ABEA

Homenagem das entidades do CEAU do CAU/BR às arquitetas brasileiras

 

Luciana Schenk, Presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagístas (ABAP) e Coordenadora do CEAU:
“A ABAP foi fundada pela pioneira Rosa Kliass e tem em seu quadro de associados quase 2/3 de mulheres. Esse numero repercute uma questão contemporânea: o crescimento da participação feminina nos diversos campos profissionais. Há uma mudança em curso, as mulheres querem discutir a sociedade em que vivem. Uma questão se coloca e ela diz respeito aos valores, ao que se julga importante, fundamental.  Há uma singularidade em nossos olhares e percepções, é vital que essa singularidade possa ganhar espaço e expressão na arquitetura, urbanismo e paisagem”.

 

 


 

Nivaldo De Andrade, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB):
O Instituto de Arquitetos do Brasil conta, há décadas, com a participação massiva de arquitetas e urbanistas. Para citar apenas algumas, destaco nomes como o de Rosa Kliass, primeira mulher a compor a diretoria do IAB-SP, em 1959, e que receberá este ano o Colar do Ouro do IAB, nossa principal comenda; o de Salete Silva, que presidiu o IAB-BA entre 1984 e 1985, com uma diretoria formada quase que exclusivamente por mulheres; e o de Dora Alcântara, que, com quase 90 anos, segue atuando intensamente no IAB-RJ, na Comissão de Patrimônio.

 

Dos 22 departamentos atualmente ativos do IAB, quase metade é presidido por arquitetas e urbanistas: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, o IAB saúda as Presidentas Isadora Padilha, Solange Araújo, Roberta Toledo, Maria Laís Pereira, Adriana Tannus, Rose Guedes, Ana Miriam Freitas, Suhayla Razzak e Renata Dantas e, através delas, as quase 90 mil profissionais que, diariamente, exercem a profissão de arquiteta e urbanista no país, qualificando as nossas cidades e melhorando os espaços nos quais realizamos nossas tarefas cotidianas.

 


 

 Diretoria Executiva 2017-2019, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA):
No Dia Internacional da Mulher, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas parabeniza as colegas que exercem a profissão de arquiteta e urbanista no Brasil, lutando por  cidades mais inclusivas, acessíveis, belas e justas nesse país tão desigual.

Nestes tempos de luta, as mulheres continuam sofrendo ataques e preconceito no Brasil e no mundo. O congelamento dos gastos públicos e a reforma trabalhista vitimam todo o povo brasileiro e as mulheres são as mais atingidas por essa política que só beneficia o capital especulativo e não aqueles que trabalham e produzem desenvolvimento para o país. Para as mulheres isso significa serem deixadas à própria sorte, sem creches e escolas para seus filhos, sem saúde pública e assistência de nenhum tipo. A proposta de Reforma da Previdência é outro ataque à dignidade das pessoas e, em especial, das mulheres.

 

A FNA e os sindicatos de arquitetos e urbanistas defenderam, defendem e defenderão sempre a atuação cada vez maior e mais igual das arquitetas e urbanistas em seus espaços e nos de atuação profissional! Contem conosco e participem!”

 


 

João Carlos Correia, Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA):

 

As mulheres são a esperança da arquitetura, do urbanismo, do paisagismo, das cidades, ou melhor, do mundo.

 

 

As mulheres, em particular, passaram do desespero para a esperança. Da negação total ao reconhecimento tímido dos direitos. Nós conquistamos da direita para a direita; dia a dia. Tem sido uma luta cheia de dificuldades de todos os tipos que podem ser imaginadas, começando pelas pessoais. (Altamira Gonzalo).

 

Anos de luta e bravura para enfrentar o cotidiano. Todas, sem exceção, lutam diariamente para mostrar que podem. Vamos falar das que estudam. Muito delas são mães e esposas que enfrentam os cursos noturnos com braveza e maestria. Lutam e enfrentam o cotidiano de um curso numa demonstração de força e sabedoria. Sabem, a todo instante que o mundo só é mundo por causa delas. As mulheres sabem que a conquista que um mundo melhor, com uma qualidade de vida melhor e com pessoas melhores somente acontecerão quando conseguirem a tão esperada igualdade de conquistas e justiças.

 

Na arquitetura e urbanismo já são maioria. Com o aumento exponencial dos cursos a partir desta década, serão muito mais. Mudanças necessariamente acontecerão. Lutarão para que nossas cidades sejam mais agradáveis, bonitas e acessíveis a todos. Sabem, muito mais que os homens devem ser parceiros e não concorrentes.

 

Se neste ano de 2019 a Mangueira defendeu o enredo História para ninar gente grande, que exaltou líderes que influenciaram a história do Brasil, especialmente índios, negros e mulheres, um dos momentos mais marcantes do desfile foi a inclusão de uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018 e cujo crime permanece sem solução.

 

Porém se houve uma lutadora na educação, nunca poderemos esquecer de Heley de Abreu Silva Batista uma professora de 43 anos que tentou salvar as crianças do fogo que as consumiam durante o ataque à creche em Janaúba (MG) aproximadamente a dois anos atrás.

 

Assim, a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA, se compromete que estará constantemente ao lado daqueles que contribuem e contribuirão com seus saberes para um mundo melhor.

 


 

Edison Lopes, Presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA):

“Como sempre, sempre elas.

Às nossas colegas, empreendedoras que todas mulheres são e arquitetas por opção:

Que o respeito seja o padrão;

Que a diversidade seja exaltada,

e sua força, valorizada.

Que todos os dias sejam seus!

Feliz todos os dias das mulheres!”

 


 

Diretoria 2017-2018, Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil  (FENEA):

Nesse Dia Internacional da Mulher queremos que pensem melhor sobre como é ser mulher dentro do espaço que estamos, na nossa futura profissão, dentro do movimento estudantil, nos movimentos sociais e na luta por direitos igualitários.

 

Na gestão atual temos um corpo diretor onde mais de 60% dos integrantes são mulheres, mas quando olhamos para esse mesmo dado dentro das demais entidades e do próprio conselho dificilmente esse feito se repete. Só nós sabemos o quanto é difícil levar em frente a jornada dupla de trabalho, os preconceitos sobre nós dentro da profissão que escolhemos seguir, e é difícil e triste ver quantas de nós acabam tendo que desistir no meio do caminho.

 

Estamos em um período ainda maior de luta, com os direitos ameaçados, mas é sempre melhor lembrar de quantas mulheres fortes existiram antes de nós, que levaram a luta adiante, tanto a luta como mulher quanto como arquiteta e urbanista, lutando pela distribuição de terra justa, por cidades, prédios e paisagens mais inclusivas e seguras, por uma arquitetura para todas e todos.

 

E por isso neste dia 08 de março nós da diretoria atual não queremos desejar felicidades apenas, desejamos força, determinação e resiliência na vida e na luta de cada uma. E que daqui pra frente possamos caminhar cada vez mais juntas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

ENTIDADES DE ARQUITETURA

Representantes dos arquitetos e urbanistas publicam posicionamento diante da tragédia provocada pela mineração em Maceió

IAB

Novo presidente do IAB, Odilo Almeida: “Nosso objetivo será a melhoria das condições de trabalho dos(as) arquitetos(as) e urbanistas a serviço da população brasileira”

ENTIDADES DE ARQUITETURA

Participe do Projeto Casa Eco Pantaneira! Inscrições encerram-se dia 15 de fevereiro

Pular para o conteúdo