ARQUITETURA SOCIAL

Live encerra série “Moradia Digna é um direito de todo brasileiro”

 

A quarta live da série Moradia Digna é um direito de todo brasileiro, realizada no dia 30 de junho, trouxe histórias de transformação e coragem: a coragem que move as lutas diárias, pessoais e profissionais, e que transforma vidas. As convidadas foram a arquiteta e urbanista Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas, e a influenciadora digital Verônica Oliveira, com mediação da conselheira federal pelo estado de Rondônia, Cristina Barreiros.

 

“A gente descobre a nossa coragem na hora do aperto”, acredita Verônica Oliveira. Aos 40 anos, a criadora do perfil @faxinaboa tem um banheiro próprio pela primeira vez. Até pouco tempo atrás, vivia num barraco de um cômodo e dividia o banheiro, a pia e o tanque com cerca de 40 pessoas. A condição precária da casa onde criava os dois filhos consumia a sua saúde. “Faltava comida também, mas a casa era uma coisa que mexia com a minha saúde mental. Meus filhos não mereciam passar por aquilo”, lembra. O corpo respondeu: passou a ter ataques de pânico e chegou a tentar suicídio. Ao final de uma depressão, decidiu começar a fazer faxina e a compartilhar a rotina de trabalho e maternidade nas redes sociais. Hoje, seu perfil tem mais de 300 mil seguidores no Instagram e rendeu até um livro, a autobiografia “Minha vida passada a limpo”. “Tive a chance de sair daquele lugar e vi a vida mudar. O que faz a felicidade de uma família é a casa”, afirma Verônica, que em seu perfil procura desmistificar o preconceito social ligado à profissão de faxineira.

 

Há 20 anos, Mariana Estevão criou o projeto Arquitetos de Família. A arquiteta e urbanista formada pela  Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Mariana é também uma militante pelo direito à moradia no Brasil. Durante oito anos, realizou um projeto de arquitetura social no morro Vital Brazil. “Esta experiência ensina a se colocar no lugar do outro e a ter empatia. Isso é fundamental para que os arquitetos  possam se despir da própria vaidade e projetar para todos os públicos, e não só os de alta renda”, conta Mariana. “A minha coragem vem das lembranças maravilhosas que eu tenho da comunidade e da empolgação que vejo na geração de novos arquitetos que estão dispostos a rever a sua forma de olhar pra sociedade”, afirma a arquiteta.

 

Assista à conversa no canal do CAU Brasil no Youtube.

 

A série Moradia Digna é um direito de todo brasileiro é uma das ações da Campanha Mais Arquitetos, promovida pelo CAU Brasil desde abril de 2021. O objetivo da campanha é divulgar a Lei 11.888/2008, que trata da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Com a iniciativa, o CAU Brasil pretende aproximar o debate do direito à moradia dos arquitetos e urbanistas, gestores públicos e moradores de comunidades que necessitam de melhorias em suas habitações, uma necessidade ainda mais urgente em tempos de pandemia. Nos dias 8 e 15 de julho serão realizadas as últimas lives da série, agora com diálogos com profissionais da área de Saúde.

 

A primeira live trouxe a participação da jornalista Amanda Dias, do perfil  @granapretaoficial, e da arquiteta e urbanista Riva Feitoza, pioneira em arquitetura popular no estado de Sergipe. A conselheira Camila Leal Costa foi a mediadora da conversa.

 

Assista!

 

No dia 17 de junho, o conselheiro Matozalém Sousa Santana recebeu o arquiteto Paulo Jordão, ex-diretor de Planejamento Urbano do Município de Porto Nacional (TO), e o ator Paulo Vieira.

 

Assista

 

A terceira edição foi ao ar no dia 24 de junho e trouxe convidados especiais para falar sobre a relação com a moradia e o território. A conselheira do CAU Brasil Maíra Rocha conversou com Nathaly Dias (Blogueira de Baixa Renda), Rene Silva (@avozdascomunidades) e a arquiteta Claudia Pires.

 

Assista

 

Acesse o hotsite da campanha Mais Arquitetos

MAIS SOBRE: ARQUITETURA SOCIAL

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Arquitetura Rural: CAU Brasil vai promover acordo de cooperação com o INCRA

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário Melhorias Habitacionais: Plataformas tecnológicas conectam arquitetos(as) e urbanistas, profissionais de obras e moradores

ARQUITETURA SOCIAL

Seminário de Melhorias Habitacionais do IPEA destaca projetos de moradia digna patrocinados pelo Edital de ATHIS do CAU Brasil

ARQUITETURA SOCIAL

CAU e IPEA abrem Seminário “Melhorias Habitacionais da Saúde do Habitat à Economia Popular” em Brasília

Pular para o conteúdo