CATEGORIA

Livro sobre patrimônio arquitetônico, patrocinado pelo CAU/RJ, é lançado no IAB

Produzido a partir do seminário “Os profissionais nas obras de restauração – a relação entre o público e o privado”, realizado em  2014, o livro “Conservação e Reativação do Patrimônio Arquitetônico Universitário” foi lançado nesta quinta-feira (28), na sede do  IAB-RJ.  Com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ), a publicação aborda os desafios e a busca por  soluções inovadoras para a conservação do patrimônio das universidades. O CAU/RJ foi representado no lançamento por seu vice-  presidente, vice-presidente, Luis Fernando Valverde.

 

O livro possui ilustrações com fotos de alguns dos principais ícones do patrimônio da UFRJ, como o Palácio Universitário, no  Campus da Praia Vermelha, a Escola de Música, na Lapa, a Faculdade de Direito, no Centro, e o Museu Nacional, na Quinta da Boa  Vista, proporcionando um passeio pela história da instituição.   “A publicação é uma valiosa fonte de consulta para os interessados  na preservação do patrimônio arquitetônico universitário. Estamos felizes de ver a concretização de mais um projeto do nosso  programa de patrocínio cultural”, afirmou Valverde. O diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (Abea) Carlos Eduardo Nunes-Ferreira também prestigiou o lançamento.

 

“Arquitetura é cultura, e buscamos ampliar essa discussão. Queremos ressaltar que a importância desses prédios também está em seu uso. São espaços de educação. Os prédios também são aulas”, afirmou Andrea Borde, uma das organizadoras do livro.

 

 

A arquiteta coordena o projeto de restauração da Escola de Música da UFRJ e organizou o livro com Paulo Bellinha, diretor do escritório técnico da instituição. Andrea Borde explicou que há poucas publicações dedicadas ao patrimônio arquitetônico das universidades e destacou a importância de mostrar as várias possibilidades de atuação dos arquitetos.

 

O livro “Conservação e Reativação do Patrimônio Arquitetônico Universitário” reúne textos produzidos pelos pesquisadores do Laboratório de Patrimônio Cultural e Cidades Contemporâneas do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo e arquitetos da Coordenação de Preservação de Imóveis Tombados do Escritório Técnico e arquitetos das empresas que realizaram a restauração de três dos 12 conjuntos arquitetônicos e paisagísticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Guilherme Meirelles, Eliara Beck de Souza, Aníbal Sabrosa, Thiago Nunes, Maurício Marinho, Simone Viana, Wandilson Guimarães e Edmar Araujo Junior.

 

Em breve, a publicação estará à venda no site do Prourb (http://www.prourb.fau.ufrj.br/).

 

FONTE: CAU/RJ

 

Publicado em 02/05/2016

 

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo