EVENTOS

Maio da Arquitetura terá ato público sobre Carta aos Candidatos

O mês  de maio concentra vários  eventos promovidos por entidades brasileiras de Arquitetura e Urbanismo, em especial em São Paulo, mas de impacto nacional e mesmo internacional. Para dar maior visibilidade e integrar a divulgação desses eventos, as entidades criaram o slogan “Maio da Arquitetura”, a ser utilizado em campanha institucional de valorização da Arquitetura e Urbanismo do CAU Brasil nas redes sociais.

 

No dia 25, será realizado o “Ato Público – Carta dos Arquitetos e Urbanistas aos Candidatos”, início de mobilização nacional para construção da “Agenda de Arquitetura e Urbanismo com a Sociedade”, a partir de debate da “Carta Aberta aos (às) Candidatos (as) nas Eleições 2022”, promoção do CAU Brasil e das entidades do CEAU: IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA. O evento será realizado no hotel Braston, em São Paulo, com transmissão e interação on-line.

 

 

A 13ª.  Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo é o grande evento internacional. Promovida pelo IAB/SP, a mostra terá início em 27 de maio, estendendo-se até 17 de julho. A mostra tem como tema “Travessia” e pretende estimular reflexões críticas com relação ao espaço contemporâneo enquanto desdobramento de eventos passados e ainda em curso por meio de narrativas que reconstruam temporalidades e levantamentos coletivos de memórias apagadas.

 

 

Antes será divulgada uma nova Pesquisa DataFolha/CAU Brasil sobre o mercado da Arquitetura e Urbanismo do Brasil e como o brasileiro constrói. A última foi feita em 2015 e revelou que 85% da população reforma ou constrói suas casas sem profissional tecnicamente habilitado, arquiteto ou engenheiro.

 

No início do mês (entre os dias 9 e 11) o CAU/AL promoveu o Seminário “Arquitetura e Urbanismo como Vetor de Reavivamento Espacial”, com apoio da CPUA e da CPP do CAU Brasil.

 

 

Nos dias 26 e 27 serão realizadas ainda, respectivamente, a 124ª. Plenária do CAU Brasil, a 40ª. Plenária Ampliada e a 63ª. Reunião do CEAU. Na  Plenária Ampliada serão anunciados os premiados no I Concurso Nacional de Fotografia do CAU Brasil, apresentada a nova campanha institucional do CAU Brasil que estreará em julho e lançados uma pesquisa sobre o uso do BIM e uma consulta pública sobre a Tabela de Honorários.

 

No dia 24 haverá o encontro da CED (Comissão Ordinária de Ética e Disciplina) do CAU Brasil com a CED do CAU/SP. A CTRED (Comissão Temporária de Raça, Equidade e diversidade) promoverá, na manhã do dia 25, o I Encontro Nacional da Diversidade.  Também serão promovidas reuniões do Conselho Diretor, conjunta do  CEAU do CAU Brasil com o CEAU do CAU/SP,  da CEF (Comissão Ordinária de Ensino e Formação),  da COA (Comissão de Organização e Administração), da CEN (Comissão Eleitoral Nacional) e do Fórum de Presidentes.  No dia 23 ocorrerá a 2a. Oficina Fundo de ATHIS, precedida de visita à Ocupação Nove de Julho.

 

No dia 26, haverá ainda a inauguração da nova sede do CAU/SP com comemoração dos 10 anos do início de funcionamento do Conselho em todo país.  E mais a divulgação dos resultados da etapa nacional da Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário.

 

 

A divulgação do projeto TABA (Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura), iniciativa da FNA, é outra ação. Lançado previamente em evento na Câmara dos Deputados no dia 27, o projeto visa aprofundar o conhecimento de arquitetos e urbanistas sobre as possíveis relações de trabalho no atual contexto social e econômico do Brasil.

 

Um ato em homenagem à Arquitetura e Urbanismo, na Câmara dos Deputados, encerrará e fará um balanço do “Maio da Arquitetura” em 01 de junho.

 

A agenda dos arquitetos e urbanistas para fazer a Carta aos Candidatos ganhar capilaridade em cada estado da federação foi pauta exclusiva do segundo dia da 123ª Plenária Ordinária, em dia 29 de abril. O plenário debateu estratégias para fazer o documento chegar aos partidos políticos e às candidaturas às assembleias legislativas, executivos federal e estaduais e do DF, Câmara dos Deputados e Senado.

 

A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, estimulou entre os representantes dos estados no plenário o alinhamento com os CAU/UF para a divulgação da Carta, se viável de imediato, gerando ações ainda no Maio da Arquitetura . “Somos o ponto de conexão com os estados e é nosso papel mobilizar os arquitetos e os candidatos.”, afirmou. A presidente lembrou que o movimento em torno da Carta é suprapartidário e que tem, em última instância, o objetivo de melhorar a inserção dos arquitetos e urbanistas na produção das edificações e das cidades.

 

A coordenadora do CEAU e da Federação Nacional dos Arquitetos, Eleonora Mascia, propôs que os CAU/UF protagonizem a organização de atos públicos de divulgação da Carta prioritariamente entre entre 25 de maio e 24 de agosto, período que procura se ajustar ao calendário eleitoral e à agenda das candidaturas. Ela reforçou que a Carta aos Candidatos é uma contribuição dos arquitetos e urbanistas e que será enriquecida por outros atores sociais. Também defendeu o potencial do documento para qualificar o debate nas casas legislativas, tanto na Câmara e no Senado Federal e Assembleias, que elegerão titulares nas eleições de outubro. “Todos estes espaços tem discussões que precisam da participação dos arquitetos e urbanistas”, observou.

 

Os representantes dos estados apresentaram diferentes estratégias de aproximação política com as candidaturas. Também trocaram experiências já realizadas nos anos anteriores, como sabatinas, debates, rodas de conversa presencias e on-line, e outros formatos de diálogo.

 

(Texto atualizado em 22/05/22)

 

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo