EVENTOS

IABsp lança chamada de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo dia 22

O IABsp lança oficialmente nesta terça-feira, 22 de janeiro, a chamada de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo.

 

Centro Cultural São Paulo. Foto de Ciro Miguel

A partir das 18h30, em um happy hour no edifício-sede do IABsp, os curadores Vanessa Grossman, Ciro Miguel e Charlotte Malterre-Barthes conversarão com interessados em apresentar propostas para a XII Bienal. O evento ocorrerá no CCSP (Centro Cultural São Paulo), de setembro a dezembro deste ano. A chamada fica aberta até 1º de abril.

 

Sob o tema Todo Dia, a XII Bienal busca revelar a arquitetura do dia a dia em suas diferentes escalas. Arquitetos e urbanistas há muito vêm aspirando projetar ambientes completos, civilizações e, até mesmo, o planeta. Mas, no atual clima de incerteza política, econômica e ambiental, esses profissionais passaram a reconhecer os limites de suas disciplinas. Em reação, trouxeram o foco da arquitetura para a esfera do dia a dia, questionando a finalidade central do projeto em um mundo superprojetado —aí incluídos objetos banais, rotinas diárias, protocolos de manutenção, ou até o uso habitual de recursos básicos. Essa linha de investigação, tema da XII Bienal, restabelece a dimensão mais trivial da realidade, o “todo dia”, como um mediador da produção da arquitetura e da cidade em busca de uma nova ética e estética da humildade.

 

O tema Todo Dia está estruturado em torno de três eixos temáticos: Relatos do Cotidiano, Materiais do Dia a Dia e Manutenções Diárias. Cada eixo trará pesquisas, trabalhos especulativos, instalações e projetos de arquitetura, design, urbanismo e paisagismo. Também serão apresentados outros tipos de intervenção material que problematizem as mediações contemporâneas do plano cotidiano em diferentes escalas: do corpo aos objetos, dos espaços interiores aos limites planetários.

Pavilhão Ciccillo Matarazzo da Fundação Bienal de São Paulo.

Informações completas sobre o tema da XII Bienal de Arquitetura de São Paulo e a forma como as propostas devem ser submetidas estarão no hotsite do evento também a partir de terça-feira (22), quando o link para o site ficará disponível na homepage do IABsp.

 

As propostas devem ser enviadas digitalmente, por meio dos formulários do hotsite. O processo seletivo será conduzido pelos curadores juntamente com um júri composto por Javier Agustín Rojas (arquiteto, fotógrafo, jornalista de Buenos Aires), Gabriela de Matos Moreira Barbosa (arquiteta e coordenadora do coletivo Arquitetas Negras do Recife), Renato Cymbalista (arquiteto e professor da USP).

 

 

Happy Hour – XII Bienal de Arquitetura

dia: 22 de janeiro

horário: a partir das 18h30

local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306 – 4º andar

Vila Buarque, São Paulo – SP

Tels. (11) 3259-6866/ (11) 3259-6149

 

Submissão de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo

prazo: 1º de abril de 2019 às 17h

MAIS SOBRE: EVENTOS IAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

Pular para o conteúdo