Clipping

Mackenzie homenageia a professora emérita Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil

Neste 15 de outubro, em conjunto com a comemoração do Dia do Professor, a Universidade Prebisteriana Mackenzie, de São Paulo,  celebrou também os 150 anos de sua fundação.  Na ocasião, receberam o “Prêmio Mackenzie 150 Anos” mackenzistas de relevância para a instituição e para o país.

 

A arquiteta e urbanista Nadia Somekh, professora emérita do Mackenzie,  atual presidente do CAU Brasil, foi uma das homenageadas.

Nadia Somekh é a primeira mulher eleita para a presidência do CAU Brasil (gestão 2021-2023), foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e conselheira da União Internacional de Arquitetos – UIA (2017).  Na cidade de São Paulo foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). Presidiu a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).  Foi diretora da FAU Mackenzie (2005 a 2009) e coordenou a estruturação de seu programa de pós-graduação .  Recebeu do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris. Foi conselheira federal do CAU/BR, gestão 2018-2020, representando São Paulo.
“Eu sinto que estou em missão. Nós arquitetos , nós da Arquitetura do Mackenzie,  queremos melhorar nosso país. O Brasil tem 25 milões de moradias precárias. Nós somos  nessa pandemia,  profissionais da saúde pública porque a gente pode melhorar as moradias das pessoas mais pobres deste país”, disse a professora Nadia Somekh dirigindo-se ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também presente, assim como o ministro da Educação,  Milton Ribeiro.
“Digo com muita emoção que este palco é também lugar de muitas memórias , não só como diretora, de ver nossos queridos alunos se formarem para melhorar o país, mas também porque há 50 anos eu me formei no Ginásio do Mackenzie. Então a  minha trajetória é bem antiga. Como mackenzista cantamos Aleluia de  Handel. Meu enorme agradecimento por este prêmio e  muita gratidão por fazer parte desta família”.
O reitor da Universidade, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos , presidiu a cerimônia. Devido à pandemia da covid-19 e às medidas de distanciamento social, apenas um número reduzido de convidados pode assistir  presencialmente ao ato, mas houve transmissão  on-line pelo canal da TV Mackenzie no YouTube, onde a gravação continua disponível.
A história da Universidade Presbiteriana Mackenzie  remonta ao século XIX, quando missionários e educadores presbiterianos fundaram, na cidade de São Paulo, a Escola Americana, introduzindo no Brasil uma série de práticas pioneiras e inovações pedagógicas Em 1896 foi inaugurada a Escola de Engenharia – a mais antiga do país, de natureza privada, comunitária e confessional –, em um prédio nomeado Edifício Mackenzie, dando origem ao Mackenzie College, que em pouco tempo passou a oferecer diversos cursos.
Em 1952, já com a tradição de seis décadas de ensino superior e sólida formação científica, o governo brasileiro elevou a instituição à condição de universidade, que veio a se tornar, nas décadas seguintes, uma das maiores e mais conceituadas universidades do país.
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie foi a primeira do Estado de São Paulo, criada em 12 de agosto de 1947.

O dia 18 de Outubro faz parte do calendário municipal paulistano como “Dia do Mackenzista”. A celebração foi instituída em 2005, oficialmente, pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da Lei 14.067.

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

Clipping

CAU/BR realiza I Conferência Trienal de Fiscalização nos dias 27 e 28/03

Clipping

CAU/BR homenageia Guivaldo D’Alexandria Baptista em inesquecível cerimônia

Clipping

CAU/BR concede Honra ao Mérito ao arquiteto Guivaldo D’Alexandria Baptista e inaugura galeria de presidentes

Pular para o conteúdo