ARQUITETOS EM DESTAQUE

Hotel brasileiro é honrado em Prêmio Global de Arquitetura e Design

O hotel e SPA brasileiro Botanique, localizado na Mantiqueira, em Campos de Jordão, recebeu menção honrosa do Prêmio Global de Arquitetura e Design (GADA) 2019.

 

O objetivo da premiação é reconhecer os melhores projetos que desenvolveram “uma linguagem arquitetônica que ‘sustente’ e ‘sobreviva’ aos impactos dos novos desafios”, constituindo uma “linguagem arquitetônica do futuro – levando a inovação um passo adiante”. Na edição de 2019, mais de dois mil trabalhos foram submetidos à premiação, oriundos de mais de 40 países.

 

Foto: Botanique Hotel & Spa/Divulgação

 

O projeto do hotel é colaboração entre vários arquitetos – os telhados do hotel são do Arquiteto e Urbanisa William Gorham, nascido no Rio de Janeiro e criado em São Paulo, e a estrutura arquitetônica é assinada pelo escritório paulista Cândida Tabet Arquitetura. Contando com a participação de vários paisagistas, inclusive de um dos principais do mundo, o inglês John Brookes, o hotel incorpora elementos raros, como vigas e tábuas com 106 anos de idade; pedras de saibro de rios próximos, com até 3 toneladas cada, empilhadas e inteiras. Levou cerca de 18 meses de montagem e um ano de espera para autorização do IBAMA.

 

Foto: Botanique Hotel & Spa/Divulgação

 

O prédio principal está “plantado” dentro de 300 caixas de horta, com jardins verticais e milhares de vasos, circundado por jerivás de altitude, e as raras erezinas vermelhas que se avistam do corpo principal do hotel. Os interiores foram projetados com a curadoria da Adélia Borges, crítica de design e ex-diretora do Museu da Casa Brasileira. O espaço Botanique é referência do novo design, da cultura e da gastronomia do Brasil.

 

 

A premiação é iniciativa da Rethinking the Future, organização comprometida em fornecer uma plataforma internacional para reconhecer talentos do Design no mundo e propagar tendências internacionais que busquem por soluções para as necessidades atuais e futuras. A associação também celebra e compartilha conhecimentos através de prêmios, eventos e diálogos acadêmicos no campo da Arquitetura e do Design.

 

Com informações da Gazeta do Povo

2 respostas

  1. Prezados,

    Nosso escritório acaba de ser selecionado em um concurso internacional de obra construída que tem lugar em Londres, justamente na categoria hotéis e gostaria saber como podemos difundir no canal do CAUBR essa boa notícia, tal como fui publicado o projeto do colega que parabenizamos.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo