CAU/BR

I Seminário Nacional de Urbanismo: reveja transmissão dos debates

O CAU/BR promoverá, no dia 10 de novembro, o I Seminário Nacional de Urbanismo, das 9h às 18h. Organizado pelas Comissões de Política Profissional (CPP) e de Política Urbana e Ambiental (CPUA), o evento pode ser acompanhado pela TV CAU/BR no YouTube e será dividido em mesas temáticas. Após as palestras, acontecerá um debate com os convidados.

 

A cerimônia de abertura contará com falas do presidente do Conselho, Luciano Guimarães, e da Conselheira Federal Josemee Lima, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP).

 

Confira abaixo as mesas temáticas e os currículos dos participantes:

 

9:15h – OBSERVANDO O URBANISMO – Da Cidade ao Urbano.

 

Palestrante: Cristóvão Fernandes Duarte – Arquiteto e urbanista pela UFRJ, mestrado em Urbanismo e doutorado em Planejamento Urbano e Regional também pela UFRJ. Foi Superintendente Regional do IPHAN para os estados do Pará e Amapá e professor da Universidade da Amazônia. É professor associado da UFRJ e coordenador do mestrado profissional em Arquitetura Paisagística. Atualmente também é professor do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ.

 

 

Apresentação: Patrícia Luz de Macedo – Arquiteta e urbanista, servidora pública estadual da Secretaria de Educação e Cultura. Formação em Direito com especialização em Direito Público e com assento na Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN. Ex-presidente do CAU/RN, tendo sido a coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU. Ex-presidente do IAB/RN e membro do Conselho Superior do IAB/DN, com assento no Conselho de Habitação de Interesse Social de Natal/RN. No Conselho Federal representa o estado do RN; é coordenadora da CEP-CAU/BR com assento no CEAU-CAU/BR. É membro da CPUA-CAU/BR e da CTHEP-CAU/BR, além de integrar o CG-CSC. Neste ano ocupa a 1ª vice presidência do CAU/BR.

 

9:45h – Debate com o palestrante

 

10:00h – A EDUCAÇÃO URBANÍSTICA: A Importância da Formação do Cidadão na Construção de Cidades Melhores.

 

Palestrante: Simone Sayegh – Arquiteta e urbanista formada pela FAUUSP (1995), graduada em pedagogia e pós graduanda em Neurociência pelo Albert Einstein. Participa do GT Infância, Juventude, Cidade, Educação, do IAB-SP. Trabalhou 18 anos na difusão da Arquitetura em revistas especializadas e sites para o público final, como revista AU – Arquitetura e Urbanismo. Seus textos constam em livros de arquitetura e livros técnicos. Responsável pelo desenvolvimento dos cursos e oficinas do projeto Casacadabra.

 

 

 

Palestrante: Maria Elisa Baptista –  Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Urbanismo pela UFRJ. Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas. Presidente Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil.

 

 

 

 

Mediadora: Josélia Alves – Doutora em Geografia-UFF-RJ e mestre em Urbanismo-PROURB-UFRJ, com Especialização em Planejamento e Meio Ambiente-Geografia-UFAC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo-Faculdades BENNETT-RJ. Tem experiência em Planejamento e Projeto de Edificações e do Espaço Urbano e pesquisa em projetos urbanos e habitação popular. Professora da Universidade Federal do Acre – UFAC e Conselheira Federal CAU-BR pelo Acre, membro da Comissão de Ensino e Formação-CEF e coordenadora da Comissão de Política Urbana e Ambiental-CPUA do CAU-BR. Autora do livro “Quando a Rua vira Rio: vulnerabilidade socioambiental urbana”.

 

10:45h – Debate com os palestrantes

 

11:00h – A LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA:  A Importância da Manifestação Popular no Exercício da Cidadania.

 

  Palestrante: Victor Carvalho Pinto – Jurista especializado em infraestrutura, desenvolvimento urbano e finanças públicas. Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo. Autor do livro “Direito Urbanístico: Plano Diretor e Direito de Propriedade”. Consultor Legislativo do Senado Federal na área de Desenvolvimento Urbano. Sócio do escritório Viana, Castro, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados. Colaborador do Lincoln Institute of Land Policy, do Laboratório Arq.Futuro/Insper de Cidades, do site Caos Planejado e do Projeto Infra2038. Integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal.

 

 

Palestrante: Ernesto Galindo  –  Pesquisador do IPEA, arquiteto e urbanista, especialista em gestão pública, mestre em transportes e doutorando em geografia. Foi coordenador da área urbana e relator, pelo Ipea, do Relatório do Brasil para Habitat III. Participou da elaboração de planos diretores e da discussão sobre agricultura familiar no Mercosul. Foi analista de infraestrutura no Ministério das Cidades e analista em reforma e desenvolvimento agrário no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Desenvolve pesquisas em desenvolvimento urbano, agrário e regional, em especial sobre mobilidade, rede urbana e agricultura familiar. É apoiador do Sistema CAU nas discussões sobre a Nova Agenda Urbana, Habitat III e indicadores urbanos.

*

Mediador: Ednezer Rodrigues Flores Arquiteto e urbanista e Consultor Hospitalar, tendo como atividades principais a elaboração de projetos de arquitetura, coordenação e consultoria técnica para a implantação de Estabelecimentos de Saúde, em diversos municípios do Estado do Rio Grande do Sul; sócio-diretor do escritório de arquitetura Arqhos Arquitetura & Consultoria Ltda; arquiteto responsável pelo setor de arquitetura da empresa Incorp-Consultoria e Assessoria Ltda; atuação em paralelo na área de docência de especialização, voltado a arquitetura e ao planejamento e administração hospitalar. Conselheiro Federal CAU-BR pelo Rio Grande do Sul, coordenador-adjunto da Comissão de Política Urbana e Ambiental-CPUA, membro da Comissão de Organização e Administração-COA.

 

 

11:45h – Debate com os palestrantes

 

TARDE

15:00h – A AUTOCONSTRUÇÃO URBANA.  –  Propostas de Reurbanização.

 

Palestrante: Maria Teresa Diniz  –   Arquiteta e urbanista formada pelo Izabela Hendrix em Belo Horizonte, mestre em geografia pela Université Panthéon-Sorbonne. Trabalhou na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – Sehab, onde foi coordenadora do Programa de Urbanização de Paraisópolis e do GT Projetos, liderando uma equipe de especialistas que desenvolveu as diretrizes de projetos para urbanização de favelas e habitação de interesse social. Sua equipe foi responsável pelo concurso nacional de projetos RENOVA/SP, a maior concorrência pública desta natureza no Brasil. Foi coordenadora executiva do USP Cidades e assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Projetos da CDHU. Atualmente, é chefe da assessoria técnica da SMT e uma das responsáveis pela edição do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias da Prefeitura.

 

Apresentador: Emerson do Nascimento –  Arquiteto e urbanistas formado pela Universidade CEUMA em 2007. MBA na plataforma BIM- Modelagem Planejamento e Orçamento. Atua em projetos e execuções de Arquitetura e Urbanismo para os segmentos público e privado. Conselheiro Federal do CAU/BR pelo estado do Maranhão, membro da Comissão e Organização e Administração e coordenador adjunto da Comissão de Política Profissional, hoje respondendo pela coordenação.

 

 

15:45h – Debate com a palestrante

 

16:00h – A ATHIS E O URBANISMO – Melhoria Habitacionais e Regularização Fundiária.

 

Palestrante: Gilson Paranhos – Graduado pela Universidade de Brasília, desenvolveu pelo escritório Milton Ramos e Figueiredo Ferraz, o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Participou, em Abadiânia-GO, das pesquisas em argamassa armada com o arquiteto João Filgueiras Lima – Lelé. Assumiu a presidência do IAB no Distrito Federal e, posteriormente, a presidência Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil tornando-se o porta-voz das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo em Brasília. Representou ativamente, junto ao Congresso Nacional, na criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Foi presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB defendendo a “bandeira da ATHIS” e no mesmo momento foi vice-presidente, da região Centro-Oeste, da Associação Brasileira das Companhias e Agentes Públicos de Habitação no Brasil. Atualmente desenvolve consultorias e projetos diversos em Brasília e proximidades.

 

 

Palestrante: Myrian Cardoso – Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioterritorial do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Planejamento Urbano Integrado e Gestão Governamental pela (FGV) e Engenharia de Segurança do Trabalho (UNAMA). Possui curso de extensão universitária em Planos Diretores e Regularização Fundiária. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia e em Direito (FEAPA). É coordenadora técnica da Comissão Permanente de Regularização Fundiária da PROAD/UFPA e coordenadora científica da Comissão Nacional de Regularização Fundiária, bem como coordenadora idealizadora do Coletivo MultiverCidades da Amazônia.

 

 

Mediador: Andre Blanco – Arquiteto e urbanista, especialista em Arquitetura Bioclimática e Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo pela (UPC Barcelona Espanha). Mestre em Geociências (UNICAMP), diretor presidente do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Ambiente Total, conselheiro do CAU/SP, diretor SASP e fundador do Acampa BR e tem atuação em Bioarquitetura e Ecourbanismo.

 

 

16:45h – Debate com os palestrantes

 

17:00h – CIDADES PÓS PANDEMIA: Cartografia Urbana da Covid 19 sob recorte de Gênero

 

Palestrante: Carolina Pescatori  –  Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Brasília; mestre em Arquitetura da Paisagem pela Pennsylvania State University, EUA e doutora em Teoria e História do Urbanismo pela UnB. É professora da FAU-UnB e do Programa de Pós-graduação da FAU-UnB; membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e editora-chefe da Revista Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

 

Palestrante: Maribel Aliaga – Professora adjunta do Departamento de Projeto, Expressão e Representação e do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília; arquiteta e urbanista pela Faculdade Belas Artes de São Paulo; mestre em Arquitetura pelo Programa de Pesquisa em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília; pesquisadora do Grupo de Pesquisa da História do Urbanismo e da Cidade e do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Espaço; e conselheira no IAB-DF, participando na Comissão de Gênero e de Educação.

 

 

Mediadora: Luiza Dias  –  Arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília; cursou um ano de Arquitetura na Instituto de Tecnologia de Illinois em Chicago, EUA. É conselheira superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – DF, onde atua como coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero e Raça; no IAB/DN e é vice-presidente Extraordinária de Ações Afirmativas e co-coordenadora da Comissão de Equidade de Gênero – Rosa Kliass. Mestranda em Teoria, História e Critica de Arquitetura pela UnB, e pesquisadora do Observatório Amar.é.linha de pesquisa feminista em Arquitetura e Urbanismo, focada na Cartografia da COVID-19 e a mulher no DF.

 

17:45h – Debate com as palestrantes

18:00h – ENCERRAMENTO

 

 

Para participar do I SEMINÁRIO NACIONAL DE URBANISMO DO CAU/BR acesse aqui!

 

 

27 respostas

  1. Prezados senhores. Gostaria de me inscrever no Seminário e saber se ha algum valor a ser pago para assistir.

  2. Olá. Gostaria de saber se o evento será aberto a estudantes. Gostaria de divulgar entre os alun@s.

  3. Tem como se inscrever? tem como emitirem algum tipo de certificado para quem acompanhar para podermos citar no curriulum?

  4. Conteúdos muito interessantes, gostaria tb de ouvir sobre mobilidade urbana – cidades inclusivas.
    Parabéns pela iniciativa.

  5. Prezados Colegas,
    Obrigado pelo convite. Acho que para um evento de urbanismo deveria prevalecer temas urbanísticos, como desenho urbano, hierarquia viária, prolongamento viário, desapropriação, infraestrutura urbana, avaliação etc. Espero ter contribuído. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo