CPUA

Inicia o Seminário Nacional de Meio Ambiente do CAU Brasil em Rio Branco

 

Começou em Rio Branco, no Acre, o Seminário Nacional de Meio Ambiente – Urbanização e mudanças climáticas: desafios para cidades resilientes na Amazônia. Até o sábado, 10 de setembro, arquitetos e urbanistas, representantes das Comissões de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil e CAU/UF se reúnem em território amazônico. O objetivo é formular estratégias para a preservação deste patrimônio natural brasileiro e um dos bens mais valiosos do mundo. Os debates devem estruturar o Projeto Amazônia, programa de ação dos arquitetos e urbanistas que deve ser apresentado durante o 23º UIA 2022, em Copenhague. 

Chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do CAU/BR, Luciana Rubino

O evento começou com o Encontro Regional de Comissões de Política Urbana e Ambiental (CPUAs).  A primeira mesa contextualizou os participantes sobre proposições legislativas que impactam o trabalho dos arquitetos e urbanistas. A apresentação do tema foi feita pela Chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Parlamentares do CAU/BR, Luciana Rubino. Pelo menos quinze projetos de lei, emendas e outras proposições tramitam na Câmara Federal e no Senado com algum nível de interferência sobre o exercício da arquitetura e urbanismo. As proposições tratam de temas como licenciamento ambiental, Áreas de Preservação Permanente, catástrofes socioambientais, crimes ambientais, desenvolvimento sustentável, planejamento urbano sustentável, sustentabilidade e mobilidade urbana, sustentabilidade na construção civil e nas edificações. Saiba quais são 

 

O arquiteto e urbanista Thomaz Ramalho falou sobre a experiência do projeto ANDUS

 

O encontro também pretendeu oferecer aos participantes, representantes dos CAU/UF de entidades da Arquitetura e Urbanismo, um contexto sobre as especificidades de ocupação da Amazônia. Para isso, a organização convidou representantes de iniciativas que realizam experiências práticas de urbanização no território. O arquiteto e urbanista Thomaz Ramalho falou sobre a experiência do projeto ANDUS implementada em Amajari/RR. O projeto apresenta soluções baseadas na natureza para a urbanização e regularização fundiária na Amazônia. 

 

A coordenadora do projeto Rede Amazônia, Myrian Cardoso

A experiência do Programa Morar, Conviver e Preservar a Amazônia, realizado pela Rede Amazônia, foi apresentada aos participantes do Encontro da CPUA. A Rede forma agentes multiplicadores de regularização fundiária e prevenção de conflitos socioambientais urbanos na região amazônica, trabalho que conta com amplo trabalho de ensino, pesquisa e extensão. A coordenadora do projeto, Myrian Cardoso, falou sobre os resultados da intervenção sobre a complexa realidade da ocupação do território amazônico. 

O Seminário Nacional de Meio Ambiente – Urbanização e mudanças climáticas: desafios para cidades resilientes na Amazônia é uma realização do CAU Brasil através da Comissão de Política Urbana e Ambiental. O evento acontece entre 8 e 10 de setembro no auditório do Sebrae em Rio Branco, no Acre, e faz parte da agenda de encontros regionais promovidos pela CPUA. Com o Seminário, o CAU pretende posicionar os arquitetos e urbanistas brasileiros diante de temas estratégicos para a preservação da Amazônia. O principal objetivo é a estruturação do Projeto Amazônia, uma proposta de ação a ser apresentada ao Congresso Internacional UIA 2023, em Copenhague/DK. Parte da programação poderá ser acompanhada ao vivo. Acompanhe a transmissão e todas as informações no hotsite www.caubr.gov.br/seminariomeioambiente

MAIS SOBRE: CPUA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CPUA

CAU Brasil indica inclusão do CAU Educa no conteúdo do Programa Escola em Tempo Integral

CPUA

Encontro em Manaus aponta Políticas Urbanas e Ambientais a partir do território amazônico

CPUA

CADERNO CAU EDUCA SERÁ LANÇADO NO DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2022

Assistência Técnica

Programação do CAU Brasil na Trienal de Arquitetura e Urbanismo no RS

Pular para o conteúdo