ARQUITETURA SOCIAL

I Fórum Cidade, Favela e Patrimônio começa quinta-feira com Encontro virtual de GTs

 

Começa na quinta-feira (16/04), às 18h30, o I Encontro de Grupos de Trabalho (GTs), uma das etapas para o I Fórum Cidade, Favela e Patrimônio, que integra o calendário do Rio Capital Mundial da Arquitetura. O objetivo é identificar caminhos e fortalecer iniciativas para a construção coletiva de novos entendimentos sobre a favela, seu patrimônio e o desenvolvimento urbano sustentável. Com o distanciamento social recomendado devido à pandemia do novo coronavírus, a agenda foi alterada e o evento, adaptado. E agora, segue com força total.

 

– Diante do que já é considerada uma das piores crises que o mundo já enfrentou, eu, a Alini Rangel e a Márcia Souza, que desenvolvemos o programa, tivemos uma certeza: apesar de todas as dificuldades e por conta delas, o momento não era de recuar, mas de continuar. Tomada a decisão de manter a realização do Fórum em setembro, era preciso, portanto, reorganizar os GTs. A solução veio através da tecnologia -, explica a historiadora Renata Santos, uma das idealizadoras do trabalho.

 

O primeiro GT do projeto, que resultou da parceria entre a Contemporânea (agência de pesquisa e desenvolvimento social) e o Museu de Favela (MUF), será realizado via plataforma Zoom. Após a apresentação dos grupos, o link de cada um deles será divulgado para os interessados participarem. São divididos em quatro temas: memória e cultura; diversidade e mistura; desenvolvimento urbano sustentável; e políticas públicas.

 

Com reuniões virtuais, Márcia Souza (alto à esq.), Renata Santos (alto à dir.) e Alini Rangel adaptaram a programação e farão o I Encontro de GTs esta semana. Trabalho é a primeira etapa para o I Fórum Cidade, Favela e Patrimônio, previsto para setembro

 

Após o trabalho do dia 16 de abril serão traçados novos planos para a elaboração de propostas a serem apresentadas no Fórum Cidade, Favela e Patrimônio, previsto para setembro. A expectativa é que durante três dias, painéis, conferências e apresentações culturais resultem em propostas e deliberações coletivas, visando a articulação de políticas públicas efetivas e inclusivas.

 

O encontro será aberto a todos os interessados em refletir sobre a relação entre a cidade e a favela pelo viés do patrimônio. Renata Santos acredita que, com a pandemia, o I Fórum Cidade, Favela e Patrimônio ganhou uma nova dimensão, uma emergência:

 

-Apesar do coronavírus não fazer distinção entre classes sociais, a falta de infraestrutura enfrentada pelas comunidades e periferias da cidade torna esses lugares mais suscetíveis aos efeitos da pandemia. Apesar das atenções naturais recaírem sobre a saúde e a economia, não é possível descuidar dos impactos sociais e culturais dessa crise. A solução, ainda incerta, passa pela união de todos -, explica.

 

Alini Rangel, diretora-presidente do MUF, reforça o comentário de Renata. Para ela, a pandemia aumentou a responsabilidade do fórum:

 

– Não é possível repensar a cidade com exclusão. Tratamos da unificação.

 

Serviço:
1º Encontro virtual de GTs
Edição especial via Zoom
Data: 16/04
Horário: 18h30
Acesse: https://zoom.us/j/731739254?pwd=OXRUZ3hsNnV6WWtIRm04YWRibl FwQT09

Meeting ID: 731 739 254

Password: 003782.

 

RIO CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA

O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Arquitetos (UIA). Cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, exposições e concursos públicos, adiado para 18 a 22 de julho de 2021, devido ao surto de coronavírus no mundo. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.

 

UIA 2021 RIO

Com o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” e expectativa de público de 20 mil profissionais da área, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo. Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e com a organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o evento convida especialistas e entusiastas de cidades mais dinâmicas, justas e sustentáveis a debater soluções inicialmente entre os dias 19 e 23 de julho de 2020 (devido à pandemia de Coronavírus no mundo, a data foi adiada para 18 a 22 de julho de 2021). O Congresso conta ainda com eventos preparatórios e paralelos, como exposições, seminários e workshops, que acontecem por todo o país.

 

Fonte: Rio Capital Mundial da Arquitetura

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

Pular para o conteúdo