EDITAIS

Inscrições abertas para o projeto de intervenções urbanas Outros Territórios

Estão abertas as inscrições para a “Chamada Internacional de Projetos Outros Territórios”, até o dia 22 de janeiro de 2019. As ideias submetidas devem propor intervenções efêmeras para o bairro Buritis, de Belo Horizonte, por meio da ocupação de suas palafitas – vigas e pilares aparentes. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do projeto. O resultado será divulgado no dia 29 de janeiro.

 

As intervenções selecionadas irão compor uma exposição no Viaduto das Artes, em março de 2019. Posteriormente, as intervenções serão organizadas em forma de um Festival Cultural, quando se dará efetivamente a construção de algumas das propostas selecionadas.

 

Iniciativa do Vazio S/A, Coletivo Aurora e Eduardo de Jesus, o Outros Territórios pretende expandir o debate sobre vazios urbanos para além dos limites acadêmicos e profissionais. Estudantes e profissionais de diversas áreas poderão apresentar suas ideias de acordo com a mídia e os meios de representação da sua área, seja ela arquitetura, artes visuais ou artes performáticas. As intervenções podem ter caráteres diversos, devem explorar as potencialidades/dificuldades de cada palafita e devem ser exequíveis.

 

Além de um roteiro livre de visitação às obras, segundo os organizadores, Outros Territórios pretende se configurar como um espaço para debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação pública e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

 

“Uma gama de espaços ignorados e inusitados serão trazidos para a vida da cidade por meio de um evento que irá propor um campo de estudo aberto: as possibilidades latentes da cidade existente. Será uma oportunidade para testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradoras com recursos limitados”, afirma a organização do projeto.

 

Clique aqui  para realizar a inscrição e conferir mais informações sobre a iniciativa.

MAIS SOBRE: EDITAIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EDITAIS

Iphan e Ministério da Cultura lançam edital para projeto de restauro da Praça dos Três Poderes

EDITAIS

Concurso Nacional Unificado vai abrir 78 vagas para arquitetos(as) e urbanistas. Salários de até 13.000 reais

EDITAIS

CAU Brasil abre edital de concurso público para provimento de vagas

EDITAIS

CAU Brasil lança edital para empresas oferecerem, com descontos, softwares para arquitetos

Pular para o conteúdo