CATEGORIA

Abertas as inscrições para curso de Assistência Técnica em Alagoas

Estão abertas as inscrições que vão selecionar os 50 participantes do curso “Capacitação Arquitetando o Desenvolvimento da Gente”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/AL), com coparticipação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL). A ação faz parte da programação da Semana do Arquiteto e acontece de 9 a 15 de dezembro. O curso visa promover a assistência Técnica à população de baixa renda através da formação de quadros técnicos municipais em arquitetura e urbanismo.

 

De acordo com Tânia Gusmão, presidente do CAU/AL, o objetivo do curso é habilitar profissionais para viabilizar projetos com disponibilidade financeira em órgãos de governo e instâncias internacionais de financiamento. “Esta é a segunda etapa do I Seminário de Políticas Profissionais realizada por nós em agosto. Agora chegou a hora de formar quadros técnicos municipais em arquitetura e urbanismo para apoiar a implantação de iniciativas de assistência técnica à habitação de baixa renda e também para garantir a presença de um profissional em cada município alagoano”, explica.

 

Ao todo, 50 profissionais, Arquitetos e Urbanistas, serão capacitados em duas turmas de 25 alunos. Os participantes terão palestras aulas com profissionais do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, além de palestras com profissionais.

 

“Vamos abordar temas como ‘Panorama habitacional brasileiro e instrumentos de planejamento e desenvolvimento urbano’, ‘Instrumentos de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social’, ‘Estrutura organizacional e operacional para prestação de serviços de Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo’ e ‘Gerenciamento de projetos de desenvolvimento urbano/arquitetura social financiados pelo Governo Federal’. Ainda teremos debates e algumas atividades práticas. O Estado de Alagoas será diretamente beneficiado com esse tipo de ação”, esclarece Isadora Padilha, vice-presidente do IAB/AL e organizadora do projeto.

 

O evento está previsto para ocorrer no Auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Além do curso de capacitação, a Semana do Arquiteto traz em sua programação a XIX Mostra de Arquitetura Alagoana/XII Premiação Anual do IAB-AL, a III Premiação Gentileza Urbana Maceió, II Prêmio Arquiteto do Ano e a grande novidade para o ano de 2015 que é o Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

 

As inscrições seguem até o dia 27 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no site do IAB, no endereço www.iabal.com.br ou ainda pelo telefone 99306-7751.

 

INSCRIÇÕES:

Edital: AQUI

Requerimento de Inscrição (Anexo I): AQUI

Declaração de Disponibilidade (Anexo II): AQUI

 

Publicado em 10/11/2015. Fonte: CAU/AL

MAIS SOBRE: CATEGORIA

4 respostas

  1. Muito interessante a inciativa.
    Permita-me comentar sobre o constante da Lei Nº do §1º do Art. 10 do Decreto Nº 5.296/2004 e o §3º e §4º do Art. 55 da Lei Nº 13.146/2015, no que refere a capacitação dos profissionais envolvidos em projetos arquitetônicos, dentre outros, para a questão da acessibilidade e desenho universal, além da obrigatoriedade de incluir temas voltados para o desenho universal nos programas, projetos e linhas de pesquisa a serem desenvolvidos com apoio e órgãos públicos.
    A demanda trata da necessidade premente em prepara os profissionais, envolvidos nesse tipo de atividade, para o correto cumprimento do constante da legislação e normas técnicas referentes a promoção de acessibilidade para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.
    Felicidades no desenvolvimento do projeto.

  2. Ola,
    Gostaria de saber se esse curso poderá ministrado na cidade de Sao Paulo, e em caso positivo, se há uma agenda.
    obrigado.

  3. Olá,
    Eu acho muito válido que esses cursos, para criar uma consciência entre os arquitetos sobre essa Lei, para que aja mais pressão para a aplicação. Como coautor dessa proposta, que virou lei, apadrinhada depois pelo DEP. Federal Zezeu, da Bahia, que a apresentou como Projeto de Lei Federal, vi com tristeza que o saudoso deputado retirou as punições para os municípios que não atendessem a essa Lei. Mas também fico grato e orgulhoso que nossa proposta foi apresentada como lei, e com tramitação muito rápida (e prontamente sancionada) uns 99℅ do que saiu daqui do Ceará, da Conferência Estadual das Cidades, em 2007.
    Aqui me disponho a fazer qualquer esclarecimento sobre ponto da lei 11.888 que deixar alguma dúvida, também disponhome a colaborar com os instrutores, e ao mesmo tempo em que peço aos instrutores o apoio a uma emenda, para que essa lei retorno ao texto original, com as devidas punições para os municípios que não a atenter. Sinceramente, quem está preocupado em atender a uma lei, se não tem punição para que não a atende?

  4. Pertinente a promoção deste curso de Assistência Técnica pelo IAB/AL, capacitando profissionais para os quadros técnicos dos municípios, visando auxiliar a população de baixa renda.
    Concordo com voce Djalma, que as gestões municipais tenham punições severas pelo não cumprimento da Lei de Assistência Técnica. A Lei de Assistência Técnica, desde 2007 e recentemente, em 2013, foi bastante discutida e defendida pelos representantes cearenses (me incluo) na Conferência Nacional das Cidades. Batalha vencida, falta ganhar a guerra!
    Que a presidenta Dilma VETE a RDC, que tanto envergonha, pelo descaso com o dinheiro público, a falta de transparência e pior, o não planejamento adequado de nossas cidades. Precisamos de projetos que qualifiquem os equipamentos públicos de educação e saúde, melhores sistema viário e de transporte público, grandes e bem pensadas obras de infraestrutura e, tudo isso, deve passar por nós arquitetos e urbanistas. Enquanto não houver punições severas aos gestores pelo não cumprimento das leis e pela ausência de arquitetos e urbanistas nos quadros técnicos dos municípios brasileiros, não podemos ser considerados sequer PAÍS EM DESENVOLVIMENTO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo