ARQUITETOS EM DESTAQUE

Iria Tavares: “Arquitetura é materializar sonhos”

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) homenageia a Arquiteta e Urbanista Iria Tavares, representando, no Dia Internacional da Mulher, todas as arquitetas e urbanistas paraibanas.

 

Arquiteta e Urbanista formada pela UFPB em 1979, desde a sua formação, com seu trabalho, Iria Tavares imprime beleza, funcionalidade e inovação, transformando os desejos dos clientes em realidade.

 

Para Iria Tavares, a arquitetura materializa os sonhos dos clientes. “Materializar o sonho do cliente, harmonizar o ambiente com as soluções para o desejo do cliente, pra mim, isso é arquitetura”, definiu.

 

A arquitetura surgiu na vida de Iria pela ligação íntima que possui, desde a infância, com a arte. “Eu sempre fui ligada às artes, desde pequena, então, a escolha da arquitetura se deu por causa disso. Desde que entrei adorei o curso, fiz vários estágios e fui cada vez mais me apaixonando pela área”, destacou a arquiteta que também desenvolve trabalhos ligados às artes plásticas.

 

Detalhe do trabalho da arquiteta Iria Tavares. Foto cedida pelo Livro Arquitetos na Paraíba (Revista ArteStudio).

 

Logo depois de formada, Iria passou uma temporada na cidade de São Paulo, onde mergulhou no Urbanismo. “Lá tive a oportunidade de estudar com grandes arquitetos como Eduardo de Almeida e Sigbert Zanettini, experiência que valorizou a minha escolha pela Arquitetura e Urbanismo”, contou.

 

De volta à Paraíba, Iria iniciou o trabalho no serviço público, que desenvolveu paralelamente ao trabalho no seu escritório, de 1984 a 2014. “Na prefeitura fazíamos muitas reformas de escolas, postos de saúde e prédios públicos de uma maneira geral, que serviam para melhorar a vida da comunidade. Esse trabalho me orgulha muito, pois víamos na prática os benefícios para a cidade”, contou.

 

Já no escritório, Iria continua a atuar criando muitos projetos, que traduzem os desejos dos clientes. “São muitos projetos, todos com suas especificidades. Nos projetos de interiores, por exemplo, o arquiteto mergulha no íntimo do cliente, usando sempre a sua ética, valorizando a confiança que o cliente depositou nele e usando muito a psicologia, para descobrir o que o cliente quer da melhor maneira possível”, destacou.

 

Arquiteta e Urbanista Iria Tavares. Foto cedida pelo Livro Arquitetos na Paraíba (Revista ArteStudio).

 

Sobre o papel da mulher na arquitetura, Iria afirma que fica feliz que mesmo com muitas dificuldades, as mulheres sejam maioria na Arquitetura e Urbanismo. De acordo com dados do CAU/BR, atualmente são mais de 90.000 arquitetas e urbanistas trabalhando hoje em todo o território nacional, sendo 62,6% do total de profissionais. Na Paraíba esse número não é diferente. As arquitetas e urbanistas respondem por 65,60% do número de profissionais atuantes.

 

“Fico muito feliz em ver que as mulheres hoje ocupam seus espaços. Digo a quem está começando que entre na profissão com competência e responsabilidade, tendo inspiração transformadora, amor à profissão e principalmente ética profissional”, finalizou a arquiteta e urbanista.

 

Veja abaixo um pouco do trabalho de Iria Tavares:

 

Apartamento RM. Foto cedida pelo Livro Arquitetos na Paraíba (Revista ArteStudio).

 

Edifício Atlanti Plaza. Foto: Arquivo Pessoal

 

Clínica. Foto cedida pelo Livro Arquitetos na Paraíba (Revista ArteStudio).

 

Casa. Foto: Arquivo Pessoal

 

Loja Bontempo. Foto: Arquivo Pessoal

 

A Lanterna. Foto: Arquivo Pessoal

 

Puff Abraço. Foto: Arquivo Pessoal

 

Fonte: CAU/PB

 

Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

Pular para o conteúdo