CAU/BR

Não votou nas Eleições do CAU? Veja como justificar sua ausência até 31 de dezembro

Arquitetos e urbanistas que não votaram nas Eleições do CAU 2017, no dia 31 de outubro, já podem justificar a ausência pelo SICCAU. Não é preciso apresentar nenhum documento ou comprovante para realizar o procedimento. Precisam fazer o procedimento apenas os profissionais listados no Colégio Eleitoral, que tenham menos de 70 anos e que não concluíram a votação.

 

O voto nas eleições do CAU é obrigatório a todos os arquitetos e urbanistas, conforme o art. 26 da Lei 12.378/2010, regulamentado pelos arts. 49 e 50 da Resolução CAU/BR 122/2016. O profissional que não votou e que deixar de fazer a justificativa até o dia 31 de dezembro será multado no valor de 5% da anuidade vigente, nos termos do art. 54 da mesma resolução.

 

Veja o passo a passo para justificar a ausência:

 

1. Clique aqui para acessar o SICCAU.

 

 

2. Na página inicial do SICCAU, insira seu CPF e senha.

 

 

3. Ao entrar no ambiente profissional, aparecerá para o arquiteto e urbanista que deixou de votar um alerta no topo da página. Basta clicar no botão “Justificar”.

 

 

4. Em seguida, aparecerá a tela de confirmação abaixo. Clique em “Sim”.

 

 

5. A seguinte mensagem aparecerá na tela: “O procedimento foi realizado com sucesso”.

 

210 respostas

  1. Olá, como eu consigo o comprovante de justificativa de voto?

    1. Alexia, o sistema de votação permitirá a impressão do comprovante de votação até 60 (sessenta) dias após a eleição.

  2. Meu CAU não está ATIVO, como não estou trabalhando com projetos, desativei e se houver necessidade reativarei. No momento não pago anuidade. mesmo assim tenho que voltar?

    1. Alvaro, o voto era obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas que estejam com seu registro ativo e possuam até 69 anos.

  3. Não votei e não há , na minha página do SICCAU, o link para justificar.
    Meu nome CONSTA no Colégio Eleitoral.
    O que fazer?
    Grata!

    1. Solange, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
      Chat: https://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  4. Fico impresionada com o abuso de cobrar uma multa, nao moro no brasil a alguns anos, continuo pagando a anuidade, nao recebi nada sobre votos. Alem disso terei que pagar uma multa, extremamente abusivo. Desepcionada com este conselho.

    1. É exatamente esse o sentimento Alice.
      É um abuso!
      Me mandam e-mail para tudo, mas para isso não recebi nenhum!
      Continuo contribuindo também, mesmo sem atuar porque moro fora. E agora tenho que pagar porque não votei em pessoas que nem conheço!

  5. Formada ha mais de 10 anos, ainda estou tentando entender para que serve o CAU, pelo visto mais um sindicato disfarçado! Voto obrigatorio? ???Esse país é da piada pronta mesmo! Mais uma burocracia para envergonhar o Brasil… Naçao perdida.. DESGOSTO!

    1. Roberta, o CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Resolução sobre Atividades Privativas de Arquitetos e Urbanistas, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações.

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como planos de saúde, desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em http://www.caubr.gov.br/indice-beneficios/

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  6. Nunca atrasei nenhuma anuidade do CAU e hoje quando vou emitir o boleto 2018 vejo uma notificação de multa por não ter votado na eleição. Tentei votar na época e não consegui, depois, em função das atribuições diárias devo ter esquecido.

    Já é um absurdo a votação ser obrigatória e ainda mais cobrar multa pela ausência na mesma. Com tantos e-mails que o CAU nos envia, deveria ter sido enviado várias vezes um específico lembrando sobre o prazo para justificação. Não adianta falar que foi divulgado no Facebook, pois não é obrigatório abrir conta no Facebook – o canal de comunicação oficial deve ser o e-mail ou carta específica, principalmente se tratando de multa. Esse tipo de aviso teria que ser específico e não vir dentro de boletins que são enviado frequentemente com avisos gerais e que nem sempre da tempo de ler.

    Não bastasse termos que pagar um aumento de anuidade em um contexto onde os honorários não conseguem acompanhar o custos do dia a dia, só me faltava essa multa.

  7. Hoje entrei em contato com o CAU/BR e me pediram para falar com o CAU/SP.
    Fui baixar meu boleto da anuidade e percebi que havia uma notificação de autuação por não ter votado.
    Antes, no dia anterior à votação requeri a senha de voto. No dia da votação, tentei diversas vezes votar e a mensagem que recebia era que a senha era inválida. Tentei ligar no telefone 0800 e não consegui falar. Entrei com um recurso através da denuncia 225/2017 informando a ineficiencia do sistema.
    Não me atentei ao site sobre prazos de justificativa de ausencia de voto. E percebi hoje que a tal justificativa não necessitava nada mais do que um clique num link.
    E hoje, apos enviar o recurso recebe um email do CAU/SP de que não há como recorrer à multa.
    Absurda esta decisão.
    Não concordo com o auto. Eu tentei votar. Perdi mais de 1 hora tentando. Não tenho culpa da ineficiência de vosso sistema. E agora serei penalizado por não ter feito outra justificativa esdrúxula qualquer?
    Não pagarei a multa e espero a cobrança dela para abrir um processo judicial contra o órgão.
    Absurdo.

    1. Wagner, estamos todos com a mesma indignação.

      Acabo de registrar outra manifestação à ouvidoria. Tenho fé que o referido Conselho irá encontrar uma

      solução que demonstre incompatibilidade a baixa qualidade dos serviços disponibilizados UNICAMENTE por meio

      de um sistema, que como podemos observar, não comunga com a exigência por meio da cobrança abusiva,

      ilegítima e indevida da referida multa. Caberia ao CAUBR, disponibilizar meios alternativos (telefone,

      autoatendimento, etc) para suprir a referida demanda. Ou, diante da impossibilidade de nulidade da mesma

      diante do referido sistema, abatimento do referido valor na anuidade vigente.

      Aceitar passivamente a referida recusa, sinaliza a falta de comprometimento do referido Órgão em relação aos

      direitos da categoria diante a ausência de padrão de qualidade dos serviços disponibilizados diante de tal

      exigência de obrigatoriedade.

      O referido artigo citado como justificativa para cobrança não valida a qualidade dos trâmites

      disponibilizados, o que configura a nulidade da cobrança.

  8. A multa para quem não vota e também não justifica em eleições presidenciais do Brasil é de aproximadamente R$3,00, acredito ser fora de proporção a multa do CAU ser R$30,00!

  9. Eleições: Não votei a principio por estar em local sem acesso a internet, tentei em certo momento justificar não tendo conseguido, a seguir caiu no esquecimento, coisa fácil de entender para quem está na atividade com todas as dificuldades que vem passando o pais e o mercado.

    Por principio sou contra a obrigatoriedade de voto, inclusive nas eleições governamentais, e mais absurda é a punição seja ela qual for, nós ARQUITETOS, que historicamente temos uma posição de vanguarda deveríamos dar o exemplo.

    Tenho mais de 30 anos de profissão e me sinto afrontado pela imposição dessa multa. Solicito em nome de um processo democrático de direito que ela seja retirada. Sds

  10. Não votei por estar em obra em local sem acesso a internet, mas também discordo da obrigatoriedade do voto e pior a punição por multa, esse tipo de procedimento não condis com um processo democrático pleno e consciente, como Arquitetos que históricamente são vanguarda no mundo todo, deveríamos dar o exemplo.

    Bem tentei justificar logo após e como não estava aberto o processo esqueci de voltar novamente ao assunto, lembrei somente agora no momento de pagar a anuidade. Peço a consideração do pedido de justificativa.

  11. Justifiquei meu voto, porém fui notificada que não justifiquei. O que fazer nesses casos?

  12. Bom dia!
    Da mesma forma que outros profissionais, não consegui votar no dia limite da eleição, pois o sistema não reconhecia a minha senha de acesso, assim como não ficou disponível o link para justificativa do voto. Solicito instruções de como proceder, tendo em vista que não tive responsabilidade pelos problemas citados. Obrigado.

  13. INFELIZMENTE FUI OBRIGADA A VOTAR NESTE PROCESSO ABSURDO DE ELEIÇÃO DO CAU (ONDE, DIGA-SE DE PASSAGEM, QUEM VENCE NÃO TOMA POSSE!!!), E MEU VOTO NÃO FOI COMPUTADO POR ERRO DO SISTEMA DO CAU. AGORA EMITIRAM UM BOLETO DE MULTA NA MINHA PÁGINA DO CAU. OUTRO ABSURDO!!
    ESTE CONSELHO DEVERIA ZELAR PELA PROFISSÃO, LUTAR POR MEIOS MAIS VIÁVEIS DE APROVAÇÕES DE PROJETOS JUNTO ÀS PREFEITURAS, BATALHAR PELA DESBUROCRATIZAÇÃO DOS PROCESSOS JUNTO AOS ÓRGÃOS LEGAIS, VIABILIZANDO UM MERCADO MAIS PRODUTIVO E CONCRETO, MAS NÃO! PREFERE SE ATER À BUROCRACIA E NÃO ASSUME OS ERROS QUE COMETE.

  14. Tantos arquitetos tentaram justificar porém sem êxito, aparentemente por problemas no sistema. O CAU não poderia rever esse prazo de justificativa visto que aparentemente houve falha?

  15. Não consegui justificar no prazo. Como proceder?

  16. Ola,
    Solicitei a inativacao do meu CAU antes da eleicao e por isso nao votei. Como devo proceder? O meu registro foi inativado em 06/11/2017 mas meu nome consta na lista do colegio eleitoral. Devo justificar mesmo ja estando inativo? Desde ja obrigado. Felipe

  17. Também não consegui justificar na data, o sistema não atualizava, como proceder?

  18. Não votei porque não quis.
    Voto tem que ser direito, não obrigação.
    É o CÚMULO um arquiteto, com curso superior, etc, ser obrigado a votar ou ter que justificar sob pena de multa. Não somos crianças!
    O CAU me envergonha ao tornar obrigatório o voto.
    CAU no mesmo caminho da politicagem barata deste país…

  19. O sistema para justificar, ainda no prazo, deu fora do ar.
    Como proceder?

  20. Estou tentando faz mais de 30 minutos e meu login esta apresentando erro, tento gerar mais uma senha de acesso e da erro tb. (IDEM)

  21. BOA TARDE

    NÃO CONSEGUI JUSTIFICAR MEU VOTO.
    NÃO APARECEU O LINK, NÃO CONSEGUI FALAR PELO CHAT EM NENHUMA DAS VEZES QUE TENTEI.
    FUI PRESENCIALMENTE AO CAU E ME FALARAM QUE SOMENTE PELO SITE DO SICCAU ERA POSSIVEL.
    NÃO CONSEGUI.

  22. Não consegui justificar no prazo, e o mesmo não foi estendido. Estou na mesma situação de vários aqui que deixaram resposta… Vai haver nova data para justificativa?

  23. Continuo sem conseguir justificar meu voto.
    Não aparece a opção para a justificativa/ausência do voto.
    Aguardo orientação para tal.

  24. SICCAU não oferece opção de justificativa de voto…

  25. Não consegui justificar meu voto…será q é pq minhas anuidades estão atrasadas?

  26. Tentei justificar ontem, prazo limite, e o sistema estava em manutenção. Hoje tentei e nem aparece a opção. Gostaria de saber qual a solução que o CAU nos dará, já que estávamos no prazo e o sistema foi colocado em manutenção.

    1. Aconteceu o mesmo comigo Fabiana.
      Complicado esse sistema do CAU.
      Até pra gerar os boletos da anuidade estou tendo dificuldades.

    2. Também tentei efetuar a justificativa e não obtive sucesso, site em manutenção. Aguardamos retorno do CAU.

  27. Boa Noite!
    Tentei votar e não consegui, então logo após a data da eleição tentei fazer o procedimento de justificativa conforme a orientação acima, mas não apareceu nenhum aviso. Aí deixei pra fazer depois e acabei esquecendo e só lembrando ontem, ultimo dia, e fui surpreendida pela manutenção do sistema, exatamente na data limite para justificar a ausência na votação.
    Hoje voltei à página, imaginando que já que houve manutenção o prazo para justificar seria estendido para o dia de hoje, porém não havia um único aviso ou opção para justificar.
    Espero que esta mensagem seja considerada minha justificativa. Tentei fazer da maneira indicada, mas se o sistema não funciona fica impossível cumprir meu dever.

  28. Não consegui entrar na página do SICCAU em 30 e 31/12. Hoje consegui entrar mas não encontro a opção para justificativa do voto.

  29. O aviso do cau diz que temos até o dia 31 de dezembro para justificar o voto. Tentei obtem, mas o sistema estava em manutenção e só voltou a funcionar hj dia 1 apartir das 12hs. Por esse motivo não consigui justificar o voto no prazo determinado. Vcs vão aceitar a justificativa no dia 01, já que não foi possível fazer ontem dia 31?

    Obs: entrei no sistema hj e não aparece onde deveria a justificativa.

  30. Não consigo conectar no sistema.
    tentei fazer a justificativa e não consegui.
    Tentei dia 30 e 31.

  31. Não consigo justificar a ausência de votação.
    Hoje é 31/12/2017, data limite para a justificação, conforme divulgado no site e via e-mail.
    Não foi divulgado horário limite, portanto, tomo como certo que a justificação poderia ser feita até 23:59:59h deste dia. Seu sistema, no entanto, mostra um aviso que está indisponível a partir das 12:00h do dia 31/12/2017.
    Peço que considerem minha justificativa como feita.

  32. Nao consegui conectar para a justificativa

  33. O aviso do cau diz que temos até o dia 31 de dezembro para justificar o voto. Estou tentando, mas o sistema está em manutenção e só voltará a funcionar amanhã dia 1 apartir das 12hs. Por esse motivo não consigo justificar o voto no prazo determinado. Vcs vão aceitar a justificativa no dia 01, já que não é possível fazer hj dia 31?

  34. Não consegui justificar. Página do SICCAU em manutenção.

  35. Entrei conforme instruções para justificar meu voto e não apareceu a mensagem final, ontem não consegui acessar o sistema, e hoje não apareceu a mensagem que o procedimento foi realizado com sucesso….deixo aqui registrado que fiz minha parte porém se houve algum erro não é de minha responsabilidade.

  36. Tentei mas não estou conseguindo justificar o não voto pois acusa erro antes de finalizar. Estou tentando faz 3 dias.

  37. Não estou conseguindo justificar o não voto pois acusa erro antes de finalizar. Estou tentando faz 3 dias.

  38. Olá, não consigo justificar a não votação na eleição, pois não aparece a chamada para justificar no ambiente do arquiteto.

  39. Boa noite!

    Não estou conseguindo justificar desde o dia 20/12.
    Não apareceu para mim o campo justificar.
    Vocês podem me ajudar, por gentileza?

    Obrigada.

  40. Boa tarde.
    Procuro a dias justificar o voto pós eleição pelo Sistema como informado mas sem sucesso.
    Hoje, dia 30/12 fiz nova tentativa e o mesmo ocorreu.
    Justifico por este e-mail por não conseguir justificar pelo sistema. Escrevo esta mensagem para evitar multas ou outras penalidade.
    Espero não ter problemas no próximo ano devido a este problema.
    Agradecendo a atenção de todos neste caso.

  41. Boa tarde. Segui as orientações para justificar meu voto mas não aparece o link na minha página. O que eu faço?

  42. No presente momento o sistema não está mais direcionando para justificar o não voto nas eleições. Direciona direto para o pagamento da multa.
    Informo isto pois o sistema não segue a data limite estipulada.
    No aguardo de contato.

  43. Estou tentando faz mais de 30 minutos e meu login esta apresentando erro, tento gerar mais uma senha de acesso e da erro tb.

  44. Boa tarde.
    O link para justificar não aparece na minha página.
    Como devo prosseguir.
    grata.

  45. Prezados,

    Na minha página do siccau não aparece o alerta para justificar o voto.
    Não consegui acessar o atendimento on-line e nem o telefone, devido ao horário. Como proceder?

    Obrigada,
    Ana

  46. Estou hoje dia 29/12 tentando justificar minha ausência nas eleições CAU via página CAU, porém após justificar não recebi nenhum tipo de comprovante, protocolo, etc e nem está sendo possível retornar ao menu de justificativa pois não aparece novamente. Deixo aqui meu registro de tentativa de justificativa de ausencia sabendo que dia 31/12 o site estará fora do ar e espero não ser notificada após está data sujeita a multa.
    Grata, Cristina

  47. Boa Noite! Fiz várias tentativas para justificar meu voto durante todo o dia.
    Até agora não consegui nem entrarno Siccau. Já tentei alterar senha mas não consigo.

  48. Não reconheço qualquer lei que me obrigue a votar. Nessa eleição ou qualquer outra.
    Pode cobrar a porcaria da multa.
    Lembrando que só pago 50% da anuidade, portanto a multa de 5% deve incidir sobre metade da anuidade. Do contrário, só na justiça.

  49. Não estou conseguindo justificar.
    Ressalto ainda que no dia da eleição fiz algumas tentativas e não consegui votar. Gostaria de saber se ficou registrado no sistema.

  50. Fiz conforme o indicado na página, mas ao confirmar a justificativa, apresentou erro e não voltou mais a abrir a caixa para justificar.

  51. Prezados, boa tarde.
    Quando entro no SICCAU não aparece o alerta para Justificar, conforme orientação.
    Como proceder?

  52. Não Consegui justificar o voto.
    O sistema informa que irá direcionar a pagina e não volta mais…
    No dia, estava envolvido com Médicos e exames…(Crise de Diabetes)

  53. Justificativa, foi até o passo 4, não apareceu a tela de que foi realizado com sucesso.Como saber se justificativa foi processada?

  54. Não conseguir votar e tbm não estou conseguindo justificar!!!

  55. Depois do passo 5 abre mais alguma tela? Ou já está concluído o procedimento? Porque depois do deste passo não abriu nenhuma outra tela.fiquei com essa dúvida.

  56. Estou em debito e quero sanar esta pendencia, não votei e gostaria de justificar a ausencia, mas não consigo entrar na pagina do SICCAL.

  57. Fiz o login no SICCAU, porem não aparece a notificação para justificativa do voto. Como devo proceder?

  58. não consegui votar, quando abro minha pagina do conselho, não aparece este botão para justificar. agradeço por informações.

  59. Estou fora do Brasil e nao consigo inserir meus dados para obter nova senha.
    Ao preenche-los no final sempre um aviso que um dos campos nao foi preenchido.
    Foram inumeras tentativas
    Preciso justificar o voto

  60. Eu não votei, o meu nome não aparece no Colégio de arquitetos, não encontrei o justificar. Quais são os procedimentos?

  61. EU JOSÉ CARLOS DE FREITAS COELHO. ESTOU TENTANDO JUSTIFICAR POR QUE NÃO VOTEI NA ELEIÇÃO PASSADA.ESTAVA VIAJANDO NESTA SEMANA. POSSO ME JUSTIFICAR POR TELEFONE ,JA QUE PELA INTERNET NÃO FOI POSSIVEL.

  62. Boa tarde!! Eu faltei à eleição, mas não lembro se cheguei a justificar o voto ou não. Sei que na época eu até tinha entrado aqui pra ver como fazia e tal, mas agora não sei se eu cheguei mesmo a justificar ou só pesquisar como fazia… Pelo menos hoje quando eu entro no ambiente profissional não aparece nenhum alerta falando para eu justificar. Como posso ter certeza se fiz ou não fiz a justificativa? Obrigada!!!

  63. Prezados,
    Meu nome não consta no colégio eleitoral, por isso não tenho a obrigatoriedade de votar. Conforme colocado aqui por vcs. Porém, gostaria de saber o porque do nome não constar no colégio eleitoral.

  64. Boa noite
    Tentei fazer a justificativa por não votar nas eleições 2017 conforme orientação do CAU, mas não aparece a opção para justificar. Meu nome está na lista do colegio eleitoral.

  65. Bom tarde!
    Meu nome está listado no colégio eleitoral e mas não apareceu a opção de justificar a ausência.
    Poderiam me orientar por gentileza?
    Agradeço.

  66. Tentei fazer a justificativa conforme orientação do CAU, mas não aparece a opção para justificar. Meu nome também não consta da lista do colégio eleitoral, e não aparece a opção para justificar. Não quero pagar a multa conforme justifica anterior e abaixo

  67. Tentei fazer a justificativa conforme orientação do CAU, mas não aparece a opção para justificar. Meu nome consta da lista do colégio eleitoral, mas não aparece a opção para justificar. Não quero pagar a multa conforme justifica anterior e abaixo.

  68. Tentei votar mas as senhas solicitadas por site e por telefone ao atendimento no dia da votação pela CAU não chegaram nenhuma. Isso para votar pelo celular, pois os micros no meu trabalho bloquearam a pagina de acesso ás eleições da CAU.

    1. Nilson, confira as instruções acima. Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com nossa Central de Atendimento: 0800-883-0113 e 4007-2613

  69. NO DIA DA ELEIÇÃO TENTEI VOTAR VÁRIAS VEZES MAS NÃO CONSEGUI.

  70. Tentei fazer a justificativa conforme orientação do CAU, mas não aparece a opção para justificar. Estou em debito por falta de trabalho, e como eu muitos arquitetos estão na mesma situação.

  71. Não votei por falta de pagamento anuidade, nao paguei por falta de fiscalização da atividade profissional, disputo projetos arquitetônicos com desenhistas e engenheiros e projetos de parcelamento com técnicos em agrimessura, pressiço ainda justificar?
    Quando vira a fiscalização do cau em mateus leme, mg, 60 km de bh?

  72. Na minha pagina não aparece,como justificar a minha ausência,meu nome está na ficha do Colégio Eleitoral,como devo proceder???repetindo porque não recebi resposta satisfatória

  73. Na minha pagina não aparece,como justificar a minha ausência,meu nom está na ficha do Colégio Eleitoral,como devo proceder???

  74. Na minha página ambiente do profissional não aparece a opção justificar e meu nome consta na lista, embora eu tenha votado e ter sido confirmado na ocasião, solicito orientação.
    Obrigado

  75. Na minha página ambiente do profissional nao aparece a opção justificar e meu nome consta na lista

  76. Sou Profissional Arquiteto e Urbanista, com 70 anos de idade, tentei votar pelo sistema SICCAU e a minha senha dava como dados incorretos em todas as tentativas de acesso, mandei mensagem na data e não obtive resposta até hoje.
    Atenciosamente
    Ary Pascoal Domingos – Teresópolis/RJ.

    1. Ary, se o seu nome não contava do Colégio Eleitoral, não é necessário justificar. Por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
      Chat: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  77. Estou com a anidade em atraso, sendo assim não pude votar.
    Como posso justificar? Devo efetuar o pagamento antes? e se eu não puder pagar agora, como devo proceder?

    1. Aurea, se o seu nome não contava do Colégio Eleitoral, não é necessário justificar. Sobre as anuidades, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
      Chat: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  78. Boa tarde. Antes de justificar meu voto, o sistema informou: “procedimento realizado com sucesso”. Como proceder?

  79. Não consegui justificar o meu voto. O item justificativa não aparece na minha página inicial. Como faço para justificar e ter o comprovante da justificativa.

  80. Boa tarde. Meu nome consta no Colégio Eleitoral.
    Fui para justificar meu voto e foi até o fim: procedimento realizado com sucesso, porém não abriu nenhuma aba em que eu pudesse fazer a justificativa. Como procedo?

  81. nao apareceu o link para justificar para mim.
    porque?

  82. Boa tarde,

    No meu SICCAU não apareceu a janela de justificativa.

  83. Estou com o CAU desativado algum tempo, mesmo se exercer a profissão preciso justificar o voto?
    Já alterei a senha de acesso e recebi uma nova no email, mas inserir a nova está dando erro de acesso!

  84. Tentei justificar porque não votei na ultima eleição do CAU conforme as orientações do site, mas não apareceu a opção “justificar”. o que fazer?

  85. Tentei justificar por que não votei de acordo com a orientação do site do CAU, mas não apareceu a opção “justificar” o que prejudicou o processo. O que fazer?

  86. Justifiquei o voto…..mas não tem nenhum comprovante??

  87. Justifiquei, mas não foi emitido nenhum comprovante e no site não indica local que conte a baixa da pendência.
    Como garantir que será dado baixa na pendência?
    Obrigada!

  88. Como obtenho o comprovante de que justifiquei o voto, caso receba uma multa em 2018?

  89. Estou em dia com a anuidade, meu nome não consta no Colégio Eleitoral…Não votei por problemas pessoais, tentei justificar seguindo as instruções, não consigo fazê-lo! Na página inicial diz que o voto é OBRIGATÓRIO A TODOS OS ARQUITETOS E URBANISTAS, sendo possível “justificar”. Agora só me falta, além da exorbitante anuidade, uma multa!E se estou em dia com anuidades, qual a pendência para não constar no “colégio eleitoral”???

    1. Beatriz, o voto é obrigatório só para os profissionais que constam no Colégio Eleitoral. Para conferir sua situação, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
      Chat: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  90. Senhores, justifiquei mas não recebi a confirmação do procedimento ter sido realizado com sucesso.

  91. Dúvida :
    Por uma informação errada do CAU, no início do ano, de que eu não precisava mais pagar a anuidade, meu nome não consta do colégio eleitoral e não pude votar.
    Emiti hoje o boleto para pagto da anuidade 2017 e solicito como devo proceder para justificar o anõ-comparecimento à eleição.

  92. Bom dia!

    Meu nome está listado no colégio eleitoral e não apareceu na página do SICCAU a opção de justificar a ausência.
    Poderiam me orientar por gentileza?

    Desde já grato

  93. Olhei a Lista e meu nome não constava lá.
    Devido não constar no Colégio Eleitoral, não é preciso justificar?!

    1. Andrés, não. o voto era obrigatório apenas para os profissionais listados no Colégio Eleitoral.

  94. Quem não votou porque não estava na Lista do Colégio Eleitoral e não consegue justificar pelo mesmo motivo, será multado?

    1. Bruno, não. o voto era obrigatório apenas para os profissionais listados no Colégio Eleitoral.

  95. Olá. Acessei o ambiente, mas não havia a opção de justificar o voto. O que faço?

  96. Quando da minha tentativa de votação em 31/10/3017, o sistema apresentava uma mensagem de erro: “Eleitor não encontrado”. Hoje, cadastrei o PROTOCOLO (Eleição).

  97. Tenho mais de 70 anos completados em 28/07/2017. O meu nome consta na lista e eu NÃO VOTEI. Preciso justificar?

    1. Ercio, são obrigados a votar todos os arquitetos e urbanistas que estejam com registro ativo (provisório ou definitivo) e adimplentes com a anuidade. Para os que tenham de 70 anos ou mais de idade, o voto é facultativo.

  98. Entrei uma vez e apareceu a mensagem, junto com a mensagem de que eu tinha anuidade atrasada. Fiz a negociação e emissão do boleto para pagamento. quando voltei para o ambiente inicial, não apareceu mais a mensagem para que eu justificasse a ausência na eleição.
    Como devo proceder?

  99. Não consegui votar e não consigo abrir o PDF do Colégio eleitoral. Como faço para saber se meu nome estava na lista?

  100. Justifiquei seguindo as instruções até aparecer “O PROCEDIMENTO FOI REALIZADO COM SUCESSO”. No entanto preocupa-me o fato da justificativa não gerar nenhum comprovante. No futuro, caso seja questionado, como comprovo o procedimento efetuado?

    1. Tenho a mesma dúvida… não gera nenhum tipo de comprovante de justificativa

  101. Não sei se o meu foi justificado mesmo , gostaria que me confirmassem.obrigada

  102. Prezados,

    Estou em dia com minhas anuidades e meu nome não consta no colégio eleitoral. Como deverei proceder?

  103. FUI VOTAR E CONSTAVA QUE MEU CPF NAO CONSTA NO COLEGIO ELEITORAL DO CAU.
    ESTOU EM DIA COM AS OBRIGACOES COM O CAU.
    ENTREI NO SICCAU E TAMBEM NAO APARECE OPCAO JUSTIFICAR.
    E AGORA, COMO FAÇO?

  104. Entrei no SICCAU para justificar meu voto, mas não apareceu a opção para justificativa de voto. Fiz consulta e meu nome não consta na relação do Colegio Eleitoral. Aguardo orientações!

  105. Quando votei no dia 31 de outubro, não consegui imprimir meu comprovante, com faço para te-lo.

  106. Poderia, por gentileza, esclarecer qual o procedimento para quem não está no colégio eleitoral. Este precisa justificar? Como? Será multado?

  107. boa tarde. não votei pois meu cpf não foi localizado, não consegui atendimento on line e nem pelo 0800 no dia. tentei justificar pelo site mas não aparece a opção acima citada.

  108. boa tarde,
    eu paguei minha anuidade dia 21/10, no entanto meu nome não constava do colégio eleitoral.
    gostaria de justificar, pois na verdade eu estava em dia com a anuidade…. mas não aparecia como votante.

    1. Os débitos podem ser consultados no SICCAU, que já emite os boletos. Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:
      Chat: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

    1. Alessandra, fazem parte do Colégio Eleitoral apenas os arquitetos e urbanistas em dia com suas obrigações com o CAU. Por favor, veja no SICCAU quais pendências constam.

  109. Boa tarde,

    Tentei acessar o link de votação porém não pude votar, e vi que tenho um débito de 2013, portanto se não pude votar não é necessário justificar, pois nem aparece nada de justificativa no ambiente do arquiteto.
    Não estou na lista do Colégio eleitoral.

  110. Não aparece a opção de justificar por no ter votado, no dia da eleição votei ate de mais de uma vez mas não conseguia confirmar o voto, ja confirmei meu nome consta na lista do colégio eleitoral, como devo proceder agora?

  111. Cliquei no link justificativa de voto SIM. Apareceu o porcedimento foi realizado com sucesso e nada mais. É só isso ?

  112. Boa tarde
    Não votei e meu nome consta no colégio eleitoral, como faço para justificar o voto? Não tem nenhuma opção para mim.

  113. O que acontecerá com os profissionais que não votaram por não estarem listados no Colégio Eleitoral?

  114. Não consigo fazer o login. Digito meu CPF e senha corretamente e aparece novamente a tela de login.
    Não consigo me logar e por consequência, justificar.

  115. Olá!

    Poderiam incluir na matéria que as pessoas que estavam com débito com o CAU não tinham direito a voto, e automaticamente, não há necessidade de justificativa para não terem votado.

    Confere?

  116. Boa tarde!
    Entrei no SICCAU, mas não apareceu a opção para justificativa de voto. No dia da eleição fiquei impossibilitada de votar,e agora como proceder se não aparece a opção para justificar. Aguardando resposta…..

  117. Bom dia!
    Entrei no SICCAU, mas não apareceu a opção para justificativa de voto. Poderiam me ajudar? No dia da eleição tentei por várias vezes votar, tanto no computador do meu trabalho quanto no computador de casa, mas não consegui.
    Obrigada

  118. E 6-11, INGRESSEI NO SICCAU D’ACORDO INSTRUÇÕES CASO JUSTIFICAR NAO PUDE VOTAR.. POREM AINDA NO APARECE O LINK PARA JUSTIFICAR QUE NAO VOTO ???? E ISSO ESPERO..

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo