ARQUITETOS EM DESTAQUE

Legado de Jorge Wilhein será exposto em mostra Sesc São Paulo

A mostra “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim” acontecerá entre os dias 20 de setembro e 14 de dezembro como forma de recuperar o legado de um dos grandes nomes da Arquitetura e Urbanismo do país. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a exposição gratuita será sediada no Sesc Consolação, em São Paulo, e convida o público à reflexão sobre cidades mais humanas, justas e sustentáveis.

 

O material expositivo, pertencente à família de Wilheim e organizado pelo curador Guilherme Wisnik, é composto por desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros. O conjunto apresenta as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi; a cidade de Angélica, no Mato Grosso do Sul; a reconfiguração do Pátio do Colégio; o calçadão da Rua Augusta; os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville; e a reurbanização do Vale do Anhangabaú.

 

Vale do Anhangabaú, reurbanizado por Jorge Wilheim, São Paulo, 1981 (Foto: Leonardo Finotti/Divulgação)

 

A exposição é uma realização do Sesc São Paulo, que busca colaborar na construção de sociedades cujos cidadãos sejam cônscios da importância de seu papel no tecido social e, assim, participantes atentos ao meio em que vivem.

 

A expografia, assinada por Pedro Mendes da Rocha, transformará o Espaço de Convivência da unidade numa praça, onde as pessoas poderão interagir com o conteúdo exposto, além de dialogarem sobre a importância de espaços públicos que acolham os habitantes das pequenas e grandes cidades. Nesse contexto, Conversas na Praça nasce de um último desejo/projeto de Jorge Wilheim: um banco, localizado em alguma praça da cidade de São Paulo, onde ele pudesse sentar com seus livros, seus desenhos, seus pensamentos e com os jovens, para conversarem horas a fio sobre suas vidas e locais que habitam.

 

Não se trata apenas de uma mostra sobre arquitetura e urbanismo, mas sim de um espaço ambientado para a discussão de uma cidade mais humana, mais acolhedora, onde seus cidadãos tenham prazer em ocupar os espaços públicos, transitando com maior facilidade, em contato constante com ambientes mais verdes e seguros, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar da população.

 

A expografia, assinada por Pedro Mendes da Rocha, transformará o Espaço de Convivência da unidade numa praça (Foto: Divulgação)

 

O público poderá se aprofundar na vida e obra de Wilheim, desde sua saída precoce da Itália, com apenas 12 anos, por conta da Segunda Guerra, até a carreira como arquiteto, urbanista e gestor público, onde desenvolveu e aplicou importantes modelos de planejamento e urbanização em mais de 20 cidades brasileiras.

 

A contribuição do trabalho de Wilheim é rica herança para o campo da arquitetura e do urbanismo. Para evidenciar tal importância, a exposição busca aproximar o público leigo de conceitos importantes para uma cidade cada vez mais habitável, já que Jorge Wilheim sempre esteve atento e interessado às mudanças da sociedade no tempo em que viveu, buscando fontes de energias alternativas, soluções para as novas formas de trabalho autônomo e flexível, e caminhos para a participação da sociedade na política.

 

Confira abaixo entrevistas de Jorge Wilheim:

 

 

 

 

Exposição “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim”

 

Local: Sesc Consolação | Área de Convivência

Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo

Abertura: 19 de setembro (quinta-feira), às 20h

Visitação: 20 de setembro a 14 de dezembro | segunda a sexta, 10h30 às 21h30; sábados e feriados, 10h30 às 18h30

Acesso: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela

Classificação: etária Livre

Visitas agendadas: [email protected]

Mais informações (11) 3234-3000 | site oficial do Sesc SP – unidade Consolação

 

Saiba mais:

 

Site oficial do arquiteto e urbanista Jorge Wilhein

CAU/BR: Perdemos Jorge Wilheim

 

 

Com informações da Casa e Jardim e do ARCOweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo