sustentável para promover a equidade, bem-estar e prosperidade partilhada.

 

Os principais documentos produzidos nos encontros preparatórios para a Habitat III já estão disponíveis. Clique aqui para acessá-los. Há versões em inglês, espanhol, francês, árabe, chinês e grego.

 

Clique aqui e conheça também também o relatório do GT Habitat do Conselho das Cidades, com as contribuições  para o posicionamento do Brasil na Conferência.  O documento destaca que hoje 50% da população brasileira vive nos 25 maiores aglomerados urbanos e que 63% do PIB nacional produzido nas metrópoles, o que as torna ao mesmo tempo espaços de riqueza e pobreza, nos quais a segregação socioespacial. O relatório do GT, do qual o CAU/BR faz parte, propõe uma Agenda Urbana brasileira para os próximos 20 anos.

 

Para entender o que mudou na visão ideológica sobre as cidades desde a Habitat II, leia entrevista com Eduardo Lòpez Moreno, diretor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Capacidades Pesquisas da UN Habitat.

 

Saiba mais em:

 

Site oficial da Habitat III

 

Assista abaixo vídeo com entrevista com  Joan Clos, secretário geral da Habitat III

 

 

 

Publicado em 30/12/2015

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Uma importante corrente de divulgação através de dispositivos de comunicação será fundamental para o conhecimento de toda a população sobre um assunto tão sério e que decidirá o futuro do Planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo