ENTIDADES DE ARQUITETURA

IAB-RJ debate gestão integrada de projetos, construção sustentabilidade e inovação

Estimativas da Organização Internacional do Trabalho apontam que, até o final de 2017, existirão no Brasil 13,6 milhões de desempregados. Apesar do cenário tenebroso, os setores de arquitetura e da construção buscam, cada vez mais, por profissionais capazes de atuar em ambientes integrados de processos, com o mínimo de desperdício e baixo impacto ambiental. Para entender as exigências do mercado, o IAB-RJ promove, na terça-feira, 21 de março, às 18h30, o debate “Gestão Integrada de projetos e construção, sustentabilidade e inovação”. O evento, aberto ao público, ocorrerá no auditório da sede do Departamento, no Flamengo.

 

O debate contará com as participações dos professores do programa IAB-RJ Compartilha, entre eles: Eliane Sarmento, especialista em gestão de projetos e em materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil; Eduardo Ribeiro, especialista em computação para arquitetos; Emiliano Reis, biólogo e especialista em gerenciamento de resíduos da construção; Ivan Xavier, especialista em gerenciamento e orçamento de obras; Andrés Passaro, especialista em fabricação digital e habitação emergencial; Sonia Lopes, especialista em gerenciamento de projetos;  Lygia Niemeyer, especialista em conforto ambiental; e Mariana Guimaraens, especialista em ecologia e modelagem ecológica.

 

Para contribuir com a discussão, a arquiteta e sócia diretora da Casa do Futuro, Rosana Corrêa, fará apresentação especial sobre experiências em consultoria em sustentabilidade, inovação e tecnologia de empreendimentos imobiliários.

 

Voltado a arquitetos e urbanistas, engenheiros, gestores de projetos e ambientais, o debate visa a contribuir com o debate sobre gestão integrada de projetos, sustentabilidade e inovação em todas as suas vertentes. Os conteúdos apresentados serão, posteriormente, aprofundados nos cursos promovidos pelo IAB-RJ Compartilha. A grade dos cursos será divulgada em breve.

 

Os coordenadores do IAB-RJ Compartilha, Cláudio Crispim e Eliane Sarmento, defendem os cursos do programa de educação continuada do Departamento como excelentes opções para os profissionais se manterem atualizados e prontos para quando a oportunidade surgir. “O objetivo do IAB-RJ Compartilha é oferecer uma formação complementar à formação acadêmica. O programa oferece conteúdos exclusivos que privilegiam as demandas atuais do mercado”, afirmam.

 

Sobre os professores do IAB-RJ Compartilha

 

Eliane Sarmento

 

Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com formações em: Fundamentos e Melhores Práticas em Gestão de Projetos pelo sistema (PMBOK do PMI) ; Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção pelo Instituto Desenvolvimento da Habitação Ecológica ; Design em sustentabilidade pelo Gaia Education Institute ; Design e Gestão colaborativa de projetos para Comunidades sustentáveis pelo sistema Dragon Dreaming ; Liderança Estratégica pelo The Natural Step ; Organização e marketing dos serviços de arquitetura e gerenciamento de obras, pelo CREA e Sindicato dos Arquitetos ; e. Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro. Coordena Equipe Multidisciplinar para desenvolvimento de projetos em arquitetura, ambiente e educação e ministra disciplinas no Programa de MBE – Economia e Gestão da Sustentabilidade com enfase na construção civil,  do Instituto de Economia da UFRJ.

 

Emiliano Reis

 

Biólogo e Mestre em Ciências Biológica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-AM), Cursou o curso de Capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Saúde pela UNB- DF. Possui experiência na área de Zoologia e Gestão Ambiental na qual elaborou Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Implementação de programas de Coleta Seletiva, Programas de Educação Ambiental e Licenciamento ambiental para instituições públicas e privadas, dentre elas, escritórios de engenharia, arquitetura, consultórios, órgãos públicas e outros geradores de resíduos.

 

Eduardo Ribeiro

 

Arquiteto e urbanista, com especialização em Computação para Arquitetos pela USP. Foi coordenador e professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP de 2005 a 2011. Está no Rio de Janeiro desde 2011 com a D5 Cursos, Arquitetura e Design, empresa especializada em treinamento e implementação de BIM, tendo como alguns clientes o BNDES, Marinha do Brasil, Bernardes Arquitetura entre outros escritórios cariocas. Responsável pela capacitação de BIM dos professores do curso de arquitetura da Universidade Estácio de Sá. Atualmente faz mestrado na FAU-UFRJ onde estuda a utilização do BIM na aprovação dos projetos.
 
Ivan Xavier
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é arquiteto – Lamé Housing Arquitetura Ltda, professor da EAU da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atua como professor de graduação na EAU da UFF e na AEA nos cursos de Extensão Universitária, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, principalmente nos seguintes temas: Elaboração de projetos arquitetônicos, orçamento, planejamento e custos de obras; gerenciamento e fiscalização de obras e pesquisa na área desempenho técnico construtivo e patologias construtivas do edifício.
 
Andrés Passaro
Professor adjunto FAU UFRJ é um dos Coordenadores LAMO, Laboratório de Modelos e Fabricação Digital da FAU UFRJ. Doutorado em Teoria da Arquitetura na ETSAB UPC Barcelona (2004). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na FAU-USP – São Paulo (1996). Graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UFRJ Rio de Janeiro (1990). Atualmente desenvolve projetos e pesquisas em fabricação digital e habitação emergencial. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto, Sistemas Construtivos e Teoria da Arquitetura.

 

Sonia Lopes

 

Arquiteta e Mestre em Arquitetura pela UFRJ, Especialista em gerenciamento de projetos pela FGV e Doutora em Administração pela UNR. Mais de 25 anos de experiência em projetos, é a fundadora da empresa TIP PROJETOS que atua em Consultoria em Gerenciamento de Projetos, elaborando modelos personalizados para a necessidade de cada cliente. Também atua em Treinamento e Coaching de aspectos técnicos e interpessoais do gerenciamento de Projetos. Professora de MBAs da FGV e UFF com disciplinas técnicas de gerenciamento de projetos, além de Negociação e Cultura Organizacional aplicadas ao ambiente de projetos. Palestrante convidada por diversas instituições.

 

Lygia Niemeyer

 

Arquiteta e urbanista, mestre em Conforto Ambiental pelo PROARQ/ UFRJ (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na École Nationale Superieure dArchitecture de Toulouse sobre Conforto Acústico e Gestão de Ruído Ambiental (2011). Na área de pós-graduação, é professora do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura da FAU/ UFRJ. Acumula experiência em Arquitetura e Urbanismo com ênfase nas áreas de conforto ambiental, acústica arquitetônica e ruído urbano.

 

Mariana Guimaraens

 

PhD em Biologia Marinha pela Universidade de Miami, mestre em Ecologia (UFRJ), bacharel e licenciada em Ciências Biológicas USU. Professora Adjunta UNISUAM e professora Adjunta Universidade de Pernambuco (UFPE).

 

Sobre o IAB-RJ Compartilha

 

Lançado em novembro de 2016, o Programa de Educação Continuada IAB-RJ Compartilha surgiu como opção para aqueles que buscam uma formação complementar à formação acadêmica. O programa conta com um corpo docente composto por profissionais reconhecidos na área acadêmica e no mercado. Este ano, estão previstos a realização de dez cursos, são eles: gestão de pessoas na cadeia produtiva da arquitetura e construções sustentáveis; sustentabilidade para edificações e seu contexto – projeto e performance; gestão de resíduos sólidos na construção; introdução ao BIM; orçamento de obras; gerenciamento de obras; projeto – desenho paramétrico – fabricação digital; gerenciamento de projeto para arquitetos; requisitos de acústica da NBR 15575; e introdução à ecologia e modelagem ecológica. 

 

Fonte: IAB-RJ

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Sustentabilidade

CAU/BR celebra Dia Mundial da Água e divulga projeto com recursos hídricos em espaços públicos

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo