RECENTES

Live comemora aniversário de Artigas e lança curta-metragem Carta ao Cliente

O arquiteto e urbanista curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985) completaria 106 anos nesta quarta-feira, 23 de junho, se estivesse vivo. Para marcar a data, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) promove a live “Arquitetura em Debate – Vilanova Artigas”, com as participações dos arquitetos e urbanistas Fábio Domingos e Giceli Portela. Domingos é professor universitário e atualmente cursa doutorado na FAU-USP. Já Giceli tem pós-doutorado pela École de Chaillot (França) e é reconhecida como pesquisadora do trabalho e obra do mestre Artigas (veja mais sobre os palestrantes).

 

A live começa a partir das 19h30 e terá transmissão do Canal do YouTube do CAU/PRclique aqui para assistir e participar!

 

Lançamento do filme Carta ao Cliente

 

Em 1945, João Batista Vilanova Artigas escreveu uma longa carta ao dono do Hospital São Lucas onde, de forma brilhante, defendeu a necessidade da contratação de um projeto arquitetônico para a obra. Mais do que uma carta, o texto acabou se transformando num testemunho em defesa da importância do profissional arquiteto e urbanista e da Arquitetura e Urbanismo para a edificação de espaços de qualidade em nossas cidades.

 

Na carta, Artigas aponta ao proprietário as vantagens de se ter um estudo prévio e um projeto detalhado, elencando os benefícios econômicos, de funcionalidade e beleza que a casa de saúde teria com isso. O arquiteto e urbanista também apela para o valor artístico da obra ao afirmar que “Arquitetura, é construção e arte. Arte. Arte não tem livro de regulamento que ensine. Nasce dentro de cada um e desenvolve-se como conjunto de experiências”.

 

Nesta quarta-feira (23), o CAU/PR também lança o curta-metragem Carta ao Cliente – João Batista Vilanova Artigas. Produzido pelo próprio Conselho, o filme traz o ator Ulisses Iarochinski interpretando o arquiteto e urbanista e será exibido pelo Canal do Youtube do CAU/PR, onde o trailer já encontra-se disponível.

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DdoHCAdgd2I[/embedyt]

 

João Batista Vilanova Artigas

 

Arquiteto e urbanista e engenheiro formado pela Escola Politécnica de São Paulo, João Batista Vilanova Artigas acabou se transformando num dos mais importantes nomes da Arquitetura brasileira. Além de obras grandiosas como o estádio do Morumbi, o prédio da FAU-USP e a Rodoviária de Jaú, ele foi o responsável pela elaboração do currículo da própria FAU, considerado um modelo para o ensino da Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

Em Curitiba, além do Hospital São Lucas, cujo projeto foi desenvolvido depois da carta, mais duas residências que contam com a assinatura de Artigas permanecem intactas: as casas Niclewicz / Marcos Bertoldi (no Jardim Los Angeles) e Bettega / Giceli Portela (na Rua da Paz). Em Londrina, o mestre foi responsável pelos projetos da Casa da Criança, do Teatro Ouro Verde e da antiga Rodoviária. Esta última foi recentemente tombada pelo IPHAN como “Patrimônio Cultural do Brasil”. Pelo Estado do Paraná há um conjunto de outras 31 obras do arquiteto e urbanista.

 

Como curiosidade ainda sobre Vilanova Artigas, vale mencionar que o projeto desenvolvido pela equipe que ele liderou ficou em quinto lugar no concurso do Plano Piloto de Brasília, realizado em 1956.

 

Filme Artigas

 

Fonte: CAU/PR

MAIS SOBRE: RECENTES

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo