CAU/BR

Inspeção Predial: CAU Brasil quer ampliar atuação dos arquitetos e urbanistas na área

 

Conselheiros do CAU Brasil destacaram a necessidade da inspeção predial em todo o país. Durante a 111ª Reunião Plenária Ordinária, discutiu-se sobre a necessidade de ampliar os procedimentos de segurança nas edificações, principalmente após o desabamento de uma piscina em um condomínio de luxo de Vila Velha (ES). A conselheira federal Giedre Maia (ES) afirmou que a inspeção predial é um amplo mercado de trabalho para arquitetos, e propôs uma agenda de trabalho em relação ao tema.

 

“A carga de trabalho dos responsáveis técnicos nas construtoras é gigantesca. Às vezes são quatro ou cinco obras em andamento com o mesmo profissional”, disse Giedre. “Toda obra deveria ter um responsável técnico presente durante todo o período da obra, assim como nas farmácias sempre tem um farmacêutico de plantão”. A conselheira sugeriu que o CAU Brasil e os CAU/UF trabalhem para ampliar o conhecimento e a divulgação sobre o tema.

 

O conselheiro Ednezer Flores (RS) lembrou que há projetos de lei no Congresso Nacional que tratam do tema, e muitos municípios já têm leis aprovadas prevendo inspeções periódicas em edificações. Ele também lembrou que muitas instituições como o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (Ibape) já promove diversas ações orientativas, e que o CAU Brasil pode se somar a esses esforços.

 

“Empresas têm pressa e querem retorno rápido, e isso afeta a responsabilidade técnica de quem está à frente dos serviços”, ressaltou o conselheiro Fabricio Santros (AM). De acordo com a conselheira Patrícia Luz Macedo (RN), o assunto será incorporado à pauta da Comissão de Exercício Profissional do CAU Brasil.

4 respostas

  1. Arquiteto não tem matérias de estruturas de concreto ou resistências dos materiais, forma de madeira e metálica, matéria de fundações rasas e profundas, entre outras materiais que são obrigatórias para um engenheiro poder dar início e fim em uma estrutura, não concordo que arquitetos façam tais análises, arquiteto foi feito para projetar projetos e reformas ! Cada um no seu quadrado, a não ser que o arquiteto faça engenharia civil !

    1. Concordo plenamente com sua opinião caro colega. Alguns arquitetos parecem terem mesmo muita vontade de serem engenheiros e quererem ocupar nossos espaços. Deveriam ter feito Engenharia civil!!

    2. Estás equivocada; depende do currículo de cada faculdade. Arquiteto sabe sim é pode projetar e executar. Informe-se , conhecimento e prática é tudo. por favor!Eleonora

    3. Não vamos generalizar.. tem arquitetos e arquitetos e a questão da matéria não implica em nada … neste caso quando se estuda vai atrás e pesquisa não é uma matéria de faculdade que vai dizer ou mostrar que vc é um bom engenheiro civil. Então alto lá, a questão é de cada profissional e o caminho que cada um segue e vamos ter respeito em cada profissão e fazer sempre um bom trabalho.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo