ARQUITETOS EM DESTAQUE

Livro conta a história da cidade do Rio Janeiro para crianças

O lançamento literário “Rio desde o início: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista” é dedicado ao público infantil, mas se apresenta com leitura importante para todas as idades. A obra conta a história da cidade do Rio de Janeiro, desde antes de sua fundação até os dias de hoje. O objetivo é fazer com que as crianças enxerguem a cidade com olhar próprio.

 

 

 

A publicação vai constar na bibliografia da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro em 2021. A sugestão foi apresentada ao órgão no último dia 18, pelo presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, durante reunião do Comitê Rio Capital Mundial da Arquitetura.

 

 

A obra é de autoria da arquiteta e urbanista Ana Paula Alcantra. Formada pela UFRJ e mestre em Planejamento Urbano e Regional, a autora tem se dedicado à relação entre as crianças e as cidades nos últimos anos, tendo já outro livro publicado: “Porto Alegre na Palma da mão: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista”.

 

 

“Desde que era aluna da UFRJ, sempre fui muito atraída pela questão urbana e pela ideia de que a cidade é para ser um espaço para todos. Ao observar o olhar peculiar do meu filho e as tentativas dele de classificar e entender a nossa cidade, percebi que não tinha, na literatura, uma preocupação de contar essa história para as crianças”, explica Ana Paula sobre o processo de enxergar a necessidade de compreensão do público infantil sobre o espaço urbano.

 

Aterro do Flamengo / Ilustração: Ornella Schmals Savini

 

O livro destaca momentos como a chegada da Família Real, a Proclamação da República e o Rio ainda como capital federal. Para Ana Paula, compreende-se melhor a evolução e transformações que ocorrem no local ao associar fatos históricos aos espaços urbanos, abordando questões como meio ambiente, mobilidade urbana e acesso à moradia.

 

“Temos muitas pessoas que não conhecem a cidade, visto que tenho alunos de arquitetura e urbanismo que nunca foram ao Centro. A ideia do livro é tirar a bolha espacial da rotina da criança e demonstrar a construção coletiva de identidades que compõe o Rio”, explica a autora, que reforça a necessidade de empatia com a cidade para a valorização e proteção do espaço por esses futuros adultos.

 

Conjunto residencial Pedregulho / Ilustração: Ornella Schmals Savini

 

Rio desde o início é um livro elaborado com textos simples, muitas ilustrações e mapas, além de contribuições de outros profissionais da área. A publicação conta com nove mapas anexos sobre a área central da capital fluminense; caderno e cartela de adesivos com pontos especiais da cidade, como Ilha da Gigoia, Igreja da Penha e Fiocruz.

 

 

As obras de Ana Paula Alcantra estão disponíveis para compra através do site: https://www.riodesdeoinicio.arq.br/

 

Carta ao futuro prefeito do Rio cobra fortalecimento de órgão ambiental

 

 

Uma resposta

  1. Muito interessante e necessário a publicação desses dois livros.
    Sou Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará.
    Integrante do IAB-CE, onde fui já vice presidente.
    Tenho pós graduação em Planejamento Urbano.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo